O Brazilian Institute of Data Science (BI0S), um dos Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (CPA-IA) apoiados pela Fapesp, está com inscrições abertas para uma bolsa de pós-doutorado voltada à aplicação de inteligência artificial (IA) na área da obstetrícia. A vaga é vinculada a um projeto que investiga a relação entre dados climáticos e saúde perinatal, utilizando informações disponíveis na plataforma www.climaterna.com.br.
A oportunidade é destinada a doutores com título obtido há no máximo sete anos, com formação em áreas relacionadas à ciência de dados ou ciências da saúde. É exigida fluência em português e inglês, além de experiência prévia em análise de dados de saúde e dados climáticos. Candidatos com participação em projetos internacionais terão diferencial na seleção.
O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, sob coordenação do professor Rodolfo Pacagnella. A bolsa de pós-doutorado é oferecida pela Fapesp, no valor mensal de R$ 12 mil, com reserva técnica adicional correspondente a 10% do valor anual da bolsa.
As inscrições podem ser feitas até 5 de maio de 2025, por meio do envio de um único arquivo PDF com a documentação para o e-mail rodolfop@unicamp.br. O arquivo deve conter:
- Curriculum Vitae no formato Fapesp e link para o CV Lattes ou ORCID;
- Breve descrição da experiência profissional e motivação para a vaga;
- Resumo de um projeto com dados da plataforma Climaterna (até uma página);
- Certificado de conclusão do doutorado;
- Documento de autodeclaração de cor/etnia.
Mais informações estão disponíveis no site da Fapesp: https://fapesp.br/oportunidades/brazilian_institute_of_data_science_(bi0s)/7703/