Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gilberto de Nucci, foi vencedor do prêmio Farmacologista Sênior 2025 da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). A entrega da láurea ocorreu durante o 57º Congresso Brasileiro da instituição, realizado de 21 a 24 de outubro, em São Paulo. O professor integra o Departamento de Farmacologia da FCM.

Gilberto proferiu a sessão de abertura do congresso, quando apresentou sua trajetória acadêmica. “É com imensa honra e profunda satisfação que recebo o prêmio Farmacologista Sênior da SBFTE. Este reconhecimento não é apenas meu; ele reflete o esforço coletivo de alunos, docentes, pesquisadores e colaboradores que impulsionaram a farmacologia brasileira. Para mim, ele simboliza a consagração de uma trajetória focada na ciência de excelência e na formação de novos talentos comprometidos com a pesquisa”, declarou.

O professor Gilberto de Nucci fala ao microfone em um púlpito transparente durante o 57º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, com projeção de slide ao fundo e iluminação avermelhada no palco.
Gilberto de Nucci: Farmacologista Sênior 2025 / Foto: SBFTE

O congresso teve como tema “Farmacologia na Nova Era da Saúde Única”. Segundo o docente, que também integrou o comitê científico do evento, a abordagem tem vastas implicações para a saúde pública. Em sua linha de pesquisa, ao investigar novas catecolaminas endógenas — hormônios e neurotransmissores produzidos naturalmente pelo organismo —, busca-se compreender os mecanismos de comunicação do corpo humano em conjunto com os processos fisiológicos e patológicos. “Essa compreensão aprofundada contribui diretamente para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais seguras e eficazes e, por consequência, terá um impacto positivo na prevenção e no tratamento de doenças.”

Gilberto destacou os momentos-chave de sua carreira que culminaram no reconhecimento. “O primeiro foi a decisão de ir para a área da pesquisa, quando fiquei entre a atuação clínica ou acadêmica. O segundo foi retornar ao Brasil após minha formação no exterior, com o objetivo de estabelecer a pesquisa em farmacologia de forma sólida e de qualidade. Por último, o desenvolvimento de tecnologias e modelos experimentais, sempre estabelecendo parcerias.”

A presidente da SBFTE, Soraia Costa, fala ao microfone ao lado de um jovem e do professor Gilberto de Nucci, que segura uma placa de premiação no palco do congresso.
Soraia Costa, presidente da SBFTE, fala em entrega de prêmio a docente da FCM / Foto: SBFTE

“O prêmio também é da FCM e da Unicamp. Ele demonstra o compromisso da nossa instituição com a pesquisa de qualidade, a formação de novos cientistas e a valorização da ciência nacional. Acredito que essa conquista trará ainda mais visibilidade à nossa universidade, fortalecendo vínculos com parceiros institucionais, ampliando as oportunidades de apoio financeiro e atraindo novos talentos. Isso certamente contribuirá para o contínuo avanço da nossa pesquisa”, concluiu.

Outras premiações da FCM

A FCM também teve outros destaques no congresso, com conquistas de alunos do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Farmacologia. A mestranda Mariana Burille Moretti ficou em 3º lugar no Prêmio José Ribeiro do Vale, entre 503 trabalhos avaliados. O prêmio reconhece os melhores estudos científicos desenvolvidos por jovens investigadores na área da Farmacologia.

A estudante Mariana faz apresentação de seu trabalho no palco, em frente a um púlpito transparente, com o slide projetado exibindo o título do estudo e os logotipos da Faculdade de Ciências Médicas e da Unicamp.
A finalista Mariana fez apresentação de seu trabalho perante a comissão julgadora do prêmio / Foto: PPG Farmacologia

Mariana foi premiada com o estudo “Probenecid Potentiates the Relaxant Effect of β-Adrenergic Agonists in the Prostate of Rats”. O trabalho também é assinado pelos alunos do PPG Guilherme Ruiz Leonardi, João Victor Corrêa de Barros e Jeniffer Lima, além da orientadora, a professora Fabiola Taufic Mónica Iglesias.

Também receberam menção honrosa por melhores pôsteres os alunos do PPG, em diferentes categorias: Isabele Nascimento Oliveira (Produtos Naturais e Toxinologia), Matheus Leite de Medeiros (Farmacologia Respiratória e Gastrointestinal) e Gabriela Reolon Passos (Farmacologia Celular e Molecular).

Parte da equipe da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp posa para foto em grupo no auditório do congresso, com oito pessoas sorrindo diante do palco e de equipamentos de projeção.
Parte de equipe da FCM presente no congresso. Fileira de trás: Stephen Hyslop, Jeniffer Lima, João Victor Corrêa de Barros, Fabiola Taufic Mónica Iglesias. Fileira da frente: Isabele Nascimento Oliveira, Mariana Burille Moretti (troféu), Clarissa Paiva Horioka e Gabriela Reolon Passos / Foto: PPG Farmacologia

O evento

O 57º Congresso da SBFTE reuniu mais de 750 participantes, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes e profissionais da área de Farmacologia e Terapêutica, com ampla representação de diferentes regiões do Brasil e diversidade de gênero. A programação científica foi intensa, composta por quatro cursos, onze simpósios, oito conferências e três mesas-redondas.

A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e organizar atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino em Farmacologia, além de estabelecer interfaces com agências de fomento, setores produtivos e agentes da política nacional e internacional da área.

Ir para o topo