Planejamento Estratégico do Cepre


A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp elaborou seu planejamento estratégico no início de fevereiro de 2016 e tem  incentivado departamentos, áreas e centros na realização de seus planejamentos estratégicos específicos enquanto  forma  de aumentar o alinhamento dos diversos planos e o acompanhamento do impacto na gestão orçamentária. 

O Cepre foi o primeiro centro da FCM a se engajar neste movimento com a realização do seu planejamento estratégico após o Planejamento Estratégico da FCM 2016-2020, ainda em fevereiro de 2016.

Participaram do Planejamento Estratégico do Cepre 2016-2020 coordenadores e servidores do Cepre, membros da Diretoria da FCM, docentes e servidores do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, sendo que dentre estes estavam presentes o chefe do Departamento, a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e a coordenadora do Programa de Programa Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação.

A presença de todos na elaboração do Planejamento Estratégico do Cepre 2016-2020 permitiu a construção de um plano abrangente formado por projetos relevantes que a Diretoria da FCM apoiará no decorrer da execução. 

Esperamos que o exemplo do Cepre na realização do seu planejamento estratégico seja seguido pelas demais unidades que compõem a FCM e desejamos a todos um excelente trabalho.

Ivan Felizardo Contrera Toro
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas
Roberto Teixeira Mendes
Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas

O CEPRE é um centro assistencial que atende a população de Campinas e região e é campo de estágio e pesquisa na  formação de alunos de graduação em Fonoaudiologia, de alunos de pós-graduação strito sensu (Programa Saúde  Interdisciplinaridade e Reabilitação) e alunos de pós-graduação latu sensu (Aprimoramento profissional e residências  multiprofissional Saúde do Adulto e Idoso, Saúde da Criança e Adolescente e Saúde Mental), bem como na formação de  profissionais (Treinamento em Serviço). Com isso, ampliou-se a gama de atuação em extensão com uma visão  interdisciplinar  e integrada dos processos de desenvolvimento humano e suas alterações.

 Com o objetivo de desenvolver as ações de assistência à comunidade, o Cepre presta serviços no que se refere a  deficiências sensoriais (deficiência visual e surdez), atendimento em fonoaudiologia e em língua de sinais (Libras),  realização  de diagnóstico, habilitação, reabilitação, triagens (auditiva, da linguinha e visual), exames audiológicos, de  processamento  auditivo; seleção e adaptação de prótese auditiva; avaliação e intervenção em linguagem oral e escrita, na  motricidade oral,  nas disfluências e nos distúrbios fonoarticulatórios, voz e sistemas alternativos e suplementares de  comunicação.

 O CEPRE conta com 24 ambulatórios, atendendo em média 400 usuários de diversas faixas etárias, perfazendo um total  de  2.000 procedimentos/mês. O agendamento dos ambulatórios acontece no mesmo sistema do Hospital de Clínicas (HC),  viabilizando a evolução dos casos no prontuário que são trazidos diariamente do HC para o CEPRE.

No CEPRE atuam 24 docentes do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, das áreas de Arte educação, Fonoaudiologia, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Atualmente, o CEPRE possui 14 profissionais distribuídos nas áreas administrativas (6) e na área assistencial: assistente social (1), pedagogos (2), fonoaudiólogo (1), enfermeiro (1) e um nutricionista (1) além de instrutores de Libras (2).  

Esperamos continuar contando com o apoio da diretoria da FCM, com a parceria do DDHR, do curso de graduação em Fonoaudiologia para que possamos viabilizar os avanços pretendidos para o CEPRE.

Desde já agradecemos o empenho de profissionais e docentes nesta empreitada.

Profa. Dra. Angélica Bronzatto de Paiva e Silva
Coordenadora do CEPRE-FCM
Profa. Dra. Maria Elisabete R. F. Gasparetto
Coordenadora Adjunta do CEPRE-FCM