Defesa

Sobre a Defesa:

Na sessão pública de defesa, a participação do(a) discente, do(a) orientador(a) e dos(a) demais membros(as) da Comissão Examinadora das defesas de dissertações e teses deverá ocorrer no modo presencial. Respeitando a Instrução Normativa FCM/CPG n.º 01/2024, a sessão pública poderá ocorrer no modo híbrido e, excepcionalmente, poderá ocorrer no modo integralmente remoto mediante decisão formal desta Comissão a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica.

O modo híbrido destina-se aos(as) membros(as) externos(as) à instituição, e define que, obrigatoriamente, o(a) aluno(a), os(as) membros(as) internos(a) e o(a) presidente da Comissão Examinadora devem participar presencialmente da sessão pública de defesa na UNICAMP. A CPG poderá, excepcionalmente, mediante decisão formal a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica, autorizar a participação remota do(a) aluno(a) ou do(a) presidente ou de membros(as) internos(as) da instituição.

São requisitos para agendar a defesa de curso:

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter proficiência em língua estrangeira;
  3. Ter sido aprovado(a) no Exame de Qualificação;
  4. Para o Mestrado: Ter ao menos submetido o artigo referente à Dissertação em revista indexada com no mínimo Qualis B3. Para Doutorado: Ter ao menos o aceite para publicação do artigo da Tese (Doutorado) em revista indexada com no mínimo Qualis B3;
  5. Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020).

1º Passo – Envio do texto da defesa para a biblioteca/FCM gerar o relatório sobre verificação de plágio:

O aluno deverá entrar com pedido de ordem de serviço (OS) junto à Biblioteca na Intranet da FCM, para verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019Veja aqui o passo a passoCaso tenha problemas com o acesso ao login na intranet, favor contactar o setor de informática e suporte ao usuário da FCM. Assim que enviar o texto, avisar orientador(a) e secretaria para acompanhamento.

2º Passo – Preenchimento e envio da solicitação de Defesa:

A solicitação de defesa deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 60 dias de antecedência da data agendada.

  1. A Comissão Examinadora deve ser composta respeitando as Instruções CPG/FCM nº01/2021 e CCPG 003/2015.
  2. Verificar com a secretaria do seu curso se os(as) membros(as) da comissão julgadora possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida;
  3. Aluno(a) e orientador(a) definem banca, horário e local para a defesa. Para agendar no prédio da CPG, utilize nossa agenda. Todas essas informações são inseridas no preenchimento do pedido no SIGA antes do envio. Veja como deve ser o preenchimento correto no sistema da DAC para defesas híbridas ou remotas;
  4. Aluno(a) envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar o texto da defesa (mesmo texto enviado para a biblioteca gerar o relatório de plágio);
  5. A coordenação do Programa avalia e, pode aprovar ou devolver pelo sistema caso haja necessidade de correções no preenchimento;
  6. O pedido segue para validação do(a) orientador(a). Se validado pelo(a) orientador(a), o pedido segue para validação da Coordenação Geral da Pós-Graduação;
  7. A Secretaria emite as cartas convite e envia para aluno(a)/orientador(a), para que sejam encaminhadas à banca, juntamente com o texto da defesa;
  8. Nas atividades que envolverem o uso de recursos de mídia para a participação de membros de forma remota, caberá ao(a) orientador(a), a responsabilidade pela criação e envio do link da sala onde será realizada a atividade.

Composição de Comissão Examinadora de defesa:

Mestrado: três membros titulares (orientador(a) como presidente, um(a) membro(a) externo(a) à FMC ou Unicamp, e um(a) membro(a) interno(a) à Unicamp) e dois suplentes (um(a) externo(a) à FMC ou Unicamp e um(a) interno(a) à Unicamp).  

Doutorado: cinco membros titulares (orientador(a) como presidente, dois(duas) membros(as) externos(as) à Unicamp e dois(duas) membros(as) internos(as) à Unicamp) e três suplentes (sendo que dois destes(as) suplentes devem ser externos(as) à Unicamp).  

Os nomes devem ser indicados pelo(a) aluno(a) diretamente no SIGA no momento da solicitação da defesa.

Sobre defesas em sessão fechada:

Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada (Resolução GR 90/2020).

ATENÇÃO: Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:

1) O orientador e o candidato informam a  secretaria  sobre a necessidade de defesa em sessão fechada.

2) A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados.

3) A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br

4) O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente via Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD.

5) O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade.

6) A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa – isto deve ser informado no DAC/SIGA ao solicitar a defesa.

3º Passo – Avaliação da Comissão Examinadora e assinatura da Ata de Defesa:

 Orientações e procedimentos durante a defesa – clique aqui!

No dia do Exame, a Comissão Examinadora emitirá um parece de aprovação ou reprovação, que deverá ser enviado para o email da secretaria pelo(a) presidente da banca.

A Ata da Defesa será assinada digitalmente, inclusive pela coordenação geral da CPG. A secretaria se encarregará de enviar todas as orientações por email para os(as) membros da banca juntamente com os certificados de participação. Assim que assinada a Ata, a secretaria realiza o upload no SIGA e libera o sistema para que o(a) aluno(a) possa enviar sua versão final da Dissertação/Tese para homologação do título.

4º Passo – Trâmites para o envio da versão final e homologação do título:

Após a realização da defesa, o(a) aluno(a) deve proceder com o envio da versão final da sua Dissertação/Tese no sistema do SIGA. Todas as orientações para este passo estão disponível em nossa página, no ícone de PÓS-DEFESA.