Projetos aprovados (2017-2021)
Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional
2025
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Análise do desempenho de estudantes de medicina na área de ginecologia/obstetrícia e pediatria na realização do Teste Progresso
Patrícia Moretti Rehder
Analisar a evolução do desempenho dos estudantes na área de pediatria; identificando e analisando o conteúdo abordado no TP, assim como classificar a taxonomia dos itens. Métodos: Estudo observacional retrospectivo de uma série histórica de sucessivos TP aplicados aos estudantes de medicina da UNICAMP no período de 2010 a 2024. Para a identificação das áreas de conhecimento e avaliação da taxonomia será feita através dos objetivos educacionais de Bloom e os itens serão classificadas em três grupos de acordo com a habilidade de processamento cognitivo exigida para cada resposta. A análise do desempenho será feita pela comparação entre o desempenho médio dos alunos da UNICAMP com o grupo NIPAEM. A análise será estratificada por período letivo e por ano de aplicação. As tendências de desempenho para cada série serão analisadas através de regressão linear simples, considerando-se intervalo de confiança de 95%.
OS CURSOS DE MEDICINA NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE BASEADA EM CRITÉRIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Eliana Amaral e Guilherme Frayha Delany
O Brasil experimentou uma significativa expansão no número de escolas médicas. O crescimento predominou entre instituições privadas e surgiram preocupações sobre a qualidade da formação oferecida. O Estado de São Paulo, que abriga cerca de um quinto das escolas médicas do país, teve um aumento considerável no número de vagas. Este projeto busca traçar um perfil das escolas e seu desempenho, em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2014. Também busca avaliar o conhecimento e aproximação com os padrões propostos pela World Federation on Medical Education (WFME). Será utilizada metodologia mista, quantitativa e qualitativa, compostas por coleta de dados secundários de órgãos regulatórios, além de entrevistas com gestores, estudantes e docentes.
A atenção à saúde do trabalhador na prática do residente de MFC: um olhar para a qualificação desse cuidado na APS de Campinas
Sergio de Lucca e Rafael Augusto Modenez Mota
Espera-se que os profissionais de saúde, em especial na Atenção Primária à Saúde (APS), estejam aptos a reconhecer e intervir nas relações entre trabalho e o processo saúde-doença. A Matriz de Competências em Medicina de Família e Comunidade elenca habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo residente, sublinhando a importância de um olhar integral à saúde do trabalhador por esse especialista. Este trabalho busca avaliar a utilização das ferramentas de cuidado integral à saúde do trabalhador pelos residentes de MFC de Campinas, e identificar a necessidade de novas estratégias no ensino desse tema na residência de MFC. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal, com abordagem quali e quantitativa, no qual será proposta entrevista aos residentes de Medicina de Família e Comunidade do Programa Mais Médicos Campineiro.
2024
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Perfil dos Egressos do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho FCM-UNICAMP, no período 2003-2022
Sérgio Roberto de Lucca e Gabriel Piccolo Foelkel
A partir de 2003 os Programas de Residência Médica em Medicina do Trabalho (PRMT) passaram a ser oferecidos no modo acesso direto com dois anos de duração, ano em que a FCM- Unicamp, pioneira desde 1981, abriu concurso de acesso direto do PRMT. O objetivo deste estudo é identificar, analisar e caracterizar o perfil sociodemográfico e de vivência profissional dos egressos do PRMT da FCM/Unicamp que ingressaram no programa entre 2003 e 2022.
Método: Estudo transversal e descritivo dos egressos do PRMT da FCM/Unicamp, a partir da identificação dos contatos atualizados dos egressos e envio de um questionário eletrônico, na plataforma Google Forms de um roteiro semiestruturado de perguntas fechadas e abertas sobre o tema e o objetivo proposto
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E IDENTITÁRIA DA FONOAUDIOLOGIA:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Helenice Nakamura e Bruna Gabriela Mechi da Silva
O projeto de pesquisa em questão parte do pressuposto da identidade do fonoaudiólogo como sujeito-trabalhador tem, na atuação e formação, experiências existenciais que não se restringem àquelas profissionais, e que estão relacionadas a sistemas de representação social. O objetivo principal é compreender as representações sociais do fonoaudiólogo como sujeito trabalhador, dos significados que atribui à sua atuação e formação, e dos elementos que se utiliza para a construção de sua identidade como profissional da saúde. Uma das fases do estudo envolve os estudantes como participantes. A metodologia prevê que o estudo contará ainda com a análise de um relato elaborado e enviado voluntariamente pelos graduandos em Fonoaudiologia com depoimentos sobre o processo e razões que os levaram à escolha da profissão. Uma outra questão abordada será referente a projetos futuros e expectativas na área.
Avaliação do impacto do Projeto Pedagógico do programa de Residência Médica em Psiquiatria na percepção de atuação profissional futura dos médicos residentes
Joana Fróes Bragança e Ruben Eduardo Krasniak
Este projeto pretende avaliar o impacto do projeto pedagógico e campos de prática majoritários dos programas de residência médica em psiquiatria na percepção de atuação profissional futura dos médicos residentes. Será estudo tipo corte transversal, com dados de médicos residentes do primeiro ao terceiro ano de residência. A produção de dados originais acerca dos fatores determinantes das escolhas de atuação profissional poderá ajudar a implementação de novas diretrizes educacionais que podem guiar as residências médicas para que auxiliem nesse processo e por consequência, os residentes tenham interesse em atuar nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
2023
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Competências e conhecimentos sobre os cuidados paliativos por alunos do internato e residência médica – avanços e desafios
Daniele Pompei Sacardo e João Henrique Barros Penteado Furlan
A pergunta de pesquisa é: quais as competências adquiridas (ou não) sobre os cuidados paliativos entre graduandos e residentes e quais aspectos que devem ser priorizados no ensino com a finalidade de melhorar o cuidado e a qualidade de vida dos pacientes acometidos por doenças graves? Será aplicado o questionário “Palliative Care Knowledge Test” de forma digital aos alunos de graduação de medicina do quinto e sexto e os residentes do primeiro ano da Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Neurologia e Pediatria. Após a coleta de dados será feita a análise estatística e avaliação das competências adquiridas e as que não foram adquiridas.
Qual médico queremos formar? Identificação das competências de Medicina de Família e Comunidade necessárias para o egresso de medicina
Joana Fróes Bragança Bastos e Natália Bortoletto D’Abreu
Este estudo objetiva compreender e propor estas competências de MFC necessárias para o médico generalista, identificando as áreas de interdisciplinaridade entre MFC e outras especialidades, além de avaliar quais as competências de MFC os estudantes de medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) estão adquirindo atualmente. Para isto será realizado um estudo com duas etapas principais. Inicialmente será identificado um conjunto de competências para o egresso do curso de medicina na área de MFC a partir da metodologia Delphi com professores médicos assistentes atuantes na área de saúde da família e áreas de interseção de conhecimentos. A seguir, será realizado um estudo transversal com uma abordagem quantitativa a partir da coleta de dados com alunos do 5º e 6º ano de medicina da UNICAMP.
Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) para a pós-graduação: consenso e estudo de egressos de doutorados da FCM-UNICAMP
Eliana Martorano Amaral e Yuri Graham Vaciloto Ferreira de Lima
O objetivo deste projeto é a definição e avaliação da aquisição das APCs nos cursos de doutorado oferecidos pela Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp e seu alinhamento com a proposta de formação PG emanada do Parecer Sucupira. Para tanto, será realizado um estudo Delphi modificado para estabelecer um consenso entre docentes de PG no Brasil sobre quais seriam as APCs essenciais para o egresso dos cursos de doutorado. Posteriormente, será realizado um levantamento com egressos dos cursos de doutorado da FCM/UNICAMP, via questionário eletrônico, para identificar se houve a aquisição das APCs identificadas como mais relevantes.
A influência do cronotipo e da atividade física no jetlag social e na qualidade do sono de estudantes de medicina da UNICAMP.
Andrea Maculano Esteves e Thiago Hideki Shimoura de Oliveira
O sono constitui uma atividade cotidiana fundamental para a saúde do ser humano. A quantidade de sono recomendada varia conforme a idade e individualidade do indivíduo, nos adultos essa recomendação é dificilmente alcançada por fatores sócio-comportamentais. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a influência do cronotipo, regularidade do sono e da atividade física no jetlag social e na qualidade do sono de estudantes de medicina da UNICAMP. Para atingir o objetivo proposto analisaremos a existência do fenômeno do jetlag social e a qualidade subjetiva de sono de estudantes de medicina da UNICAMP através dos questionários Pittsburg, Horne e Ostberg, Munique, Epworth e de atividade física, junto deles também será realizado uma anamnese e o diário do sono com propósito de analisarmos o perfil e a regularidade do sono dos estudantes.
O processo de reformulação curricular a partir da interação com a comunidade: o submódulo de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Rubens Bedrikow
A expressão curricularização da extensão diz respeito ao processo de incluir as ações e produtos obtidos da interação entre alunos e professores da universidade com pessoas de outros setores da sociedade no currículo ou programa das disciplinas de cursos universitários. Este projeto de pesquisa está vinculado a um projeto de curricularização de extensão selecionado no 1° Edital de Apoio à Curricularização da Extensão 2021 / 2022, da ProEC e PRG. Tem por objeto o submódulo de Saúde Coletiva do módulo de Atenção Integral à Saúde (MD758), do quarto ano do curso de medicina. O objetivo é promover e analisar o processo de integração entre a extensão e o ensino do submódulo MD758- Saúde Coletiva. A metodologia inclui aplicação de questionário e realização de grupos focais com alunos e professores do referido submódulo.
