
O ISACamp 2014/15 é o 3º Inquérito de Saúde do Município de Campinas realizado pelo Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde.
Desde de dezembro de 2013 a equipe do ISACamp está visitando os domicílios selecionados do Município de Campinas para a realização das entrevistas da terceira edição do Inquérito de Saúde ISACamp 2014. Serão cerca de setenta regiões visitadas e é importante que você conheça os nossos entrevistadores e que colabore conosco respondendo às questões propostas, caso seja morador de um dos domicílios selecionados.
O ISACamp 2014 tem o objetivo de conhecer o perfil das doenças que acometem a nossa população, seus comportamentos relacionados à saúde e de saber sua opinião sobre a realidade dos serviços de saúde prestados pelo munícípio, bem como pelos planos particulares de saúde.
Lembramos que quaisquer informações prestadas serão confidenciais e que os resultados obtidos da pesquisa serão transferidos para um banco de dados, garantindo o anonimato de cada entrevistado. Posteriormente este banco deverá ser utilizado na produção de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelos alunos matriculados no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Serão também disponibilizados para a Secretaria de Saúde do Município com o objetivo de embasar as estratégias e ações em saúde de Campinas.
Objetivos específicos do projeto
- Monitorar o estado de saúde da população de Campinas, a prevalência de doenças crônicas, de comportamentos relacionados à saúde e de uso de serviços de saúde, (tendo por base os índices produzidos pelo ISACAMP 2002 e 2008), propiciando subsídios para a avaliação e planejamento das ações da Secretaria Municipal de Saúde.
- Analisar a desigualdade social (de gênero, cor/raça e classe social) na prevalência de comportamentos não saudáveis (tabagismo, dependência de álcool, inatividade física e sedentarismo); de morbidades (transtorno mental comum, obesidade, hipertensão e diabetes e outras); de saúde e bem-estar; e de uso de serviços de saúde (incluindo práticas preventivas).
- Estudar a associação entre comportamentos, morbidades e uso de serviços de saúde.
- Avaliar a limitação, potencial e complementaridade de inquéritos de abrangência local/municipal, na conformação do componente de inquéritos domiciliares do sistema nacional de informação em saúde.
- Avaliar, por meio de oficinas e reuniões, o impacto e a potencial aplicação de um inquérito municipal de saúde.
Folder de divulgação do ISACamp 2023/24

Faça o download das informações sobre o processo amostral e as recusas e perdas do Inquérito ISACamp de 2014/15 no link abaixo.