CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE: AMPLIAÇÃO DA CULTURA DE CUIDADO
INFORMAÇÕES GERAIS
Ementa: Compreender fundamentos teórico-práticos das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares. Analisar a inserção das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. Conhecer as legislações nacionais e internacionais das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender as contribuições das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares para a ampliação da cultura de cuidado. Estimular o pensamento crítico sobre o uso das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em diferentes contextos de atenção. Fortalecer a capacidade de ensino e pesquisa das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares. – Desenvolver ferramentas de transformação de si e da praxis dos participantes com o uso das Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender a abrangência da multidimensionalidade humana.
Objetivos do curso: Formar profissional de referência em Práticas Integrativas e Complementares, habilitado para ampliar a cultura do cuidado e implantar Farmácia Viva- Jardim Terapêutico.
Período de oferecimento: 25/03/2023 até 29/09/2024.
Dia e horário: Sábado e domingo das 09:00 às 18:00 (uma vez por mês, conforme cronograma abaixo)
Carga horária: 360 horas (presencial e on line)
Investimento: 19 parcelas de R$ 693,26. (10% de desconto para pagamento a vista)
Pré-requisito: Nível superior completo (qualquer área do conhecimento, não apenas área da saúde)
Público alvo: Profissionais de nível superior que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre Práticas Integrativas em Saúde.
Local das aulas presenciais: Departamento de Saúde Coletiva/ Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Professor responsável: Prof. Dr. Nelson Filice de Barros.
PROGRAMA DO CURSO:
MÓDULO I- FUNDAMENTOS DAS RACIONALIDADES MÉDICAS E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
Ementa: Desenvolver os fundamentos sociais, culturais, históricos e políticos das racionalidades médicas e práticas Integrativas e complementares no Brasil e discutir as noções de culturas de cuidado e cuidado emancipador no campo da saúde.
Objetivos: Conhecer as políticas públicas de saúde no Brasil; Compreender a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC); Compreender as contribuições da sociologia para o campo da saúde, as culturas de cuidado e os alcances do cuidado emancipador.