Avaliação CAPES / Autoavaliação do Programa / Premiações

(Clique nas setas seta para expandir)

Avaliações e Prêmios CAPES

Avaliações CAPES:

A avaliação da CAPES é um processo periódico de análise da qualidade dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil. Essa avaliação, realizada a cada quatro anos, visa garantir a qualidade do ensino e da pesquisa, além de direcionar investimentos e recursos para a pós-graduação. A avaliação é feita por comissões de especialistas, que analisam diversos indicadores, como produção científica, corpo docente, infraestrutura e impacto do programa. Os resultados são expressos em conceitos que variam de 1 a 7, sendo 1 e 2 indicativos de cancelamento da autorização do programa, 3 satisfatório, 4 bom, 5 muito bom e 6 e 7 indicando alto padrão internacional. 

logo da capes

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia receberam Conceito 7 – nota máxima na última avaliação da CAPES – Quadrienal 2021 (2017/2020) – (Acesse a Ficha de Avaliação)

Avaliações anteriores:

Quadrienal 2017 – Conceito 7
Trienal 2013 – Conceito 7
Trienal 2010 – Conceito 6

Para avaliações mais antigas, acesse a Memória da Avaliação, no site da CAPES.

Prêmios CAPES de Tese e Menções Honrosas:

Prêmio Capes de Tese é a premiação concedida anualmente pela (CAPES) às melhores teses de doutorado defendidas no ano precedente e aprovadas pelos programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As teses são selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da CAPES, levando em consideração os requisitos como originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Sua primeira edição aconteceu em 2005. Saiba mais acessando a página do Prêmio do site da CAPES.
O programa de Pós-graduação em Tocoginecologia foi contemplado pelo Prêmio CAPES de tese em 6 edições, tendo recebido também diversas Menções Honrosas:

2007 – Menção Honrosa

Premiado: José Renato Gomes Castro
Tese: Discussão epistemológica da produção de teses de programas de pós-graduação na área de Saúde Reprodutiva
Orientador: Egberto Ribeiro Turato

2008 – Prêmio CAPES

Premiada: Ana Lucia Ribeiro Valadares
Tese: Fatores associados com multimorbidades e autopercepção de saúde em mulheres com 50 anos ou mais: estudo de base populacional no município de Campinas, São Paulo
Orientador: Aarão Mendes Pinto Neto

2009 – Prêmio CAPES

Premiado: João Paulo Dias de Souza
Tese: Uma abordagem abrangente para o estudo populacional do near miss materno
Orientador: José Guilherme Cecatti
Coorientadora: Mary Ângela Parpinelli

2010 – Menção Honrosa

Premiada: Raimunda Beserra da Silva
Tese: Quedas em mulheres na Pós-menopausa com e sem osteoporose: Prevalência e fatores de risco intrínsecos
Orientadora: Lúcia Helena Simões da Costa Paiva

2014 – Menção Honrosa

Premiado: Antonio Carlos Zuliani de Oliveira
Tese: Braquiterapia com alta taxa de dose e cisplatina concomitante no tratamento do carcinoma espinocelular do colo do útero estádio IIIB: comparação histórica e ensaio clínico aleatorizado.
Orientador: Luís Otávio Zanatta Sarian

2020 – Menção Honrosa

Premiado: Renato Teixeira Souza
Tese: Uma abordagem ampla e integrada para investigar fatores associados ao parto prematuro, seus resultados perinatais e sua predição através da metabolômica
Orientador: José Guilherme Cecatti

2023 – Prêmio CAPES

Premiada: Maria Julia de Oliveira Miele       
Tese: Associações entre estado nutricional materno e os desfechos gestacionais adversos em coorte de nulíparas de baixo risco
Orientador: José Guilherme Cecatti
Coorientadores: Rodolfo de Carvalho Pacagnella e Matias Costa Vieira

2025 – Menção Honrosa

Premiado: Charles M´poca Charles

Tese: Impacto da pandemia da COVID-19 na saúde sexual e reprodutiva em Moçambique e no brasil: uma avaliação epidemiológica na perspectiva das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Orientador: Rodolfo de Carvalho Pacagnella