Prevalência e percepção de risco do uso de Cigarro eletrônico entre universitários da área da saúde
Renata Cruz Soares de Azevedo e Lucas André Barbosa Souza
No Brasil, medidas de conscientização foram eficazes em reduzir a prevalência do tabagismo, no entanto, novas formas de uso de nicotina, como os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) ou vapes estão ameaçando isso, especialmente entre os jovens. Os DEF têm importante risco de dependência e estudo nacional apontou taxa de experimentação de 19% entre pessoas de 18 a 24 anos. O objetivo deste estudo é identificar a prevalência, fatores associados e a percepção de risco do uso de DEF entre estudantes de áreas da saúde. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, com a utilização de questionário online. Espera-se contribuir com informações sobre a percepção sobre uso de DEF entre alunos de medicina, considerando o seu papel como futuros profissionais da saúde e auxiliar na construção de estratégias preventivas e de abordagem do uso.
Cuidado com Objetivo Mútuo (COM): programa de apoio entre pares para promoção da saúde mental de estudantes universitárias/os negras/os
Eduardo Sodré de Souza
O objetivo deste projeto é desenvolver e avaliar a efetividade de um programa de apoio por pares como estratégia de promoção da saúde mental de estudantes universitários negros. Método: Pesquisa-ação com uso de questionários e escalas para traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico (abordagem quantitativa) e, na abordagem qualitativa, photovoice, grupo focal, entrevistas e seminários para apreender percepções e significados atribuídos à saúde mental (qualitativa). A formação de um Grupo Gestor da Pesquisa (GGP) e um Grupo Comunitário da Pesquisa (GCP) contribuirá com o desenvolvimento de um programa de apoio por pares. Um estudo piloto (avaliação de viabilidade) e estudo clínico randomizado (avaliação de efetividade) estão previstos. Espera-se desenvolver um conjunto de recomendações de boas práticas capaz de subsidiar a implementação e consolidação de um programa permanente com foco na promoção da saúde mental deste grupo.
Observatório de Egressos do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas
Cássio Cardoso Filho, Amanda Henrique Coltro e Giovana de Moura Formigari.
É imprescindível que as Instituições de Ensino Superior percebam as relações entre o ensino curricular e o mercado de trabalho. Além disso, tem-se uma carência de pesquisas sobre a avaliação do conhecimento médico de egressos da Graduação em Medicina no Brasil. Portanto, a fim de atingir competências específicas esperadas na área de Tocoginecologia no curso de medicina, é fundamental a avaliação sistemática dos egressos para a promoção de mudanças curriculares que antecipem necessidades futuras, alcançando a formação de um médico generalista competente, que atenda às demandas sociais. Objetivos: caracterizar o perfil dos egressos quanto a sua atuação prática e profissional em conteúdos de tocoginecologia, através da identificação das variáveis sociodemográficas e acadêmicas dos egressos, com análise de sua inserção profissional. Métodos: estudo descritivo, observacional e transversal, com convite para aplicação de termo de consentimento livre e esclarecido e questionário, ambos por via online, aos 700 egressos da Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, de 2017 a 2022. Os dados serão exportados para o Software SPSS 16.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) e processados em tabelas contendo as frequências relativas e absolutas. Para comparar proporções será utilizado o teste qui-quadrado, o teste exato de Fisher para as tabelas 2×2 e o teste exato de Fisher-Freeman-Halton para as tabelas maiores. Em todos os casos será adotado o nível de significância de 95%. Resultados esperados: Esta análise quanti e qualitativa dos dados, pioneira no Brasil, contribuirá com informações importantes para a graduação em Medicina, com a elaboração de um cenário que reflita a atuação profissional e suas deficiências em relação aos conteúdos de tocoginecologia após o período da graduação.
2022
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
AVALIAÇÃO MULTICÊNTRICA DAS COMPETÊNCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA E MÉDICOS RESIDENTES DE PEDIATRIA NA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
PEDIÁTRICA (RCP) POR MEIO DO USO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA
Andréa Fraga, Angélica Maria Bicudo e Fernando Beluomini
Avaliar o conhecimento de estudantes do último ano de medicina, médicos residentes de pediatria de 1° e 3° anos, pelas respectivas performances no atendimento de um caso de PCR, em cenário simulado. Identificar características do perfil de personalidade e de formação dos participantes, e relacioná-las ao desempenho; Identificar os pontos críticos e falhos de desempenho na RCP com base na atual diretriz do PALS; Identificar as bases de conhecimento sedimentadas a cada momento da formação médica e da especialização; Discutir estratégias dereforço das lacunas de aprendizagem identificadas para aprimoramento de cada etapa da formação profissional.
SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DE MÉDICOS RESIDENTES DE OFTALMOLOGIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO
Priscila Hae Hyun Rim e Alexandre Gimenes Júnior
A residência médica é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes – se não a mais importante – para a formação acadêmica e profissional de todo médico. Apesar da relevância do tema, não há, atualmente, nenhum estudo brasileiro que se disponha a avaliar a saúde mental entre os residentes de oftalmologia. Desta forma, este estudo se propõe a avaliar a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade entre os médicos residentes de oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.
Para chegar a tal objetivo, os médicos residentes desta instituição responderão a três questionários voltados para análise de saúde mental e qualidade de vida: o SRQ20, a escala de ansiedade de Beck e a escala de qualidade de vida da OMS.
Os dados serão, então, organizados e comparados com aqueles já encontrados na literatura, possibilitando a discussão e conclusão do estudo.
ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO: COMPREENSÃO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADOS AO SISTEMA DE VALORES PESSOAIS
Maria Giovana Borges Saidel e Fabiana Sayuri Pereira Hirata
Analisar e compreender as representações sociais de alunos da graduação sobre os impactos na saúde mental. Método: quali-quantitativo. Os dados serão coletados com formulário online do tipo survey, transversal e entrevista semiestrurada. Os participantes serão alunos de graduação dos cursos de enfermagem, fonoaudiologia e medicina. O formulário será disponibilizado pelo sistema RedCap e as entrevistas agendadas em horário fora das aulas. Serão coletadas informações sociodemográficas e aplicadas a escala DASS-21 e o Questionário de Valores Pessoais Readaptado (QVPR). Na análise de dados serão apresentadas as estatísticas descritivas com médias, medianas, intervalos de confiança e frequências. A análise de dados qualitativa será feita por meio da análise de conteúdo.
Reflexões sobre habilidades e competências na área de Audiologia durante a Pandemia da COVID-19
Christiane Marques do Couto e Vitória Luiza Thomé
O projeto tem como objetivo verificar se a ausência da prática presencial na disciplina FN307 – Fundamentos de Audiologia II em 2020 e 2021 afetou a aquisição de habilidades e competências necessárias para a realização de Avaliação Audiológica Básica. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, de abordagem mista. A amostra são discentes ingressantes em 2019 e 2020 do Curso de Graduação de Fonoaudiologia da UNICAMP. O material para análise serão respostas de um questionário que incluirá características sociodemográficas dos participantes, além da investigação sobre os impactos da pandemia da COVID-19 no processo de aprendizagem no curso de Fonoaudiologia e, especificamente, na disciplina FN307, a fim de contribuir com a formação dos discentes na área de Audiologia. Espera-se, por meio das informações levantadas nesta pesquisa, avaliar o grau de segurança dos discentes sobre suas habilidades e competências frente a mudança de metodologia de uma disciplina.
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NAS ATIVIDADES DIURNAS DO INTERNATO MÉDICO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA NA DISCIPLINA MD942
Cássio Cardoso Filho e Gabriel Da Silva Ferreira
A pandemia da COVID-19 determinou uma remodelação abrupta nos ambientes de ensino e aprendizagem nos anos 2020 e 2021. Objetivos: Determinar as alterações impostas pela pandemia nas estratégias de ensino-aprendizagem de uma disciplina teórico-prática em ambiente hospitalar do ciclo clínico da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Métodos: Análise das intervenções comunicadas às turmas do internato médico durante o estágio no CAISM/UNICAMP, das atas das reuniões da subcomissão de ensino de graduação do DTG/FCM/UNICAMP, dos emails institucionais entre o corpo docente gestor da disciplina e o corpo discente, bem como as determinações emanadas ao corpo discente pela Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP. O banco de dados de avaliações discentes da disciplina, estratégia de feedback executada mensalmente na MD942, poderá sugerir a qualificação das estratégias implementadas.
IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NAS ATIVIDADES DOS PLANTÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO INTERNATO MÉDICO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA NA DISCIPLINA MD95
Cássio Cardoso Filho e José Vitor Tolotto Fernandes
A pandemia da COVID-19 determinou uma remodelação abrupta nos ambientes de ensino e aprendizagem nos anos 2020 e 2021, com readequação em tempo real das estratégias de ensino-aprendizagem, de avaliação, de controle de frequência, com a utilização de diferentes e inéditas ferramentas na UNICAMP. Objetivos: Determinar as alterações impostas pela pandemia nas estratégias de ensino-aprendizagem em plantões de urgência e emergência de uma disciplina teórico-prática em ambiente hospitalar do ciclo clínico da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Métodos: Servir-se-á dos log books e mini-portfolios alimentados por tecnologia de QR Code em cada plantão de urgência e emergência que compõe as atividades da disciplina, o que permitirá a avaliação das atividades executadas pelo corpo discente em comparação aos dois anos anteriores da pandemia.
