Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, entre 3 e 5 de novembro de 2025, de uma série de atividades acadêmicas na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. A programação reforçou parcerias nas áreas de ensino, simulação em saúde, mobilidade estudantil e assistência.

Na segunda-feira (3), o professor Gustavo P. Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma, visitou a área de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra, acompanhado pelo professor Henrique Alexandrino, da Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e diretor do Serviço de Urgência da instituição, que possui cerca de 2 mil leitos. No mesmo dia, a professora Andréa M. A. Fraga, coordenadora do Centro de Simulação da FCM, visitou o Hospital Pediátrico da FMUC, onde foi recebida pelas professoras Carla Pinto e Guiomar Oliveira.

Cinco profissionais da saúde posam em uma sala de atendimento hospitalar; quatro deles vestem uniformes amarelos e um homem ao centro veste camisa listrada, com outro homem de jaleco branco ao lado.
Gustavo Fraga e Henrique Alexandrino acompanhados de equipe de Urgência na UC

No dia 4, os docentes foram recebidos no Gabinete de Relações Internacionais da UC pelo professor Ricardo Vieira e por Nicole Dourado, do International Relations Office da FMUC. A reunião tratou da ampliação da mobilidade acadêmica e da participação da Universidade de Coimbra no Students World Championship in Emergency and Trauma Simulation, que será sediado durante o Qatar Health Congress, em Doha, em novembro de 2026.

Em seguida, os professores integraram a programação da 5ª Simulation Week da FMUC, apresentando a experiência da Unicamp na organização da edição de 2025 do Students World Championship, realizada em julho, em Campinas.

Mulher usando óculos fala ao microfone enquanto apresenta slides em um púlpito da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Andréa Fraga

Ainda na terça-feira, os docentes participaram da inauguração do novo Laboratório de Competências Clínicas e de Simulação da FMUC, instalado nos Blocos de Celas, próximo à área de Medicina Dentária. A cerimônia incluiu homenagem ao professor Paulo Martins, pioneiro das atividades de simulação na instituição, com a presença de dirigentes da FMUC.

No último dia, a agenda foi encerrada com visita à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, onde os docentes foram recebidos pelos professores Rui Baptista e Veronica Coutinho. O grupo conheceu o Centro de Simulação da instituição e reforçou o convite para a participação no próximo WCTEL, que ocorrerá em Doha em 2026.

“Participar do Simulation Week na FMUC foi muito importante para estreitarmos as parcerias que já existem entre a universidade mais antiga de Portugal, de 1290, e a FMUC, a fim de aumentarmos a mobilidade internacional bilateralmente para os nossos alunos e residentes”, declarou Gustavo Fraga.

Quatro pessoas posam sorrindo em frente à entrada do Centro de Simulação, em um corredor iluminado. Duas mulheres estão à esquerda e dois homens à direita.
Veronica Coutinho, Andréa Fraga, Gustavo Fraga e Rui Baptista
Ir para o topo