A internacionalização é um eixo estratégico do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia e tem se consolidado ao longo dos anos por meio de parcerias com instituições de excelência mundial. Destacam-se colaborações com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Um dos marcos recentes desse processo é o projeto LID/HUB, patrocinado pela OMS com o apoio da HRP Alliance, voltado à formação de novos pesquisadores em saúde sexual e reprodutiva oriundos de países com baixo índice de desenvolvimento humano na América Latina, Caribe e África lusófona. No último quadriênio, o programa recebeu treze alunos internacionais com bolsas da OMS por meio dessa iniciativa, fortalecendo o papel do PPG como centro formador e de referência regional.
Nesse contexto, o Cemicamp (Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas) desempenha um papel fundamental. Instituição privada sem fins lucrativos, o Cemicamp atua como o principal núcleo de pesquisa associado ao Departamento de Tocoginecologia. Com intensa produção científica e parcerias consolidadas com a OMS, o Cemicamp é a base para projetos como o LID/HUB e outras ações de cooperação internacional que envolvem ensino, pesquisa e tutoria de pesquisadores de diversas partes do mundo.
O Programa também mantém parcerias ativas com universidades de destaque, como a Universidade de Auckland (Nova Zelândia), King’s College London (Reino Unido), Universidade de Melbourne (Austrália), Universidade de Amsterdam (Holanda), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e Baylor College of Medicine (EUA). Essas colaborações têm se refletido em projetos financiados internacionalmente — com destaque para financiamentos da Fundação Bill e Melinda Gates, além da produção científica conjunta, orientação de doutorados sanduíche e disciplinas ministradas em inglês. No último quadriênio (2021-2024), dois projetos foram financiados pelo Print-CAPES para doutorado sanduíche. O Programa também participa de redes internacionais como a GONet e do estudo MARIE sobre menopausa, reforçando sua vocação para o trabalho colaborativo e de impacto global.
A internacionalização do PPG em Tocoginecologia vai além do intercâmbio acadêmico, sendo uma estratégia estruturada para fortalecimento institucional, produção de conhecimento relevante em saúde global e formação de recursos humanos qualificados com visão internacional.
Abaixo, listamos algumas dessas iniciativas:
Alunos estrangeiros (OMS)
Os alunos/egressos deste programa foram resultado da parceria do programa com o CEMICAMP, por meio do projeto LID/HUB patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e WHO-HRP Alliance (Aliança do Programa de Reprodução Humana da OMS) com o principal objetivo de formar novos pesquisadores em saúde sexual e reprodutiva (SSR) de países com baixo índice de desenvolvimento humano da América Latina, Caribe e de países africanos de língua portuguesa.
Charles M´poca (Moçambique)
Dissertação: Intervenções para tratamento da depressão perinatal
Tese: Impacto da pandemia da COVID-19 na saúde sexual e reprodutiva em Moçambique e no Brasil : uma avaliação epidemiológica na perspectiva das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Alejandra Suyapa Becerra Torres (Honduras)
Dissertação: Adolescentes vítimas de violência sexual atendidas no CAISM/UNICAMP no periodo de 2011-2018 [recurso eletrônico] : estudo retrospectivo para caracterização da agressão e do cuidado
Lester Castro (Honduras)
Dissertação: Utilização do Sistema de Classificação de 10 Grupos de Robson em um hospital de referência de Honduras
Noé Nehemías Gomez Marroquín (Guatemala)
Dissertação: Desfechos da gravidez e do parto de adolescentes indígenas na Guatemala
Programa PAEC OEA-GCUB
O Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O objetivo do Programa é contribuir para a integração e o fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas integrais stricto sensu em cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), oferecidos pelas Universidades brasileiras associadas ao GCUB, para estudantes dos 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, com o intuito de formar líderes capazes de atuar em diversos setores. O Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia recebeu dois alunos por meio desse programa:
Montas Laporte
Tese: Aspectos clínicos do uso e da insercão do dispositivo intrauterino hormonal (52 mg) e do dispositivo intrauterino com cobre (DIU-TCu380A)
Orientador: Luis Guillermo Bahamondes
Sherly Metelus Versailles
Doutorado em andamento
Orientador: Renato Teixeira Souza
Programa Doutorado Sanduíche CAPES
(Em breve)
Programa de Internacionalização CAPES-PrInt
O PrInt foi um programa idealizado pela CAPES, que visou promover estratégias de internacionalização nas universidades brasileiras. O objetivo era fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional. O Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia teve dois de seus docentes como responsáveis por projetos nesse âmbito:
Projeto “Caracterização, manejo e vigilância da morbidade e mortalidade materna e prematuridade“
Responsável: José Guilherme Cecatti
Discentes participantes:
Maira Pinho Pompeu
Fev/2020 a Jun/2020 – Universidade de Évora (Portugal)
Orientadora: Fernanda Garanhani de Castro Surita
Orientadora no exterior: Maria Margarida Santana Fialho Sim-Sim
Projeto: Influência da iniciativa hospital amigo da criança no aleitamento materno.
Thaís Valéria e Silva Maciel Monteiro
Mar/2021 a Ago/2021 – Universidade Católica de Leuven (Reino Unido)
Orientador: Rodolfo de Carvalho Pacagnella
Orientador no exterior: Roland Devlieger
Projeto: Análise de custo-efetividade da intervenção combinada pessário cervical + progesterona na prevenção da prematuridade em pacientes com colo uterino curto
Guilherme de Moraes Nobrega
Dez/2023 a Mai/2024 – Baylor College of Medicine (EUA)
Orientadora: Maria Laura Costa do Nascimento
Orientadora no exterior: Indira U. Mysorekar
Projeto: COVID-19 e Pré-eclâmpsia: investigando o impacto de marcadores moleculares e etiologia placentária em morbi-mortalidade maternal e perinatal
Projeto “Aspectos clínicos, patológicos, metabólicos e moleculares do câncer ginecológico e mamário“
Responsável: Sophie Françoise Mauricette Derchain
Discentes participantes:
Marcella Regina Cardoso
Jan/2020 a Fev/2021 – Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School (EUA)
Orientadora: Sophie Françoise Mauricette Derchain
Orientador no exterior: Leo Cheng
Projeto: Abordagem metabolômica para diagnóstico, prognóstico e avaliação da quimiorresistência em câncer de mama e outros cânceres humanos