Pesquisadora da FCM Unicamp lança livro que propõe modalidade terapêutica inovadora para a retinopatia diabética
Doença afeta cerca de 500 milhões de pessoas no mundo

Reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho em retinopatia diabética, Jacqueline Mendonça Lopes de Faria – pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp – lançará no dia 30 de abril, às 11 horas, o livro Advances in Ophthalmology: A Journey Through Diabetic Retinal Research & Innovations.
Publicado pela editora inglesa Index of Sciences, com sede no Reino Unido, a obra disponível nas versões e-book e impressa, abrange um período de 23 anos de pesquisas realizadas entre 2000 e 2023. Parte dos tópicos é resultado de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e reúne os principais trabalhos científicos da autora sobre retinopatia diabética, doença ocular que afeta os vasos sanguíneos da retina, sendo uma complicação do diabetes.
Com 160 páginas, o livro explora tópicos cruciais como neurodegeneração, neuroproteção, células da medula óssea e suas possíveis funções protetoras para a retina em um tratamento celular “cell-free”, o papel dos polifenóis e ômega-3 na retina diabética, além de nova ferramenta para o diagnóstico precoce, como análise funcional da retina, que pode identificar precocemente pacientes com maior risco de desenvolver edema macular, uma das formas mais comuns de redução visual nos diabéticos.
Com uma contribuição decisiva para a compreensão e tratamento da retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o livro se destaca como uma coletânea de estudos inovadores que no futuro poderão agregar novas abordagens sobre a doença. A publicação é uma reflexão profunda sobre os avanços no entendimento da patologia, que afeta cerca de 500 milhões de pessoas no planeta e propõe novas formas para retardar sua progressão. O prefácio é escrito por Rafael Simó, professor de Medicina e Endocrinologia do Hospital Universitário Vall d’Hebron, Barcelona, uma das principais autoridades no tema.
Ao compilar sua trajetória de pesquisa que aborda questões clínicas relevantes e ainda não totalmente respondidas, o livro também serve como uma importante ferramenta para estimular novos desenvolvimentos na área, sendo uma contribuição vital para o avanço do conhecimento sobre a retinopatia diabética e suas abordagens terapêuticas inovadoras. Um marco para a oftalmologia, inspirando uma nova geração de pesquisadores e profissionais de saúde a buscar soluções mais eficazes e acessíveis para o tratamento de doenças oculares associadas ao diabetes.
Inovações e avanços no campo da oftalmologia.
O livro revela um ponto de inflexão na carreira de Jacqueline e traz à tona algumas das descobertas mais impactantes de sua trajetória. Entre os principais avanços, está a proposta de que a retinopatia diabética não é apenas uma doença vascular da retina, mas também uma condição neurodegenerativa progressiva. As pesquisas da autora revelaram que as primeiras alterações podem ocorrer no sistema neuroglial da retina (onde estão as células que dão suporte e protegem os neurônios) muito antes das mudanças vasculares serem detectadas, algo que pode abrir portas para tratamentos preventivos e mais eficazes.
“Nosso trabalho mostrou que essa é uma doença mais complexa do que se imaginava. Identificar as alterações precoces neurogliais pode possibilitar terapias que protejam a visão antes que o dano estrutural irreversível ocorra”, explica Jacqueline. Este novo entendimento é um dos destaques do livro, que visa promover uma mudança na forma como os profissionais de saúde abordam e tratam a patologia, especialmente nas fases iniciais.
Novos paradigmas no tratamento da retinopatia diabética.
Além de discutir os avanços na compreensão da doença, o livro explora novas abordagens terapêuticas. A médica compartilha sua pesquisa em desenvolvimento sobre uma formulação oftálmica nanotecnológica que promete contribuir com o tratamento não invasivo para retinopatia diabética. “Estamos trabalhando nos estudos complementares da formulação oftálmica de uso tópico (colírio), um novo paradigma. Trata-se de um tratamento farmacológico não-invasivo e acessível para os pacientes, utilizando nanotecnologia para levar medicamentos diretamente à retina”, conta a autora. A patente da formulação está registrada e o desenvolvimento do colírio se encontra na fase pré-clínica.
Um olhar para o futuro da oftalmologia.
O lançamento do livro também é uma oportunidade para refletir sobre o futuro da oftalmologia. Jacqueline acredita que o uso de novas tecnologias, como a nanotecnologia e métodos diagnósticos mais sensíveis, serão fundamentais para reduzir a incidência de cegueira causada pela retinopatia diabética. “O futuro está em tratar a doença de forma mais precoce, e em terapias que ofereçam uma abordagem menos invasiva, mas eficaz”, afirma a pesquisadora.
Sobre Jacqueline Mendonça Lopes de Faria.
Autora de diversos artigos científicos, Jacqueline Mendonça Lopes de Faria é uma das principais pesquisadoras na área da oftalmologia no Brasil, com ampla experiência em retinopatia diabética e credenciais de renome internacional, incluindo pós-doutorado no Schepens Retina Associates, Harvard Medical School. Sua pesquisa na área da retinopatia diabética é reconhecida internacionalmente, especialmente pelos avanços no entendimento da doença e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.
A trajetória acadêmica de Jacqueline foi na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, tendo atuado como professora na pós-graduação e contribuído com a formação de diversos mestres, doutores e pós-doutores. Como pesquisadora na FCM, seus estudos compõem uma parte importante da história contada no livro com o apoio de colegas, orientadores e alunos, fundamentais para os avanços apresentados. “Este livro é uma celebração de todo o trabalho que realizamos ao longo de anos de pesquisa e colaboração. Cada estudo reflete a dedicação de uma equipe incrível e a visão de um futuro mais promissor para os pacientes com retinopatia diabética”, comemora a oftalmologista.
Atualmente Jacqueline comanda uma startup criada para desenvolver terapias inovadoras baseadas em nanobiotecnologia para tratamento de doenças da retina associadas ao diabetes e outras patologias oculares, buscando proporcionar alternativas não invasivas que atendam as necessidades médicas não completamente resolvidas na oftalmologia. A porcentagem destinada à autora com a venda do livro será totalmente doada para a respectiva startup.
Serviço Lançamento do Livro: Advances in Ophthalmology – A Journey Through Diabetic Retinal Research & Innovations Data: 30/04/2025 Horário: 11h, com bate-papo e sessão de autógrafos Local: Espaço das Artes FCM 01, Unicamp, com acesso pela Rua Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária, Campinas, SP |
Livro: Advances in Ophthalmology: A Journey Through Diabetic Retinal Research & Innovations Autora: Jacqueline Mendonça Lopes de Faria Disponibilidade: PlataformaAmazon, formato digital e impresso, em inglês, em breve também em francês e espanhol Editora: Index Páginas: 160 Prefácio: Rafael Simó, professor de Medicina e Endocrinologia, Hospital Universitário Vall d’Hebron, Barcelona Venda: A porcentagem destinada à autora com a venda do livro será totalmente doada para a startup, que objetiva ser uma referência global em terapias oftalmológicas não invasivas para doenças da retina, utilizando nanobiotecnologia para criar soluções de tratamento de alta precisão e baixo impacto para os pacientes. Link: https://www.amazon.com/dp/B0DF5BGWLW |
