Sobre o Exame:
Mestrado: o exame de qualificação para o Mestrado será composto da apresentação do trabalho de dissertação, com ênfase na questão da pesquisa, resultados e discussão dos mesmos. O aluno deve também responder adequadamente à arguição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 50 minutos.
Doutorado: O exame de qualificação para o Doutorado será composto de uma prova de capacitação científica, no qual o(a) aluno(a) deverá apresentar de forma, clara e didática seu trabalho de tese. O(A) aluno(a) deve também responder adequadamente à arguição que será feita pela banca composta de 3 professores(as). O tempo de exposição será de 30 a 50 minutos.
O Exame de Qualificação será realizado perante uma Comissão Julgadora composta por três professores(as) titulares e um(a) suplente, portadores(as) de, no mínimo, o título de Doutor(a). O(A) Orientador(a) é o(a) presidente da banca. No caso de impossibilidade da participação do(a) orientador(a) na banca, o(a) coorientador(a) poderá assumir a presidência. Caso não haja coorientação registrada, a Comissão do Programa indicará um(as) dos Docentes Permanentes credenciados(as) para a presidência da banca. Em caso de reprovação será permitida a realização de novo exame, uma única vez.
No exame de qualificação, a participação do(a) discente, do(a) orientador(a) e dos(a) demais membros(as) da Comissão Examinadora das defesas de dissertações e teses deverá ocorrer no modo presencial. Respeitando a Instrução Normativa FCM/CPG n.º 01/2024, a qualificação poderá ocorrer no modo híbrido e, excepcionalmente, poderá ocorrer no modo integralmente remoto mediante decisão formal desta Comissão a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica.
O modo híbrido destina-se aos(as) membros(as) externos(as) à instituição, e define que, obrigatoriamente, o(a) aluno(a), os(as) membros(as) internos(a) e o(a) presidente da Comissão Examinadora devem participar presencialmente da sessão pública de defesa na UNICAMP. A CPG poderá, excepcionalmente, mediante decisão formal a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica, autorizar a participação remota do(a) aluno(a) ou do(a) presidente ou de membros(as) internos(as) da instituição.
São requisitos para agendar o exame de qualificação:
- Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
- Ter proficiência em língua estrangeira;
- Regularizar no SIGA as comprovações éticas e legais do projeto de pesquisa (conforme INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2020);
- Para o Doutorado: apresentar comprovação de aceite ou publicação do artigo da Tese em revista indexada com no mínimo Qualis B3.
1º Passo – Preenchimento e envio da Declaração de Ética no sistema SIGA
Basta acessar sua área de aluno(a) no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA (DAC > Estudantes > SIGA > Vida Acadêmica > Visualizar Dados de Dissertação/Tese) e marcar a opção de declaração ética que se aplica a sua pesquisa. Após marcar a opção, confirme que está qualificando com os dados coletados e então anexe o parecer do Comite de Ética no campo destinado. Após o preenchimento, clique em “enviar” no final da página.

Avise seu(ua) orientador(a) para também acessar o sistema do SIGA e validar a informação declarada. Esta pendência somente constará como concluída após a validação do(a) orientador(a) e da secretaria.
2º Passo – Preenchimento e envio da solicitação de Qualificação
A solicitação de qualificação deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 30 dias de antecedência da data agendada.
- Comissão Examinadora deve ser composta de 4 membros (1 presidente, 2 titulares e 1 suplente) com, no mínimo, o Título de Doutor(a). Não há exigência de participação de membros(as) externos(as) na Comissão Examinadora de Qualificação;
- Aluno(a) e orientador(a) definem banca, horário e local para o exame de qualificação. Para agendar no prédio da CPG, utilize nossa agenda. Todas essas informações são inseridas no preenchimento do pedido no SIGA antes do envio;
- Aluno(a) envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar o boneco (texto a ser apresentado no exame) o mais completo possível;
- A coordenação do Programa avalia e, pode aprovar ou devolver pelo sistema caso haja necessidade de correções no preenchimento;
- O pedido segue para validação do(a) orientador(a),
- Secretaria emite as cartas convite e envia para aluno(a)/orientador(a), para que sejam encaminhadas à banca, juntamente com o boneco (que não precisa necessariamente ser o mesmo boneco anexado no SIGA, pode ser uma versão mais atualizada – nesse caso, envie o boneco atualizado para o email da secretaria do programa, para atualização no SIGA);
- Nas atividades que envolverem o uso de recursos de mídia para a participação de membros de forma remota, caberá ao(a) orientador(a), a responsabilidade pela criação e envio do link da sala onde será realizada a atividade.
3º Passo – Avaliação da Comissão Examinadora e assinatura da Ata de Qualificação:
Orientações e procedimentos durante a qualificação – clique aqui!
No dia do Exame, a Comissão Examinadora emitirá um parece de aprovação ou reprovação, que deverá ser enviado para o email da secretaria pelo(a) presidente da banca.
A Ata da Qualificação será assinada digitalmente, inclusive pela coordenação geral da CPG. A secretaria se encarregará de enviar todas as orientações por email para os(as) membros da banca juntamente com os certificados de participação. Assim que assinada a Ata, a secretaria realiza o upload no SIGA e libera o sistema para que o(a) aluno(a) possa enviar seu pedido de defesa.
Importante: devido ao tempo necessário para coletar as assinaturas, realizar o upload e liberar o sistema (que não é automático) orientamos que, entre a data da qualificação e a defesa haja um intervalo mínimo de 65 dias (o pedido de defesa requer uma antecedência de 60 dias).
Dúvidas sobre como utilizar o SIGA? Acesse o tutorial da DAC
