
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, nos dias 6 e 7 de outubro de 2025, o Seminário de Práticas Científicas em Saúde Coletiva, atividade que integra as disciplinas SC421 e SC521 dos cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva.
A abertura contou com a presença dos professores Luis Guilherme Cecatti (coordenador da Pós-Graduação da FCM), Sérgio Roberto de Lucca (chefe do Departamento de Saúde Coletiva), Margareth Guimarães Lima (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Márcia Bandini (docente do programa).
“Os seminários funcionam como uma pré-qualificação coletiva, em que os alunos apresentam seus projetos para os colegas e docentes do programa. É um momento especial para repensarem e revisarem o projeto, o cronograma e receberem sugestões sobre seus trabalhos. Também é muito bom para conhecer o conjunto das pesquisas desenvolvidas no programa. Em tempos de muitas atividades online, o evento traz a oportunidade do encontro presencial, do café com os colegas, do compartilhamento de ideias e do aprendizado conjunto”, declarou Margareth.

O evento é realizado anualmente e, nesta edição, foi coordenado pelas professoras Margareth G. Lima e Márcia Bandini, com apoio de discentes na organização. De acordo com as coordenadoras, como é característico da área da Saúde Coletiva, as apresentações abordaram temas diversos e de grande relevância social, distribuídos em três áreas de concentração: Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde e Política, Planejamento e Gestão.
“O seminário reforçou o compromisso do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FCM com a produção de conhecimento voltado à compreensão e ao enfrentamento dos principais desafios da saúde coletiva brasileira, promovendo o debate interdisciplinar e a formação de pesquisadores comprometidos com a transformação social”, completou Margareth.
A Comissão Organizadora do evento foi composta por Adriana Jardim Arias Pereira, Francieli Maria Barella, Thabata Cristina Rosa Negrete, Maurem Aparecida Montes Silveira, Kátia Gustmann, Margareth Guimarães Lima e Márcia Bandini.
