Informações gerais do curso
Ementa: O curso de pós graduação lato sensu em Fisioterapia Pediátrica capacitará o profissional a atuar na atenção global ao paciente pediátrico tanto a nível ambulatorial quanto a nível hospitalar, desenvolvendo uma visão completa ao avaliar, tratar e acompanhar essa população de lactentes, crianças e adolescentes, abrangendo as áreas respiratória, neurofuncional e estimulação do desenvolvimento global, a reabilitação cardiopulmonar e os cuidados de terapia intensiva durante internação hospitalar.
Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
Tipo do curso: ESPECIALIDADE PROFISSIONAL.
Certificação: Certificado.
Público-alvo
Alunos graduados em fisioterapia com interesse em aprimorar o conhecimento em fisioterapia pediátrica hospitalar e ambulatorial, nas áreas respiratória e motora.
Carga horária total: 1290 horas
Período total de curso: 12 meses (1 ano)
Modalidade: presencial
Carga Horária Teórica: Aulas teóricas presenciais, com duração de 1 hora cada, duas vezes na semana, das 12 às 13 horas, ministrada por professores convidados, totalizando 120h/aula, distribuídas nos módulos:
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ATUAÇÃO ASSISTENCIAL E PESQUISA EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA 45 horas
ANATOMIA, FISIOLOGIA, CONTROLE MOTOR E NEUROCIÊNCIA 15 horas
FISIOPATOLOGIA E FISIOTERAPIA APLICADA 30 horas
CUIDADOS AO PACIENTE INTERNADO 15 horas
ÉTICA E MULTIDISCIPLINARIDADE EM PEDIATRIA 15 horas
Carga Horária Prática: vivência e atuação prática em diversos campos do Hospital das Clínicas da Unicamp (ambulatório de reabilitação da motricidade infantil em conjunto com ambulatório de doenças raras + enfermaria pediátrica + unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica ). Escala de revezamento entre os alunos, quanto aos campos de atuação, das 07:00 às 13:00 horas 3x/semana e das 7:00 ás 12:00hs 2x/semana;
Totalizando 1170 horas práticas, divididas nos módulos:
PRÁTICA AMBULATORIAL EM PEDIATRIA 390 horas
PRÁTICA EM ENFERMARIA PEDIÁTRICA 180 horas
PRÁTICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA 600 horas
Processo seletivo: realizado através de análise de currículo, histórico escolar e entrevista, devendo atingir média 6,0 para aprovação. O aluno deve apresentar certificado de conclusão do curso superior, devidamente registrado e emitido por instituição reconhecida.