Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a empresa júnior Fonação, ligada ao curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, participou do 1º Encontro Regional Travessia, organizado pelo núcleo de 45 empresas juniores (EJs) da região de Campinas. A Fonação recebeu duas premiações na UniAnchieta, em Jundiaí. A empresa júnior é a única da FCM.

O objetivo do encontro foi celebrar resultados, fortalecer o pertencimento e impulsionar o protagonismo estudantil, contando com capacitações, networking e aproximação com agentes do mercado. A Fonação recebeu a premiação Estrela do Norte, concedida pela constância de desempenho até maio de 2025 e pelo menor intervalo sem vendas entre as EJs da rede de Campinas; e a Terra à Vista, em função do farol verde de faturamento no mês de maio – isso representa que o grupo conseguiu atingir ou ultrapassar a meta estabelecida.

Um grupo de 13 pessoas posa sorridente em uma sala de aula, segurando uma bandeira vermelha com o logotipo e nome "Fonação – Assessoria e Consultoria em Projetos Fonoaudiológicos". Ao fundo, há um quadro verde e uma televisão.
Gestão 2025 da empresa júnior da FCM. Foto: Fonação

“Essas premiações representam não apenas o reconhecimento pelo nosso esforço e dedicação, mas também reforçam a relevância do empreendedorismo na graduação, mostrando que, com planejamento e comprometimento, é possível contribuir para o fortalecimento da profissão e para a transformação do nosso entorno enquanto ainda estamos na universidade”, declarou Laiany Daniela de Oliveira, aluna do 3º ano de Fonoaudiologia e presidente executiva da Fonação.

Maria Isabel Ramos do Amaral, docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, orienta a Fonação na gestão 2024-2026. Segundo a professora, a participação no evento regional e os prêmios revelam a dedicação dos alunos quanto aos projetos, bem como a constância da empresa. “Foi muito importante porque é uma atividade extra acadêmica que demanda bastante dedicação, tempo e responsabilidade. Além disso, o reconhecimento ajuda a motivar os alunos a continuarem em projetos futuros”, afirmou a docente.

Grande grupo de jovens posa em auditório com bandeiras coloridas e rostos pintados, celebrando o evento Travessia. Todos sorriem e muitos seguram bichos de pelúcia.
Participantes do evento que reuniu 45 EJs da região de Campinas. Foto: Igor Alisson/Travessia

Laiany explica que empresas juniores desempenham um papel essencial na graduação ao possibilitarem que os estudantes vivenciem a prática empreendedora, desenvolvendo autonomia, liderança e habilidades de gestão desde cedo. Segundo ela, no curso de Fonoaudiologia, a atuação numa EJ torna-se ainda mais significativa, pois conecta o estudante ao mercado, incentivando soluções inovadoras para os desafios da saúde e ampliando a visão sobre as possibilidades de atuação do futuro profissional.

Maria Isabel lembra que os alunos conduzem a empresa de forma autônoma, sendo a função do docente acompanhar e apoiar os projetos fonoaudiológicos desenvolvidos. “Eles prestam assessoria, elaboram materiais terapêuticos e didáticos, vendem cursos de capacitação e adquirem habilidades que são necessárias para administrar uma empresa, como liderança e gestão, que vão além de um conhecimento técnico específico na área da fonoaudiologia”, afirmou.

Jovem segura certificados e sorri diante de um painel azul decorado com elementos náuticos e a palavra "Travessia" em destaque. O fundo também exibe os logotipos do Núcleo Campinas, AGI e Travessia.
Laiany Oliveira representou a Fonação no evento Travessia. Foto: Fonação

“As conquistas demonstram um fortalecimento da presença das empresas juniores na área da saúde da Unicamp, inspirando outros estudantes e cursos a participarem do movimento e a buscarem soluções transformadoras para os desafios da sociedade, impactando positivamente a formação dos futuros fonoaudiólogos”, disse Laiany. Maria Isabel complementou que, embora a tradição das EJs esteja mais vinculada aos cursos de exatas, as competências desenvolvidas podem ser muito valiosas também na área da saúde, oferecendo ao aluno a oportunidade de aprimorar habilidades de liderança, gestão e relacionamento interpessoal.

São membros da empresa júnior os alunos de Fonoaudiologia: Laiany Daniela de Oliveira (presidente), Olívia Sander Bincoleto (vice-presidente), Larissa Helena Polsak, Larissa Oliveira Mendes, Maria Eduarda Silva de Oliveira, Sabrina Gurita Lima, Gabrielli Gardezani da Silva, Ellen dos Santos Pedroso, Manuela Soares de Melo, Ana Flávia Rodrigues Caxefo, Gabriela Macedo de Oliveira, Sara de Oliveira Rosa e Julia Pereira de Oliveira.

Mais informações no site (fonacao.com.br) e Instagram (@fonacaoej).

Ir para o topo