Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Em 23 de setembro, o Auditório do CIPED da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sediou a segunda etapa do planejamento estratégico do Programa de Desenvolvimento Docente (ProDDocS), coordenado pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES), com apoio da Diretoria e facilitação da Área de Projetos e Processos da Faculdade.

O encontro contou com a presença do professor Manuel João Costa, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da Universidade do Minho, que apresentou diferentes experiências de formação docente desenvolvidas na Unidade de Educação Médica da Faculdade de Medicina e no Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da UMinho.

Mulher em pé, segurando um microfone, fala para os participantes em uma sala de reuniões. Ao fundo, projeção de uma apresentação e chamada de videoconferência na tela.
Eliana Amaral, coordenadora do NAPES

O professor Sergio Marba, do Departamento de Pediatria e presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM, compartilhou sua vivência no Curso de Especialização em Educação na Saúde, oferecido pelo Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da USP.

Somadas à apresentação do professor Marcos Borges, do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da USP em Ribeirão Preto, realizada na primeira etapa do planejamento, em 7 de agosto, as experiências externas serviram de inspiração para reforçar a importância do ProDDocS na qualificação da formação de estudantes de graduação, residentes e pós-graduandos.

Mulher em pé, segurando um microfone, fala para um grupo de pessoas sentadas em mesas redondas. Ao fundo, apresentação projetada com a pergunta “Quais sonhos movem o ProDDocs para 2030 e além?”.
Eneida Rached, coordenadora do Planes

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para elaborar os objetivos estratégicos e linhas gerais para os projetos do ProDDocS. As propostas concretas serão definidas na terceira e última etapa, marcada para 13 de novembro, quando também serão delineados os planos de ação para o período 2026-2030 e identificados os docentes colaboradores.

Para a professora Amaral, coordenadora do NAPES, as discussões foram produtivas e evidenciaram a relevância de um programa de desenvolvimento docente, capaz de apoiar mudanças e energizar o corpo docente e colaboradores, fortalecendo a vitalidade da FCM e seu foco na formação dos futuros profissionais de saúde.

Grupo de pessoas em pé diante de painéis na parede, interagindo com cartazes e anotações em post-its organizados por temas como “Gestão”, “Processos” e “Sociedade”.
Participantes se reúnem em tradicional painel ao final das discussões
Ir para o topo