COMPREENDENDO OS DESEMPENHOS, OS CONTEXTOS E AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA UNICAMP DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021 DA PANDEMIA DE COVID-19
Helenice Yemi Nakamura e Audria Karen Inácio de Almeida
O projeto busca entender como a pandemia impactou os desempenhos, os contextos de vida e as perspectivas dos estudantes de graduação da Unicamp durante os anos de 2020 e 2021. Pretende compreender o desempenho e a perspectivação dos estudantes sobre o período. Será realizada análise documental nos registros acadêmicos dos estudantes e aplicado um questionário abordando: perfil socioeconômico e estudantil; condições domésticas e familiares durante a pandemia; condições de saúde individual e familiar durante a pandemia; 4) Espaço físico e recursos tecnológicos no contexto de estudo; cotidiano de suas atividades acadêmicas remotas. Nossa expectativa é a de que consigamos resultados estatísticos e qualitativos, que possam contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de qualidade já desenvolvido na Unicamp e que possa ser divulgado de forma a gerar outras pesquisas em nossa comunidade acadêmica e em outras comunidades.
IMPACTO DA PANDEMIA DE SARS-COV-2 EM ESTUDANTES INGRESSANTES EM MEDICINA NA UNICAMP EM 2020, 2021 E 2022
Maria Cristina de Oliveira Regina e ÍCARO EDUARDO NERY
Com o advento da pandemia de SARS-COV-2, os discentes ingressantes no curso de Medicina na Unicamp em 2020, 2021 e 2022 tiveram suas experiências universitárias modificadas e parcialmente interrompidas pelas medidas de distanciamento social, adotadas pela Unicamp. O objetivo da pesquisa é compreender os possíveis efeitos do distanciamento social, considerando-se o ERE (Ensino Remoto Emergencial), no desempenho acadêmico, assim como os níveis de ansiedade, depressão e estresse eventualmente presentes. E analisar diferenças de adaptação entre as turmas de 2020, 2021 e 2022. A metodologia da pesquisa será com recorte transversal e análise quantitativa dos dados, utilizando-se um formulário online, que engloba o teste EADS-21 (Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress) e um questionário semifechado para avaliar mudanças comportamentais, hábitos e aspectos psicológicas em discentes ingressantes do curso de Medicina , nos diferentes anos analisados.
Avaliação da saúde mental dos residentes de Medicina de Família e Comunidade da Unicamp no Programa Mais Médicos Campineiro
Marcia Cristina das Dores Bandini e Lara Salgado Saraiva
O início de uma residência médica traz grandes mudanças na vida de um médico. Passar por essa experiência durante uma pandemia quando o programa de residência (Programa Mais Médicos Campineiro) foi estabelecido, e tendo ainda como cenário a pandemia de covid-19, pode trazer novos parâmetros nessa vivência. Objetivo: fazer uma avaliação da saúde mental de residentes de medicina de família da Unicamp durante o período de pandemia.
Métodos: tentaremos identificar e analisar presença de sintomas psíquicos nos residentes a partir de questionários de auto-avaliação. Serão utilizados os seguintes questionários: dados sociodemográficos e informações sobre o PMMC, o Self-Report Questionnaire SRQ-20, a Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 do DSM-5 adaptada, dois questionários do Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA) [Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EPIST)] e um último desenvolvido pelas autoras para identificar gatilhos de sintomas psíquicos.
Percepção dos estudantes de medicina sobre a integração dos conteúdos básico (histologia) e clínico
Sílvio Roberto Consonni e Juliana Ferreira Rosa da Silva
A nova DCN de Medicina instiga uma abordagem multitemática e integrativa para as disciplinas básicas, com o uso de material clínico estimulando a motivação e o engajamento dos estudantes. O projeto buscará compreender e avaliar, por meio da percepção estudantil, a integração básico-clínica da Histologia com as demais áreas do curso Médico, por meio dos conteúdos abordados no Ciclo Clínico e dos materiais e métodos empregados na disciplina da área básica. Para a coleta das percepções estudantis, será aplicado um questionário desenvolvido em escala Likert aos estudantes de Medicina do 2º ao 6º ano da UNICAMP. A partir da análise das percepções, será possível propor implementações de ferramentas e de metodologias, bem como reformular objetivos para potencializar o aprendizado da Histologia visando às habilidades, ao conhecimento e às atitudes em sala de aula e na prática clínica.
Avaliação do Ensino-Aprendizagem em Sala de Aula Invertida Modificada e Curriculum Digital
Luis Antonio Violin Dias Pereira e Maria Clara Rossi
A pandemia de COVID-19 expôs a sociedade à necessidade da digitalização de conteúdos de disciplinas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto da digitalização de conteúdo da área de Embriologia no que tange à independência do aprendizado e à organização do tempo para estudar os materiais e realizar os quizzes digitais na área de Embriologia em um modelo de sala de aula invertida modificado. Para tanto, dados serão coletados a partir de pré e pós-testes, entrevistas e questionários de percepção da metodologia (formulários) realizados por estudantes matriculados nas disciplinas BS102 e BS202 do curso de Medicina da Unicamp no ano de 2022. As informações obtidas e agrupadas serão analisadas a partir do cálculo do ganho normalizado (g) referente à porcentagem de acertos de cada aluno em seus pré e pós-testes, dos parâmetros estatísticos referente às notas dos alunos nas avaliações somativas, dos formulários e das entrevistas.
Reflexões sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais e relacionais na residência médica: potencialidades e desafios para a formação
Daniele Pompei Sacardo e Aline Vanessa Oliveira do Nascimento Duarte
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual buscará discutir sobre a relevância do desenvolvimento de habilidades emocionais e relacionais durante a residência de medicina de família e comunidade a partir do instrumento da medicina narrativa. Os residentes do segundo ano do programa de Medicina de família e comunidade, após o aceite para participar do estudo e da assinatura do Termo de Livre Consentimento, serão orientados a gravar um áudio narrando uma vivência desafiadora em sua prática clínica como residentes. Após a análises desses áudios, a pesquisadora entrevistará os participantes buscando compreender as emoções envolvidas na vivência. Espera-se por meio da discussão compreender os desafios vivenciados na prática clínica pelos residentes em medicina de família e comunidade e sua relação com o desenvolvimento de habilidades emocionais, relacionais e de comunicação durante seu processo formativo.
Implementação de um currículo baseado em Competências: analise da percepção, conhecimento e prática dos docentes em relação às competências essenciais para a formação do estudante de Graduação em Medicina
Joana F. Bragança Bastos, Eduardo Augusto Avelino e Carla Mércia Silva Macêdo
O crescimento exponencial do conhecimento, as mudanças das características do perfil profissional do médico e a garantia de uma formação médica de excelência baseado em referências internacionais de qualidade, garantindo um ensino centrado no aluno e baseado em competências, é um dos maiores desafios no ensino médico de hoje. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da implementação de um currículo baseado em competências através da avaliação do conhecimento e prática dos docentes do internato do curso de Medicina em relação às competências essenciais para a formação do médico generalista, tempo de ensino do conteúdo e habilidades, de prática clínica e de estudo autônomo adequados para o aluno de Medicina.
A MEDICINA NARRATIVA E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA UNICAMP: REFLEXÃO SOBRE O CAMPO DE PRÁTICA MÉDICA
Rubens Bredrikow e Julia Maria de Andrade de Queiroz
Este trabalho busca identificar o conhecimento prévio dos residentes de Medicina de Família e Comunidade da Unicamp sobre os instrumentos da Medicina Narrativa e as suas potencialidades e aplicabilidades na formação e na prática médica. Pesquisa qualitativa que utilizará o conteúdo obtido através de entrevistas realizadas com os participantes a partir de um roteiro prévio semi estruturado. Para a análise dos dados obtidos durante as entrevistas, será empregada a técnica da análise de conteúdo, por meio de um embasamento teórico que esteja de acordo com a perspectiva de Bardin. Os resultados serão divulgados ao programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UNICAMP e ao Programa Mais Médicos Campineiro da Prefeitura de Campinas durante a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Residência.
AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS MÉDICOS DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA SOBRE O MANEJO DE URGÊNCIA DO TRAUMA RAQUIMEDULAR
Andrei Fernandes Joaquim e Niandra Nunes
Por ser uma das partes vitais do corpo humano, fraturas, luxações ou fraturas-luxações da coluna vertebral são as mais graves lesões traumáticas da ortopedia e/ou neurocirurgia, especialmente pela possibilidade de lesão da medula espinal, por vezes, irreversível. Na maioria das vezes, essas lesões são decorrentes de acidentes automobilísticos ou esportivos, quedas de grandes alturas, quedas da própria altura (principalmente em idosos) e mergulho de cabeça em águas rasas. Tendo em vista a importância das intervenções precoces ao paciente com trauma raquimedular a fim de minimizar as consequências negativas inerentes a essa patologia, o presente estudo tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos médicos – alunos e profissionais – quanto ao manejo de pacientes com trauma raquimedular. Para isso, serão realizadas entrevistas com residentes e emergencistas que trabalham em unidades de emergência do município de Campinas/SP.
