
Médico no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, especialista em Medicina de Família e Comunidade e doutorando em Ensino em Saúde, Ugo Caramori integra a equipe de professores da primeira edição, em língua portuguesa, do curso internacional, “Ins and Outs of Entrustable Professional Activities (EPAs)”, iniciativa criada em 2018 e coordenada pelo professor holandês, Olle ten Cate, referência mundial no tema.
As EPAs têm ganhado destaque como uma abordagem inovadora e fundamental na estruturação de currículos que reflitam melhor a prática profissional e a progressiva autonomia dos estudantes. O curso oferece uma abordagem prática e aprofundada sobre EPAs e educação baseada em competências. As candidaturas acontecem até 25 de julho de 2025 e apenas 20 participantes são selecionados.
Caramori destacou que o curso é voltado ao desenvolvimento docente, com ênfase na compreensão avançada das EPAs, seus fundamentos conceituais, estratégias de formulação e integração nos programas educacionais. A proposta busca fortalecer a atuação de educadores e qualificar o planejamento curricular, abordando temas como avaliação por competências, supervisão clínica e gestão educacional.
A formação é destinada a docentes, preceptores, coordenadores e lideranças acadêmicas das profissões da saúde que atuam na formação clínica, supervisão de estudantes ou residentes e desenvolvimento curricular. “A expectativa é que essa experiência internacional possa enriquecer discussões internas e inspirar novas iniciativas em educação baseada em competências na FCM”, comentou.
Integram a equipe docente do curso em conjunto com Ugo Caramori, os professores brasileiros Gustavo Salata Romão, Alexandre Moura, Marcus de Andrade, Raquel Peixoto, Rosa Delboni, e a docente portuguesa Juliana Sá.
Acesse o caderno completo do curso e saiba mais.

