Projetos

Consultório na Rua

O Projeto “Consultório na Rua: relatos de experiência” é uma iniciativa da coordenação do curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas. O objetivo do projeto foi registrar o impacto desta atividade na formação dos alunos do 5º ano e o papel dos estudantes na dinâmica do cuidado na visão do paciente em situação de rua.

A ação ocorre em parceria com a equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, que é formada por assistente social, técnicos de saúde mental, equipe de enfermagem, médicos e redutores de dano. A avaliação da atividade é feita pela professora do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM, Karina Diniz de Oliveira, que acompanha os alunos nas tardes de segunda-feira.

Atualmente, a equipe realiza em torno de 500 atendimentos por mês e tem 2.500 prontuários registrados. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, com busca ativa de pacientes em situações de risco e nos campos fixos do Largo do Pará, do Mercado Municipal, do SAMIM e da Catedral.

Na Catedral, os alunos realizam atendimentos clínicos e curativos; auxiliam a equipe de redução de danos na busca ativa de usuários e, quando necessário, encaminham os pacientes para os serviços de saúde e os acompanham até o serviço de urgência e emergência.

“O principal objetivo do trabalho da equipe de consultório na rua é a construção do vínculo com o usuário e, a partir disso, a elaboração da rede de cuidado integral a ele. Para os alunos, inicialmente, é uma surpresa o fato de usuários e equipe já se conhecerem, mas no decorrer das atividades eles percebem que isso é muito natural”, explica Karina.

Assista ao vídeo com o depoimento dos alunos:

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, para ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de atenção integral à saúde. (Mais informações no link http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_consultorio_rua.php)

Aprender trabalhando e trabalhar ensinando

Resultado do concurso fotográfico

vencedor do concurso

Os dois vencedores foram:

Luiz Henrique Neves Fontes e Maurício Vaz Ferreira 

Câmara de Ensino de Graduação agradece a participação de todos os concorrentes.

A integração ensino-serviço é essencial à formação médica. Isto acontece em todos os níveis de assistência.

Professores, alunos e profissionais  do Sistema Único de Saúde (SUS) – todos aprendem trabalhando e trabalham ensinando.

O objetivo principal é a saúde individual e coletiva. 
Este é um projeto que pretende mostrar a beleza existente em cada cenário e na prática desta integração. Para isto, convidamos o fotógrafo Charbel Chaves para acompanhar as atividades dos graduandos onde eles aprendem trabalhando, do primeiro ao sexto ano. A Dra. Michelle Florence escolhe uma foto que se relacione com um trecho da nova Diretriz Curricular Nacional para divulgação semanal. Desde já, agradecemos aos dois artistas. 

O projeto da Coordenadoria de Ensino da Graduação em Medicina faz parte da comemoração dos “50 anos da Unicamp” e deverá constar de 50 fotos do artista e duas escolhidas por concurso, ressaltando, assim, que a integração acontece 52 semanas do ano, todos os dias. 

Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho
Coordenador do curso de Medicina
Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas – FCM