Elaboração e validação das Atividades Profissionais Confiáveis para a residência de Medicina de Família e
Comunidade no contexto brasileiro
Joana F. Bragança Bastos e Leonardo de Andrade Rodrigues Brito
As atividades profissionais confiáveis (APC) descrevem unidades de prática de uma especialidade médica. São observáveis, passíveis de avaliação e compostas de mais de uma competência. Órgãos internacionais associados ao ensino médico já desenvolveram APCs para a residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC). O objetivo deste trabalho é elaborar e validar as APCs para a residência de MFC no contexto brasileiro. A elaboração será realizada inicialmente por um grupo de especialistas em MFC. As APCs elaboradas serão então avaliadas por um painel de especialistas educadores em MFC e posteriormente serão convidados a consulta médicos que atuam em MFC em todo o país. Os especialistas serão convidados à participação e após a assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderão a um questionário sócio demográfico e questionário de percepções sobre as APCs e suas competências propostas. Será usada a metodologia Delphi para consenso e validação das APCs.
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DOS SANITÁRIOS PÚBLICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Cássio Luís Zanettini Riccetto e Gabryella Rodrigues de Oliveira
Há muito pouca literatura científica sobre a relação das pessoas com sanitários públicos a partir de uma perspectiva psicológica baseada em suas avaliações. O projeto pretende estudar as percepções dos estudantes da UNICAMP sobre o uso e as condições dos sanitários públicos da Universidade, além de estudar também eventuais mudanças no padrão de uso dos sanitários após a pandemia de COVID19. Trata-se de um estudo transversal , desenvolvido em formato online, anônimo, por meio da plataforma Google Forms. A pesquisa será divulgada como um convite para preenchimento do questionário Google Forms via e-mail institucional à comunidade de estudantes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Implementação do instrumento “Mini-CEX” para avaliação no contexto clínico em recortes no internato do curso de Medicina da UNICAMP: efeitos no processo de ensino e aprendizagem
Joana Froés Bragança Bastos e Ugo Caramori
O internato compila experiências educacionais significativas durante a formação médica, neste cenário, a avaliação tem papel relevante: os métodos buscam avaliar as habilidades clínicas e práticas dos alunos e como seus conhecimentos são aplicados no cenário real, assim sendo, evidenciam o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício profissional enquanto médicos e médicas. Uma ampla gama de métodos podem ser usados para a avaliação do contexto clínico, dentre eles: o “Mini-CEX” (mini-clinical evaluation exercise). Este projeto de pesquisa busca produzir dados originais à cerca da implementação do “Mini-CEX” como método de avaliação no contexto clínico em um recorte definido dentre o internato do curso de Medicina da UNICAMP, com ênfase na validade, aceitabilidade e efeitos no processo de ensino-aprendizagem.
Processos Cognitivos e Estratégias Educacionais de Estudantes e de Programa Educacional
2025
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
O impacto da aprendizagem autorregulada na aquisição de habilidades básicas de manipulação do transdutor de ultrassom
Thiago Santos
A ultrassonografia point of care (POCUS) requer aprendizado escalonado devido à sua complexidade. A aprendizagem autorregulada (SRL- self-regulated learning) tem apresentado bons resultados na educação médica. No entanto, o papel do SRL para otimizar a retenção de habilidades de manipulação de transdutor ainda é incerto. O objetivo deste estudo é investigar a eficácia do feedback aprimorado por SRL (SRLEF) na retenção de habilidades de manipulação de transdutor em comparação com o feedback formativo direto. Um estudo de coorte prospectivo será conduzido para comparar coortes de intervenção e controle de alunos que realizam tarefas de manipulação de transdutor em dois momentos. Acreditamos que o SRL pode melhorar a retenção de conhecimento teórico e habilidades técnicas e pode ser incorporado ao ensino de POCUS no futuro.
Diagnóstico clínico-político do sofrimento psíquico de jovens universitários: uma interface entre educação e psicanálise
Kelly Brandão; Fabiana Sanches Grecco; Beatriz Almeida Gabardo; Michele Cristina
de Sousa Pedroso; Venúsia Cele Ferraz Pinheiro; Tatiana Vidotti; e Gustavo Marques de
Oliveira.
Este projeto, pautado na interface Educação e Psicanálise, em interlocução com autores contemporâneos das Ciências Humanas que discutem os efeitos do neoliberalismo no campo da Educação, surge no contexto de um crescente aumento nos índices de sofrimento psíquico entre os
jovens universitários. Tem por objetivo realizar um diagnóstico clínico-político dos processos de subjetivação e de sofrimento psíquico de jovens universitários da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e investigar o agravamento das condições de vulnerabilidade social e psíquica desse público, sobretudo após a pandemia de Covid-19, em que muitos efeitos psíquicos e sociais ainda não foram totalmente dimensionados. Pretende-se também analisar os desafios quanto ao ingresso, inserção, permanência e ao pertencimento experimentados por estudantes universitários, considerando as mudanças promovidas com a ampliação e diversificação dos modos de acesso, às políticas afirmativas, assim como as ações e os recursos destinados à permanência estudantil na UNICAMP. Trata-se de um estudo com delineamento metodológico híbrido, com pesquisa documental e bibliográfica, questionário online de autopreenchimento e grupos focais presenciais. Prevê a participação de estudantes universitários de cursos de graduação da UNICAMP, exceto da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Espera-se que a problematização dos processos de subjetivação na universidade, em uma perspectiva histórico-crítica, fundamente a realização de um
diagnóstico clínico-político concernente ao sofrimento psíquico da comunidade discente da graduação da UNICAMP.
Objeção de Consciência no Cuidado ao Aborto: Estudo Unicêntrico
José Paulo de Siqueira Guida e Andressa Aparecida Luciano Batista
Objetivo: Explorar, através de estudo transversal, a percepção de estudantes de graduação em medicina, médicos residentes e especialistas sobre a objeção de consciência ao aborto legal. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, com a aplicação do instrumento “MOSAIC”, desenvolvido e validado na língua portuguesa para avaliação de objeção de consciência em casos de aborto, em médicos e estudantes de Medicina de um centro brasileiro. O tamanho amostral estimado é de 220 participantes, no período de Agosto de 2025 a Maio de 2026. Serão convidados a participar alunos da Graduação em Medicina da FCM-Unicamp ou residente de programa vinculado à FCM-Unicamp com atuação do CAISM ou médico com atuação no CAISM que participarão respondendo ao questionário específico.
Primeira Competição Nacional de Simulação Realística de Trauma e Emergência: da concepção aos resultados
Andrea de Melo Alexandre Fraga e Jaqueline Ferreira Leite Pozar
Utilizaremos o evento Primeira Competição Nacional de Simulação Realística de Trauma e Emergência realizada entre os dias 14 a 16 de março de 2025 na FCM-UNICAMP como objeto do estudo. Os objetivos são: realizar um relato de experiência sobre o evento, analisar o desempenho global das equipes nas competências técnicas e não técnicas nas estações da competição de simulação; comparar o desempenho global das equipes nas competências técnicas e não técnicas nas estações em relação às diferentes especialidades em saúde; . Trata-se de um estudo observacional transversal retrospectivo comparativo. Os dados de desempenho global serão extraídos a partir do software SimCapture® e estarão anonimizados .A análise será realizada por meio de estatística descritiva do desempenho geral de todas as equipes nas estações e das competências avaliadas. Adicionalmente, o desempenho global das equipes será submetido à análise comparativa entre as estações, utilizando-se testes estatísticos apropriados
Queixas Visuais na Clínica Fonoaudiológica: Percepções e Condutas de Estudantes e Supervisores em uma Clínica Escola
Rita de Cássia Letto Montilha e Amel Rita Latif Ibrahim
A visão exerce papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e da comunicação, mas ainda é pouco abordada na formação fonoaudiológica. Esta pesquisa objetiva investigar as percepções e condutas de estudantes e supervisores de uma clínica escola frente às queixas visuais apresentadas por pacientes durante os atendimentos. Trata-se de um estudo quantitativo, de delineamento transversal, com aplicação de questionários online e anônimos, distintos para estagiários e docentes supervisores. Os instrumentos abordarão a identificação de queixas visuais, as condutas adotadas, as orientações familiares, os encaminhamentos realizados e a formação recebida sobre o tema. A coleta ocorrerá após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do NAPES, sendo divulgada por meio de grupos institucionais. Os dados serão analisados, de forma anônima, por estatística descritiva, buscando compreender como as queixas visuais são reconhecidas e manejadas na clínica fonoaudiológica.
Uso da simulação para intubação traqueal e reanimação cardiopulmonar em crianças: estratégias para evitar lesões iatrogênicas através da educação médica. Um estudo piloto.
Andrea de Melo Alexandre Fraga e Sophia França Onoue
A simulação é uma ferramenta essencial na formação médica por possibilitar o treinamento prático em ambiente seguro, sem riscos aos pacientes. Procedimentos como intubação traqueal (IT) e reanimação cardiopulmonar (RCP) exigem prática eficaz para evitar erros. Por isso, é fundamental que esses treinamentos sejam iniciados precocemente no curso de medicina. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do programa de treinamento com uso de simulação no desempenho de estudantes do último ano de graduação em medicina de uma universidade estadual, em relação à IT e à RCP em pediatria. Trata-se de um estudo longitudinal e observacional que avaliará o desempenho dos estudantes após o treinamento com simuladores realísticos para IT e RCP na pediatria através de autoavaliações. O instrumento utilizado será o OSATS (Objective Structured Assessment of Technical Skills) que é uma ferramenta validada internacionalmente.
