O curso de medicina da FCM entrega, anualmente, dois prêmios: um para a graduação e outro para a pesquisa. São eles: Lopes de Faria e Miguel Ignácio Tobar Acosta. O curso de fonoaudiologia entrega o prêmio Gabriel de Oliveira da Silva Porto e o curso de Enfermagem entrega o prêmio Irma de Oliveira aos docentes de graduação.
Lopes de Faria

O prêmio “Lopes de Faria” foi instituído em 1995 pela diretoria da FCM e pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal). O prêmio é um estímulo à iniciação científica. Concorrem ao prêmio de R$ 4 mil todos os trabalhos inscritos e apresentados no último Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMau). Seis trabalhos são selecionados para disputar o prêmio, avaliados e julgados por uma comissão indicada pela Câmara de Pesquisa.
O prêmio é uma homenagem ao professor-titular e médico patologista Lopes de Faria, que deu início, em 1965, ao Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp e foi diretor da FCM de 1972 a 1976.
Quem é Lopes de Faria
Premiações
Gabriel de Oliveira Porto

O nome do prêmio é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Oliveira da Silva Porto”. O prêmio foi instituído em 2011 pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de reconhecer a dedicação de um professor do curso de Fonoaudiologia pela sua contribuição ao ensino. Gabriel Porto mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre.
Professores da Fonoaudiologia premiados:
Miguel Ignácio Tobar Acosta

O prêmio “Miguel Ignácio Tobar Acosta” de incentivo ao ensino de graduação foi criado em 2005 pela diretora da FCM para premiar os professores que se destacaram no ensino. O nome da premiação é uma homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Tobar que, já na década de 70, incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muro”. Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes.
Professores da FCM premiados
2021 – Simone Appenzeller
2020 – não houve premiação
2019 – Wilson Nadruz Júnior
2018 – Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho
2017 – Joana Fróes Bragança Bastos
2016 – Mariana Porto Zambon
2015 – Gabriel Hessel
2014 – Jamiro da Silva Wanderley
2013 – Eliane Maria Ingrid Amstaldem
2012 – Maria de Lurdes Zanolli
2011 – Luciano de Souza Queiroz
2010 – Maria Ângela Reis de Góes Monteiro Antônio
2009 – Flávio César de Sá
2008 – Sarah Monte Alegre
2007 – Eliana Martorano Amaral
2006 – Emílio Carlos Elias Baracat, Sigisfredo Luís Brenelli e Angélica Maria Bicudo