O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe, entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2025, a professora e pesquisadora Débora Tajer, referência latino-americana nos campos de gênero, saúde coletiva e psicanálise. A estadia integra o Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente, iniciativa que promove a presença de cientistas de renome internacional na Universidade para fomentar o diálogo interdisciplinar e ampliar a circulação de saberes.
Com uma carreira consolidada na Argentina e reconhecida em toda a América Latina, Tajer é licenciada e doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestre em Ciências Sociais e Saúde pela FLACSO e pós-doutora em Estudos de Gênero. Professora da Faculdade de Psicologia da UBA, é responsável pelas cátedras de Saúde Pública/Saúde Mental II e Introdução aos Estudos de Gênero, além de coordenar projetos de pesquisa sobre saúde, subjetividade e gênero desde 1998.
Sua atuação se destaca pela combinação entre clínica, ensino, pesquisa e políticas públicas. Ao longo de sua trajetória, colaborou com organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe (RSMLAC). Foi também integrante do Conselho Assessor do Ministério das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina (2019-2023) e oradora do TEDxRío de la Plata em 2019.
Autora de obras fundamentais, como Psicoanálisis para todxs (Topía, 2020), Heridos Corazones (2009) e Psicología Feminista (2022), Tajer tem sua produção traduzida para o português, francês e inglês. O livro Psicoanálisis para todxs, recentemente lançado no Brasil pela Calligraphie Editora, será tema de um dos encontros abertos durante sua residência na Unicamp.
A programação inclui dois eventos destinados ao público amplo, ambos na FCM:
- Palestra “Masculinidades contemporâneas. Construção, desconstrução e reconstrução conservadora – abordagens interseccionais” – inscrições
22 de outubro, às 18h |
Anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
- Bate-papo sobre o livro Psicanálise para todxs – inscrições
14 de novembro, às 18h |
Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Além das atividades abertas, a residência prevê encontros fechados de supervisão e debate científico com docentes, pesquisadores e estudantes de áreas como saúde coletiva, psicologia, ciências sociais e estudos de gênero. O objetivo é estimular conexões interdisciplinares e consolidar parcerias institucionais, especialmente com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FCM e o Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU da Unicamp.