PERCEPÇÃO DE VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS DO CURSO DE MEDICINA
Joana Froes Bragança e Gustavo Villa Real
A violência permeia o cotidiano de profissionais da saúde e a exposição ao cenário de assistência à saúde marcado por ambiente vulnerável a experiências de violência tem início ainda durante a formação. Mensurar a percepção quanto à violência que circunda a formação médica, sob a ótica de estudantes de medicina, é estratégia importante para a compreensão e enfrentamento desse fenômeno. Com o objetivo de identificar a percepção acerca da violência no ambiente de ensino-aprendizagem de educandos do curso de medicina de diversas instituições de ensino do país, esse projeto propõe um questionário auto-aplicável, online, a ser disparado a estudantes de medicina de todo o país; além de entrevistas (em grupos focais) com estudantes de medicina da FCM da Unicamp. A composição entre um método qualitativo e outro quantitativo pode ser prolífica e apresentar dados relevantes quanto à percepção dos estudantes.
2024
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Simulação Clínica Presencial vs. Simulação com Realidade Aumentada: Um Estudo Controlado Randomizado de Não-Inferioridade
Bruno Augusto Goulart Campos
Trata-se de um estudo internacional controlado e de não-inferioridade que visa avaliar a evolução de médicos e residentes por meio de um cenário simulado de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC). O objetivo principal do estudo é comparar os resultados de desempenho entre dois grupos: participantes da simulação presencial tradicional e aqueles imersos no cenário de Realidade Aumentada (RA).
A progressão pelo cenário será medida por um instrumento inclusivo para avaliar o desempenho global dos participantes, considerando Habilidades Técnicas (HT) e Não Técnicas (HNT).
Investigação de Mecanismos de Desengajamento Moral em Estudantes/Residentes de Medicina frente a vertente da Futilidade Terapêutica
Dario Cecílio Fernandes e Renata Alves De Andrade Moreira
Decisões na área da saúde estão amparadas em dilemas éticos, na qual é importante considerar tanto o quadro clínico do seu paciente quanto as condutas éticas e morais. Para que as decisões sejam tomadas o indivíduo ativo padrões comportamentais assimilados durante a construção de sua formação médica, juntamente com as suas crenças pessoais, o que na área da psicologia é denominada de autoesquema. Diante disso podemos exemplificar o posicionamento de alguns médicos diante de um atendimento na qual já não existem mais opções terapêuticas satisfatórias para a melhora do quadro clínico do paciente, contudo o profissional acaba insistindo em terapêuticas fúteis e argumenta suas decisões se apoiando em algum tipo de mecanismo de desengajamento moral. Essa pesquisa qualitativa utilizará de métodos de rich picture e entrevista semiestruturada, utilizando como recurso metodológico a análise temática (Template analysis).
Atendimento ao paciente surdo: Principais (in)seguranças dos estudantes em formação sobre a comunicação nos atendimentos em saúde.
Janice Timóteo e Emile Chiareli Stein
O estudo tem objetivo de compreender as expectativas dos estudantes de saúde em formação sobre a comunicação no atendimento ao paciente surdo usuário de Libras e utilizará uma abordagem quantitativa por meio de questionário online. Os participantes devem ser alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina, da Unicamp e devem estar no último ano da graduação. Espera-se demonstrar com essa pesquisa, a diferença na percepção do atendimento ao paciente surdo e as principais (in)seguranças dos estudantes sobre a comunicação nos atendimentos de saúde fazendo uma comparação dos alunos que cursaram alguma disciplina de Libras na Unicamp e dos alunos que não cursaram Libras para ver se há alguma diferença considerável quando se pensa no atendimento a pacientes surdos usuários de Libras.
O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO MÉDICO PARA A MELHORIA DAS PRÁTICAS EM SAÚDE DA MULHER.
Daniela Yela e Alice Albuquerque Figueiredo
Uma ferramenta amplamente usada como tecnologia de ensino tem sido podcast. O desenvolvimento de um Podcast institucional facilitaria a disseminação de informação, a discussão sobre melhorias dentro do serviço e o intercâmbio de experiências. Serão realizadas gravações quinzenalmente. Os episódios serão disponibilizados em plataformas de áudio .Cada episódio contará com entrevista a especialista interno e a um convidado de serviço externo, sobre temática pré-determinada, com duração média de trinta minutos e ao seu final os ouvintes serão direcionados ao material complementar de estudo e a questionários qualitativos. A aceitação será medida pelo número de acessos. O tamanho amostral será calculado por conveniência, com uma estimativa de 250. Será́ realizada uma análise descritiva das variáveis e calculada a sua frequência, médias e desvio padrão.
TESTES GENÉTICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O LETRAMENTO EM SAÚDE
Vera Lúcia Gil Lopes e Aline Roberta Bariani Marcelino Biondo
Este projeto de pesquisa visa avaliar o letramento em genética entre grupos de diferentes membros da sociedade: alunos recém-ingressos em cursos universitários, alunos graduandos em medicina e médicos residentes. A finalidade é identificar lacunas de conhecimento e desenvolver materiais educacionais adequados. Através da elaboração e da aplicação de formulários voltados para os grupos estudados, que em contrapartida terão acesso à vídeos educacionais com abordagem sobre conceitos de genética e testes genéticos, a presente pesquisa é relevante frente à sua contribuição para a melhora da compreensão acerca do tema, promovendo o uso responsável dos testes genéticos aliado a sistemas de manutenção de saúde e bem-estar das populações estudadas.
ONDA AMARELA: PREVENÇÃO DE TRAUMAS ATRAVÉS DO ENGAJAMENTO SOCIAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA NO ESTES 2024 – PORTUGAL
Gustavo Fraga e Vitor Favali Kruger
A Onda Amarela, iniciativa criada em colaboração pelas faculdades de medicina da cidade Campinas, teve como objetivo a produção de trabalhos científicos para o 23 Congresso Europeu de Trauma, em Estoril, Portugal, focados em prevenção de eventos relacionados as mortes por trauma no Brasil. Trata-se estudo retrospectivo, observacional, analítico e descritivo, com os dados obtidos através de um questionário anônimo aos alunos que tiveram seus projetos aprovados no congresso ESTES 2024 sobre a importância do projeto Onda Amarela em sua formação.
Dsenvolvimento e avaliação de aplicativo como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo glicêmico e suas comorbidades
Everardo Magalhães Carneiro e Ana Clara de Gouvêa Fernandes
A Obesidade e o diabetes têm sido temas cada vez mais recorrentes na
sociedade, com aumento agravante no número de pessoas afetadas.
Os aplicativos para smartphones, são ferramentas cativantes para se utilizar no ensino e uma alternativa interessante para o aumento do sucesso na educação a respeito da obesidade e diabetes. Com isso em mente, este projeto tem como intuito desenvolver e testar um aplicativo de celular como uma ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem sobre o metabolismo glicêmico, obesidade e diabetes para ensino médio e ensino superior, contribuindo para o aprendizado destes temas, a dinamização e atualização das aulas de fisiologia. Para testar se o aplicativo promove aprendizado, aplicaremos o design experimental de pré e pós teste, com questionários de conhecimento sobre o metabolismo glicêmico e comorbidades.
Avaliação das solicitações de exames laboratoriais nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da UNICAMP
Celia Regina Garlipp e Caio Pinto Teixeira Araújo
Atualmente, vivemos a evolução tecnológica na saúde e o aumento da facilidade para solicitar exames complementares, tanto em ambiente ambulatorial quanto hospitalar. Na UTI, os exames complementares são essenciais para pacientes críticos, mas há uma tendência de generalização nas solicitações, o que pode causar sobrecarga na equipe, aumento de custos e intervenções desnecessárias, impactando negativamente os desfechos clínicos, como maior tempo de internação e mortalidade. O estudo será observacional, analítico e transversal, e investigará as solicitações de exames laboratoriais nas UTIs do HC-UNICAMP em 2023, avaliando custos, desfechos clínicos e as motivações dos médicos residentes para solicitar exames.
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DE CASOS CLÍNICOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM HISTOLOGIA
Silvio Consonni e José Henrique Araújo
As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina ressaltam a importância das competências humanísticas para os estudantes, indo além do conhecimento técnico e incentivando a integração de disciplinas e a aprendizagem ativa. Contudo, muitas instituições ainda adotam métodos tradicionais de ensino, focados na memorização, passividade dos alunos e currículos fragmentados. Nesse cenário, o presente projeto busca avaliar a eficácia do uso de casos clínicos na disciplina de Histologia da graduação em Medicina na Unicamp. A análise será baseada na percepção de estudantes do 2º ao 5º ano, utilizando uma escala Likert desenvolvida para atender aos objetivos específicos do projeto, que incluem: motivação, relação entre conteúdos, participação ativa, habilidades superiores da Taxonomia de Bloom e demonstrar a relevância do conteúdo para prática profissional.
