O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (CEPRE) desenvolve atividades de assistência, docência e pesquisa na área das deficiências sensoriais. Foi fundado em 1973, com a finalidade de atender indivíduos com deficiência visual e surdez.
Em 2001, após um longo estudo sobre as possibilidades de atuação do CEPRE no ensino de graduação, o Curso de Fonoaudiologia foi aprovado pelo Conselho Universitário. É um curso resultante da integração das experiências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Inclui também a participação de outras unidades, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). É oferecido em período integral, com 30 vagas anuais via processo vestibular e 2 vagas via PROFIS – Programa de Formação Interdisciplinar Superior (http://profis.prg.unicamp.br/) .
O fonoaudiólogo se destina a cuidar do indivíduo no que se refere à linguagem oral e escrita, voz e audição, prevenindo, habilitando, reabilitando e aperfeiçoando, sem discriminação de qualquer natureza, conforme prevê o Código de Ética profissional. Em razão desse perfil, o profissional de Fonoaudiologia tem um amplo leque de opções depois de formado. A formação do aluno de Fonoaudiologia na Unicamp está marcada pela interdisciplinaridade, devido à história de trabalho do CEPRE com outras unidades e dos recursos já existentes na própria Universidade. O aluno pode usufruir da inter-relação de disciplinas oferecidas nos diferentes cursos.
A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multidisciplinar oferecida. A grade inclui disciplinas como fonética e fonologia, neurolinguística, análise do discurso, avaliação de linguagem, linguagem e processos cognitivos e psicolinguística, em complemento às disciplinas de caráter biológico, como anatomia, fisiologia e patologias dos órgãos da fala e audição, genética, alterações da motricidade oral, da voz e da audição. São ministrados conceitos de física, aplicados à fala e à audição.
Além disso, possui embasamento nas ciências humanas, com disciplinas sobre estudos da família, políticas públicas e estudo das nossas instituições.
Os estágios em Fonoaudiologia são cumpridos em várias instituições, recobrindo diversos campos de atuação profissional: fonoaudiologia comunitária e fonoaudiologia clínica, (avaliação e processo terapêutico) envolvendo voz, motricidade oral, audição, gagueira, oralidade e escrita.
– Informações sobre o Curso de Fonoaudiologia da UNICAMP: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/index.h…
– Informações sobre o Processo Vestibular da UNICAMP: http://www.comvest.unicamp.br/
– Informações sobre o Corpo Docente do Curso: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/desenvolvimento-humano-e-reabilitacao/doc…
Curso de Graduação em Fonoaudiologia
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126 – Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas, SP – CEP: 13083-887
(19) 3521-8892 e (19) 3521-9085