Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Institucional

Fundada em 20 de maio de 1963, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp oferece os cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de 15 programas de pós-graduação Stricto sensu, 3 programas de pós-graduação Lato sensu, programas de residência médica em 47 especialidades, 36 áreas de atuação e 4 programas de Residência Multiprofissional.

Treze departamentos compõem a faculdade: Anestesiologia e Radiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Medicina Translacional, Neurologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Saúde Coletiva e Tocoginecologia.

Ao todo, a FCM conta com 299 servidores docentes, 236 servidores não docentes,  869 alunos de graduação, cerca de 2,5 mil alunos de pós-graduação e 1,2 mil médicos residentes e residentes multiprofissionais, que atuam no complexo da área da Saúde da Unicamp composto pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Caism, Hospital Estadual de Sumaré, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), laboratórios e centros de pesquisa, cursos e projetos de extensão.

Atualmente, a FCM conta com 187 linhas de pesquisa e 660 projetos financiados. Em 2020, foram defendidas 280 dissertações e teses de mestrado e doutorado, realizados 8 pedidos de registro de patente, e publicados mais de mil artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

FCM em números

Confira os dados mais atuais da produção científica da FCM e demais unidades da Unicamp, de acordo com o Anuário de Pesquisa do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (EDAT).

No Anuário Estatístico da Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan) você encontra indicadores mais amplos, relativos às atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de um retrato da estrutura física e organizacional da FCM e outras unidades.

Prêmios

O curso de medicina da FCM entrega, anualmente, dois prêmios: um para a graduação e outro para a pesquisa. São eles: Lopes de Faria e Miguel Ignácio Tobar Acosta. O curso de fonoaudiologia entrega o prêmio Gabriel de Oliveira da Silva Porto e o curso de Enfermagem entrega o prêmio Irma de Oliveira aos docentes de graduação.

Galeria de diretores

Histórico

Identidade visual

Localização

Ir para o topo