Transtornos mentais comuns (TMC) e fatores associados em estudantes de medicina da Unicamp
Sergio Roberto de Lucca e Mateus Goussain de Souza Macahiba
O objetivo principal deste estudo é investigar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre os alunos de medicina e identificar os fatores associados. Serão aplicados o questionário SQR-20 para avaliação da prevalência de TMC e um questionário de perfil sociodemográfico, de condições de vida e de estudos dos participantes. Após aprovação no NAPES e no CEP da Unicamp, os questionários de autopreenchimento virtual, hospedados no Google Forms, serão enviados pela CEG e as respostas serão recebidas pelos pesquisadores de forma anonimizada. Espera-se que os resultados revelem uma significativa influência do ambiente acadêmico na saúde mental dos estudantes. Caso isso se confirme, será possível identificar quais grupos de alunos estão mais vulneráveis e necessitam de intervenções específicas. Os resultados deste estudo possibilitarão a proposição de melhorias e novos projetos na FCM.
Dermadeck: ensino no reconhecimento de lesões elementares dermatológicas
Andrea Fernandes Eloy da Costa França e Gabriel Molina de Lima
Este estudo consiste no desenvolvimento de uma ferramenta educacional baseada em flashcards de dermatologia. O conteúdo dos flashcards incluirá imagens de lesões dermatológicas extraídas do projeto de mestrado da aluna Carolina Sangoi de Oliveira Ilha, com o título de “Elaboração de banco de dados para desenvolvimento de aplicativo móvel direcionado ao aprendizado de dermatologia”. Após o desenvolvimento do instrumento, este será disponibilizado para uso pelos estudantes da disciplina de dermatologia do curso de graduação em Medicina da Unicamp. Após o uso da ferramenta, os participantes responderão a um questionário anônimo, utilizando uma escala de Likert de 5 pontos, avaliando a percepção sobre o uso e sobre o impacto no aprendizado e na prática diagnóstica. Coletados os dados, estes serão submetidos a uma análise estatística com nível de significância estabelecido de 5%.
2023
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Avaliação dos Efeitos sobre a Retenção a Longo Prazo de Diferentes Estratégias de Reflexão Deliberada
Dario Cecílio-Fernandes e Francisco Carlos Specian Junior
Estratégias de desenvolvimento do raciocínio clínico, muitas vezes, não são sistematicamente integradas no currículo de graduação e erros de raciocínio clínico são muito danosos para a população. A reflexão deliberada (RD) é uma ferramenta desenvolvida para melhorar a performance diagnóstica e, também, tem sido usada para o ensino do raciocínio clínico. Avaliar a diferença de performance diagnóstica e do desenvolvimento do raciocínio clínico de estudantes do sexto ano de graduação de medicina diferentes estratégias educacionais combinadas à reflexão deliberada. Ao todo serão convidados 144 estudantes do sexto ano de graduação da FCM da UNICAMP que participarão de dois experimentos.
ENSINO DE ANATOMIA DE PÁLPEBRAS, VIAS LACRIMAIS E ÓRBITA PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA USANDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZADO ATIVAS
Keila Miriam Monteiro de Carvalho e Fernando Max Alves Ferreira
O objetivo do presente estudo é a elaboração e avaliação de um material online para atualização de conhecimentos relativos à anatomia das pálpebras, vias lacrimais e órbita e da semiologia na prática ambulatorial pelos acadêmicos em Medicina. Além disso, criar ferramentas para verificar o desenvolvimento do aprendizado baseado em educação à distância interativa e por meio de internet nas modalidades semipresencial e à distância. Trata-se de um estudo analítico transversal. Os sujeitos da pesquisa serão alunos de graduação de Medicina – FCM/UNICAMP. Será criada uma sala de aula virtual para o conteúdo desenvolvido sobre o tema com aulas, vídeos informativos e material de referência e orientações de ensino e sobre os procedimentos ambulatoriais semiológicos. Serão ainda elaborados e aplicados questionários de avaliação aos sujeitos da pesquisa.
Avaliação do aprendizado de neurorradiologia por estudantes de medicina por meio de um website com propósitos educacionais.
Fabiano Reis e Vítor Ribeiro Gil
A neurorradiologia é uma área cada vez mais frequente no cotidiano médico, sobretudo com o envelhecimento da população e a emergência das doenças vasculares e neurodegenerativas, exigindo o básico conhecimento da especialidade pelo clínico geral. Contudo, é descrito na literatura um medo infundado dos alunos da graduação da medicina perante às neurociências (neurofobia); seja por falta de conhecimentos básicos de neuroanatomia, seja por desconhecimento da radiologia básica. Levando em conta esse fato, esta pesquisa avaliará a utilização de um website como ferramenta de estudo válida para os alunos da medicina; sua eficácia será avaliada por meio de um questionário já validado na literatura (NeuroQ), capaz de verificar o grau de neurofobia dos estudantes. Ele será aplicado antes e após uso do website, para fins de comparação dos resultados.
Avaliação comparativa da carga cognitiva em questões de múltipla escolha e questões com respostas super curtas: um estudo com rastreamento ocular
Dario Cecílio Fernandes e Maria Gabriela Carneiro Queiroz
Introdução: Questões com respostas muito curtas (QRMC) têm sido utilizadas para avaliar o conhecimento, pois limitam acertos aleatórios, promovem aplicação e integração do conhecimento e oferecem melhor retenção de informações. A avaliação da carga cognitiva pode ser feita por meio do rastreamento ocular, fornecendo informações precisas dos processos cognitivos envolvidos. Objetivo: Comparar a carga cognitiva, acertos e erros na resposta de questões com resposta múltipla escolha (QMEs) e QRMCs. Método: Estudo experimental randomizado para realização da prova, com crossover, com 40 questões(20 QMEs e 20 QRMCs) em sessão única. As questões serão adaptadas de provas de residência médica e do teste progresso, abrangendo diferentes áreas e níveis de complexidade. Incluiremos alunos do 5º e 6º ano de medicina.
Medicina baseada em evidências na residência médica: como a aprendizagem por meio de metodologia ativa pode influenciar na prática clínica dos residentes?
Cassio Cardoso Filho e Erika Barros Lima Pinheiro,
A Medicina Baseada em Evidências (MBE) tem como objetivo aliar a melhor evidência científica disponível à experiência clínica e à decisão compartilhada com o paciente. No entanto, sua prática enfrenta desafios, como a falta de tempo e habilidades limitadas dos profissionais de saúde. Este estudo busca avaliar a experiência dos residentes do Programa de Medicina de Família e Comunidade com a disciplina de MBE. O estudo utiliza um desenho descritivo, observacional e transversal. Serão aplicados questionários pré e pós-intervenção em 44 residentes de Medicina de Família e Comunidade da UNICAMP. Os questionários abordam o perfil sociodemográfico, percepções sobre a Medicina Baseada em Evidências (MBE) e o impacto do curso na prática clínica. Os dados dos questionários pré e pós-intervenção serão analisados quanto à distribuição normal da amostra e depois submetido a testes de associação de hipóteses
Elaboração de aplicativo para registro de histórico de tratamento farmacológico e seguimento farmacoterapêutico de pacientes em unidade de internação psiquiátrica de hospital terciário
Karina Diniz Oliveira e Matheus Santarosa Cassiano
A transição do prontuário físico para o prontuário eletrônico do paciente, no campo da saúde mental e psiquiatria, tem prejudicado o acesso à informação consistente, como o histórico de tratamento farmacológico, para tomada de decisões na prática clínica. Nosso objetivo é desenvolver um aplicativo para web browser de amplo acesso para registro do histórico farmacológico prévio e atual do paciente admitido em unidade de internação psiquiátrica do Hospital de Clínicas da UNICAMP, bem como validar sua utilização na prática assistencial através da percepção dos médicos residentes. Com isso, esperamos que haja uma facilitação no processo de decisão e manejo clínico de pacientes graves durante o seguimento em múltiplos cenários de atenção no ambiente de hospital terciário.
Avaliação de conhecimento, atitude e prática de acadêmicos de medicina e de médicos residentes da FCM/UNICAMP frente à triagem sorológica de sífilis na gestação e prevenção de sífilis congênita
Helaine Maria Besteti Pires Mayer Milanez. e Larissa Klaumann Schmidt
A sífilis na gestação ainda é observada em números alarmantes, o que tem favorecido uma ocorrência relevante de sífilis congênita (SC). Com o objetivo de prevenir o acometimento feto-neonatal, o Ministério da Saúde preconiza a realização de triagem sorológica no início do pré-natal, às 28 semanas e na admissão para parto ou aborto. Os dados das notificações de sífilis congênita revelam exponencial aumento do diagnóstico durante a gravidez e expressivo percentual de tratamento inadequado da sífilis na gravidez, demonstrando que a problemática da sífilis no país está diretamente relacionada à má qualidade da atenção pré-natal e aumentando a incidência de sífilis congênita. Objetivo: Analisar o conhecimento, atitude e prática dos médicos residentes e acadêmicos de Medicina da FCM/Unicamp frente à triagem sorológica para sífilis na gestação, tratamento e prevenção da SC. Métodos: Será um estudo do tipo inquérito CAP (conhecimento, atitude e prática), através do envio on-line de questionário estruturado auto-aplicável e sem identificação, contendo perguntas de múltiplas escolhas sobre conduta para rastreamento e tratamento de sífilis na gravidez. Será construído um banco de dados que serão avaliados através de médias, desvio padrão, mediana, frequências absolutas (n) e relativas (%), com uma amostra mínima de n=253 alunos de Medicina e n=275 médicos residentes. A relação entre as atitudes consideradas corretas e idade e sexo será avaliada através de teste t de Student e Qui-quadrado. Os resultados demonstrarão a adequação ou não do conhecimento, atitude e prática dos médicos residentes e acadêmicos de medicina na prevenção da sífilis congênita, uma vez que o médico representa elo fundamental de uma rede de serviços de proteção, promoção e recuperação da saúde e suas práticas podem e devem contribuir para intervenção adequada na história natural de uma doença. Nesse contexto, a identificação da gestante infectada, o acesso aos serviços de acompanhamento pré-natal, a adesão ao acompanhamento com a realização de um número adequado de consultas e a identificação e o tratamento de agravos associados têm forte impacto positivo na redução da prevalência da SC. A análise do fator médico envolvido – com relação a seus conhecimentos, atitudes e práticas – na prevenção da sífilis congênita, poderá auxiliar a implementação de medidas de esclarecimento e adequação do conhecimento às práticas vigentes desses futuros profissionais, com o objetivo de evitar a sífilis congênita, doença prevenível se as ações em nível de assistência pré-natal forem realizadas de maneira adequada.