Autoavaliação do Programa

Autoavaliação do Programa (2021-2024):

O programa de Pós-graduação em Tocoginecologia acredita que o processo de autoavaliação e suaa análise é essencial para compreender o desenvolvimento pessoal, acadêmico e o aperfeiçoamento contínuo em diferentes contextos. Além disso, permite um olhar mais crítico e objetivo sobre o Programa, para identificação de pontos fortes, reconhecimento de áreas de melhoria e fornece suporte para justificar a implementação de estratégias de mudança e tomadas de decisão mais assertivas na busca por novas oportunidades de aprendizado. Acesse abaixo nossas autoavaliações mais recentes:

logotoco

A autoavaliação implementada incluiu várias ferramentas:
– Avaliação docente e discente, com avaliação anual de projetos, avaliação de disciplinas, avaliação de eventos científicos e avaliação do programa (secretaria, coordenação, infraestrutura e espaço para sugestões) e das bancas de defesa;
– Avaliação do programa por egressos;
– Avaliação por avaliador externo.

Confira abaixo o compilado dos resultados da nossa autoavaliação:

Demais avaliações

Avaliação por avaliador externo

Avaliação de Egressos

Prêmios UNICAMP

Prêmio Egresso Destaque da UNICAMP:

O Prêmio Egresso Destaque Unicamp é uma iniciativa que visa reconhecer e homenagear ex-alunos da universidade que se destacaram em suas áreas de atuação profissional.

Dr. João Paulo Dias de Souza Egresso PPGToco

O egresso Dr. João Paulo Dias de Souza foi contemplado pelo Prêmio Egresso Destaque da UNICAMP em sua 2ª Edição, representando a Faculdade de Ciências Médicas, na categoria “Egresso da Pós-graduação”.

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”:

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” é concedido anualmente aos docentes ativos que tenham se destacado nas suas funções de docência, pesquisa e extensão.

  • Prof. Dr. José Guilherme Cecatti – 2015 e 2025
  • Profa. Dra. Fernanda Garanhani de Castro Surita – 2024
  • Profa. Dra. Lucia Helena Simões da Costa Paiva – 2019
  • Prof. Dr. Luis Guillermo Bahamondes – 2013
Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (Unicamp e Instituto Wladmir Herzog):

O prêmio é voltado para instituições de ensino paulistas e tem como finalidade reconhecer trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência.

Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro – 2025

  • Nélio Neves Veiga Júnior (egresso) – Pesquisa de Doutorado: Cuidado Integral ao Aborto: tipos de manejo, análise de complicações e experiência do cuidado – V Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog – 2025.

Prof. Dr. José Paulo de Siqueira Guida – 2025

  • Maite Borges Gomes – Pesquisa de Mestrado: O Efeito da Pandemia de Covid-19 na Mortalidade Materna e na Via de Parto de Adolescentes Brasileiras– V Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog – 2025.

Profa. Dra. Fernanda Garanhani de Castro Surita – 2023 / 2024

  • Amanda Dantas Silva (egressa) – Pesquisa de Mestrado: Gestação e Covid-19: a cor da pele importa? Uma análise do estudo Rebraco – III Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog – 2023.
  • Mariane Massaini Barbieri (egressa) – Pesquisa de Doutorado: Implante subdérmico como método contraceptivo no pós-parto imediato de adolescentes e mulheres jovens – IV Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog – 2024.

Profa. Dra. Diama Bhadra Andrade Peixoto do Vale – 2023

  • Iria Ribeiro Novais – Pesquisa de Mestrado: Avaliação do risco para o câncer do colo do útero em mulheres indígenas da Amazônia brasileira através da análise de resultados citológicos para rastreamento de 2007 a 2019 – IV Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp – Instituto Vladimir Herzog – 2024.

Outros Prêmios:

Outros prêmios nacionais e internacionais (docentes):

Outros prêmios nacionais e internacionais (discentes):
  • Erika Marina Solla Negrão – 1° Colocado na área de Ginecologia no 30º Congresso da SOGESP: Taxas de mamografias positivas (Recall) no rastreamento populacional de câncer de mama em Campinas, Brasil. (Tese de Doutorado).