Caracterização Longitudinal do Desempenho das Ferramentas de Avaliação das Disciplinas de Semiologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Jean Marcos de Souza
As disciplinas de Semiologia da FCM-UNICAMP não possuem dados parametrizados sobre as suas avaliações. Visamos avaliar, através de ferramentas psicométricas, a Utilidade (U) dos instrumentos de avaliação das nossas disciplinas. Trata-se de uma coorte prospectiva, para qual serão convidados todos os alunos do terceiro ano de Medicina e os profissionais relacionados ao ensino. Serão coletados dados referentes às notas dos alunos nos instrumentos de avaliação e notas das avaliações de curso preenchidas pelos estudantes e equipe de ensino. Para a composição de U, cada instrumento será avaliado quanto à confiabilidade, validade, efeito educacional, factibilidade e aceitação. As avaliações de conhecimento também serão avaliadas quanto à eficácia pela Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI).
2022
TÍTULO
PESQUISADORES
RESUMO
Viabilidade da impressão 3D como ferramenta de baixo custo para modelos de ensino em Otorrinolaringologia pediátrica no Brasil
Rebeca Maunsell e Stefano Tincani
A prática de procedimentos médicos vem se tornando mais difícil devido à carência de modelos animais e cadáveres. A demanda por alternativas pode ser suprida pela impressão 3D. A tecnologia MSLA de impressão 3D tem resolução micrométrica e baixo custo, possibilitando soluções diversas e acessíveis para o ensino. O objetivo deste projeto é analisar se a impressão 3D MSLA é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento e manufatura de modelos acessíveis de ensino da otorrinolaringologia pediátrica. Serão desenvolvidos modelos didáticos baseados em aspectos anatômicos ou a partir de exames de imagem. Eles serão utilizados e avaliados por alunos de graduação, médicos residentes e médicos especialistas em otorrinolaringologia. Os custos de todo o processo serão registrados e descritos. Ao final o objetivo pedagógico e a viabilidade financeira serão analisados.
ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DA PANDEMIA: ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO NOVO
FORMATO DE RODÍZIO DA MD758 E DOS ATENDIMENTOS NOS CAMPOS DE PRÁTICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Patricia Rehder e Igor Zanirato
No início de 2020, as medidas restritivas por conta da pandemia coronavírus ocasionou a transposição do ensino presencial para o remoto, prática que desfavorece o ensino prático .Em vista disso, escolas médicas tiveram que adotar estratégias para minimizar o impacto da pandemia nas atividades em contexto clínico; é o caso da disciplina MD758 que reestruturou o rodízio em 2022 para o submódulo Centro de Saúde se adequar ao número restrito de alunos nos campos de prática e de UBS disponíveis. A área de GO também precisou incluir um novo cenário de prática para contornar a redução do número de encontros nas UBS. Objetivos: Avaliar quais foram os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino de GO no novo formato de rodízio da disciplina MD758. Métodos: Estudo prospectivo e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa dos dados da tabulação de atendimento da UBS, do Formulário Google de presença e das atividades nos plantões do CAISM e da autoavaliação crítica na avaliação discente.
AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO PRÁTICO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Patricia Rehder e Henriquy Coelho Aguiar
A pandemia impactou o mundo em diversos cenários, a suspensão das atividades presenciais exigiu a implantação de estratégias alternativas, capazes de cumprir com os objetivos de ensino previamente estabelecidos. A disciplina MD758 – do curso de Medicina tem como objetivo a inserção integral do aluno no Sistema Único de Saúde, bem como a consolidação das habilidades de anamnese, exame físico e raciocínio clínico, por meio da assistência à população vinculada às Unidades Básicas de Saúde nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia (GO). Devido às limitações impostas pela crise sanitária, a gestão do estágio de GO implantou simulações na grade curricular e ampliou os campos de prática – com troca de experiência entre alunos do 4º e 5º ano do curso, como formas de cumprir com as competências esperadas. O presente estudo prospectivo e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa e tem como objetivo avaliar a eficácia das estratégias adotadas pela área de GO
A ampliacao do modelo de mentoria e do estudo individualizado no ensino médico em tempos de pandemia
Sergio Resende Carvalho e Gian Lucca Libório Pereira
Dada a proximidade do evento histórico, as consequências da pandemia para a educação ainda não podem ser precisamente mensuradas. O presente estudo se propõe a estudar como o ensino remoto afetou a abordagem de alunos e professores do curso de medicina da Universidade de Campinas no âmbito da recorrência de Planejamentos de Ensino Individualizado – entre os alunos – e no fortalecimento do modelo de mentoria – entre os professores. Para tal fim, será utilizado o método de entrevistas semiestruturadas com os integrantes dos grupos selecionados
Percepções de estudantes do curso de medicina da Unicamp sobre o aprendizado de semiologia durante a pandemia de Covid-19
Ana Maria Galdini Raimundo Oda e João Pedro de Oliveira Campos
A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no ensino de graduação em medicina da FCM Unicamp. O objetivo desta pesquisa é conhecer as percepções de estudantes do curso de medicina, atualmente cursando os 4º e 3º anos de graduação, sobre as experiências de aprendizado na disciplina MD543-Semiotécnica da Observação Clínica, em 2021 e 2022. A pesquisa terá duas etapas, a primeira a aplicação de um inquérito on-line (survey), com questões tipo Likert, que abordarão a percepção de aprendizado na disciplina MD543, com respeito aos principais objetivos estabelecidos nos programas, a avaliação das atividades remotas e presenciais, e o impacto da pandemia de Covid-19 no aprendizado. A segunda etapa será feita por meio de dois grupos focais, com alunos das duas turmas. Esta pesquisa conta com o apoio do edital PRG/PRP Impactos da pandemia no ensino de graduação da Unicamp – 2022 (bolsa PIBIC Unicamp).
A metodologia MEET (Medical Education Empowered by Theater) e a estética do oprimido de Augusto Boal
Márcia Strazzacappa e Letícia Frutuoso
O presente projeto de pesquisa almeja investigar as emoções, os aprendizados e as reflexões dos estudantes do curso de medicina nas disciplinas MD444 (obrigatória) e MD985 (eletiva) da Faculdade de Ciências Médicas que vão cursar aulas com a metodologia transdisciplinar MEET (Medical Education Empowered by Theater). MEET utiliza-se de conhecimentos das áreas do teatro e educação médica para propiciar aos estudantes um ambiente de diálogo no qual se possa trabalhar a identidade profissional, a empatia, comunicação, presença ativa, disponibilidade, trabalho em equipe e propiciar reflexões acerca da vida profissional.
ANÁLISE DOS ATENDIMENTOS DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E AS ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO PRÁTICO
Patricia Rehder e Alice Morellato Haddad
A pandemia de COVID-19 vem causando impacto direto na formação médica no mundo e no
Brasil, evidenciando a necessidade de readaptação do currículo médico à uma nova
realidade. Ao mesmo tempo em que muitas atividades foram readequadas para um modelo de ensino remoto de forma bem-sucedida, e sobre as quais foram realizadas estudos mostrando a efetividade da transição do ensino presencial para o remoto, outros componentes do currículo médico são indissociáveis da prática e foram em grande medida impactados pela pandemia em curso. O presente trabalho, que se trata de estudo de coorte de caráter descritivo, tem como objetivo avaliar quais foram os impactos da pandemia no ensino de GO na disciplina MD758 e utilizar os resultados como instrumento para auxiliar no melhoramento contínuo desta disciplina e, consequentemente, do ensino médico na faculdade de ciências médicas, sugerindo a manutenção de estratégias aplicadas bem-sucedidas, e a mudança daquelas que acarretaram perdas no ensino.
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO PRÉ-NATAL E PÓS-NATAL
Fernanda Surita, Daniela Machado Labre, Isabelle Monteiro, Juliana Vasconcellos Freitas de Jesus, Odette del Risco Sánchez
Objetivos: O projeto apresentado visa avaliar a implementação de uma estratégia para a abordagem da violência doméstica em um serviço de atenção pré-natal e pós-natal nos ambulatórios de Obstetrícia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Método: O estudo está embasado em uma perspectiva mista, visando à integração das abordagens quantitativa e qualitativas, sendo adotada uma estratégia de triangulação concomitante.As técnicas utilizadas serão questionário e entrevistas semiestruturadas escritas para o diagnóstico inicial dos conhecimentos e atitudes dos participantes sobre o objeto de estudo. Como intervenção, serão desenvolvidas atividades educativas junto aos participantes baseadas na metodologia de educação entre pares. Para a análise da associação entre as variáveis serão empregados testes Qui-quadrado, exato de Fisher e Mann-Whitney. Será assumido confiabilidade de 95% (α = 0,05 (5%)). Os dados qualitativos serão analisados mediante análise de conteúdo temático.
O ENSINO DA INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL E DEMAIS ABORDAGENS DA VIA AÉREA NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA E SUA
IMPORTÂNCIA PARA O MANEJO DO PACIENTE GRAVE COM COVID19
Vanessa Henriques Carvalho e Douglas Carvalho Cardoso
A intubação orotraqueal (IOT) é uma forma invasiva de via aérea segura para a ventilação mecânica que se mostrou de extrema importância no tratamento de pacientes graves com COVID-19, tratamento inicial para pacientes em insuficiência respiratória. Os estudantes de medicina possuem um grande nível de conhecimento teórico, porém com pouca experiência prática, cenário importante para uma IOT, visto que é um procedimento realizado, muitas vezes, em situações de emergência, necessitando de organização, planejamento e conhecimento adequado para um bom desenvolvimento. O uso de simuladores com manequins é considerado uma das melhores opções para instruir estudantes no desenvolvimento de habilidades em IOT e em todo manejo da via aérea. Objetivamos ensinar habilidades técnicas e não-técnicas no manejo da via aérea em manequins, simulando pacientes com COVID-19 por meio da apresentação de estações de simulação hands-on nos principais cenários de via aérea difícil no paciente com COVID-19.
Treinamento permanente para os residentes de Cirurgia Geral do Hospital de Clinicas da Universidade Estadual de Campinas
Elcio Shiyoiti Hirano e Mayara Galisse Negrão
O projeto visa a criação de vídeos médicos educacionais no treinamento de habilidades de residentes de Cirurgia Geral do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.
A proposta é a criação de conteúdo no formato de videos em que os procedimentos médicos mais realizados no dia a dia do Residente de Cirurgia geral sejam demonstrados de maneira clara, com check list, descrição cirúrgica e listagem de materiais, a fim de facilitar e complementar o aprendizado dos residentes. Serão elaborados questionários relacionados aos temas abordados nos videos, esses questionários serão aplicados antes e apos a visualização do conteúdo. Questionários e videos estarão disponível em plataforma MOODLE a todos os residentes concordantes com o TCLE.
O objetivo é melhorar o aprendizado de habilidades e procedimentos médicos por meio da utilização de vídeos educacionais e avaliar o êxito da inserção desta tecnologias por meio dos questionários.
A metodologia MEET (Medical Education Empowered by Teather) e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e
empatia na formação médica de residentes de Hematologia e Hemoterapia
Paula de Melo Campos
O ensino médico vem sofrendo necessidade de modificações conforme nosso contexto social atual. Além disso, a medicina tem buscado a valorização da autonomia do paciente e a sua participação no processo de tomada de decisão envolvendo tratamentos em saúde. Dessa forma, torna-se fundamental na formação médica o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de empatia. Para tanto, a utilização de estratégias educacionais baseadas em técnicas de teatro e em simulação vem sendo discutida como ferramenta para desenvolvimento de comportamentos éticos, compreendendo o paciente em sua perspectiva. Neste estudo, nosso objetivo consiste em avaliar a utilização da metodologia MEET e da simulação no treinamento de residentes de Hematologia e Hemoterapia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO AUXÍLIO PARA ESTUDOS EM ANATOMIA PATOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA ENSINO DE ANATOMIA PATOLÓGICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Fernanda Viviane Mariano e Ruth Tavares Barros
A Anatomia Patológica é um ramo da patologia e da medicina incumbido de diagnosticar doenças por meio do exame macroscópico de peças cirúrgicas e análises microscópicas utilizadas para o caso de estudos analíticos de células e tecidos. Por ser essencial para o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e prognóstico das doenças, bem como na sua prevenção e detecção precoce, é necessário que os estudantes de graduação tenham esse conhecimento sólido. Porém estudos mostram que os alunos, em sua maioria, possuem baixa competência nos estudos dessa disciplina. Portanto, esse projeto, propõe a criação de um aplicativo no formato de “game” – Quis de Anatomia Patológica – para auxiliar nos estudos de anatomia patológica com o objetivo de facilitar o ensino, bem como a assimilação do conteúdo aplicado à prática. O aplicativo será produzido por especialistas na área de programação parceiros do grupo de pesquisa e será disponibilizado para Android, IOS e Windows.
O Julgamento Moral de Estudantes de Medicina sobre Situações de Abortamento Permitidas por Lei no Brasil
Daniele Pompei Sacardo e Davi Simões de Oliveira Junior
Os profissionais da saúde desempenham um papel central no contexto do aborto, seja ajudando as mulheres com complicações decorrentes das práticas ilegais de abortamento, realizando o abortamento dentro dos limites da lei ou negando-se a fazê-lo, baseado no recurso legal e ético da objeção de consciência. O objetivo desta pesquisa será o de conhecer, por meio do questionário “Mosaico de Opiniões Sobre o Aborto Induzido” (MOSAI), as opiniões dos estudantes dos seis anos do curso de medicina da FCM-Unicamp em relação à realização do aborto dentro dos limites legais impostos pela legislação do nosso país. Espera-se que os alunos que estejam mais avançados na graduação possuam um maior conhecimento sobre as situações em que o aborto é permitido no Brasil, fato que faz com que eles tenham uma maior facilidade para responder frente as três situações colocadas pelo MOSAI.
VIDEOLARINGOSCÓPIO POR IMPRESSÃO 3D PARA TREINAMENTO DE VIA AÉREA DIFÍCIL
Bruno Augusto Goulart Campos
A videolaringoscopia é uma importante ferramenta para o manejo da via aérea. Diversos estudos mostraram vantagens deste método nas lesões da via aérea. Objetivo: Desenvolver um aparelho de videolaringoscopia de baixo custo, utilizando técnicas de modelagem e impressão 3d. Comparar a utilização deste com um aparelho comercialmente disponível para o treinamento da via aérea difícil. Método: Desenvolvemos uma lâmina para videolaringoscopia através de modelagem e impressão 3D. Serão convidados a participar do estudo 40 alunos do sexto ano de medicina e médicos do programa de residência médica da FCM Unicamp. Estes serão aleatoriamente divididos em dois grupos (A e B). O grupo A será treinado com o videolaringoscópio impresso em 3D e o grupo B com o videolaringoscópio comercial. Os desfechos serão comparados.
A PANDEMIA COVID-19 E POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE –
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto e Bianca Letícia de França Silva
Objetivos: 1-Realizar revisão bibliográfica integrativa a respeito do impacto e repercussão da Covid-19 em crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; 2º -Investigar se a pandemia do Covid-19 afetou a linguagem de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Método: Estudo descritivo, de cunho qualitativo a ser realizado em duas etapas: Na primeira etapa será realizada uma revisão integrativa da literatura. Na segunda etapa serão realizadas entrevistas com o responsável pela criança/ adolescente com TDAH e com os estagiários da Graduação em Fonoaudiologia que atendem essa população.
Impacto da pandemia de Covid-19 no ensino de semiologia do curso de medicina da Unicamp: percepções de docentes e alunos
Clarissa de Rosalmeida Dantas e Lucas Caetano Filippo
A disciplina MD543-Semiotécnica da Observação Clínica é de suma importância para a introdução à prática médica e envolve uma grande carga horária de atividades práticas que foram afetadas pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções de estudantes que cursaram a disciplina em 2020 e dos professores coordenadores de suas sete áreas – Clínica Médica, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Genética Médica, Dermatologia, Psiquiatria e Neurologia, sobre as experiências de ensino-aprendizado no contexto alterado pela pandemia. A pesquisa terá três etapas: a aplicação de um inquérito on-line dirigido aos alunos, a realização de grupos focais com parte dos alunos, e entrevistas com os coordenadores das áreas. Espera-se gerar informações relevantes para o ensino de graduação em medicina.
Construção e Avaliação de Quizzes Digitais para o Ensino-Aprendizagem de Embriologia dos Sistemas
Luis Antonio Violin Dias Pereira e Henrique Soares Casaccio
A pandemia de COVID-19 expôs a sociedade à necessidade da digitalização de conteúdos de disciplinas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. O objetivo deste presente estudo é avaliar o impacto da utilização dos quizzes eletrônicos como forma complementar de método pedagógico para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para tanto, dados serão coletados a partir de pré e pós-testes, entrevistas e questionários de percepção da metodologia (formulários digitais) realizados por estudantes matriculados nas disciplinas BS102 e BS202 do curso de Medicina da Unicamp no ano de 2022. As informações obtidas e agrupadas serão analisadas a partir do cálculo do ganho normalizado (g) referente à porcentagem de acertos de cada aluno em seus pré e pós-testes, dos parâmetros estatísticos referente às notas dos alunos nas avaliações somativas, dos formulários e das entrevistas.