Refere-se a um curso de especialização, que concerne na formação e treinamento do profissional fisioterapeuta no âmbito da Terapia Intensiva.
No curso de Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva o aluno é inserido dentro do ambiente de Terapia Intensiva, sob a tutela de um supervisor, prestando atendimento direto ao paciente crítico, e desta forma desenvolvendo habilidades em relação a atuação fisioterapêutica, manuseio de recursos terapêuticos específicos da área, elaboração de diagnósticos funcionais, evolução e prognóstico.
As atividades do curso de especialização serão realizadas no ambiente da Terapia Intensiva, trata-se de um curso teórico-prático, com participação em pesquisa e produção de um Trabalho de Conclusão de Curso.
As atividades acontecerão nas UTIs do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). A assistência do HC é de alta complexidade e referência para a cidade de Campinas e para macrorregião. Os serviços prestados e os procedimentos são referência nacional para outras instituições públicas e privadas.
Diferenciais do curso
- Atuação em Unidades de Terapia Intensiva de diversas especialidades na assistência ao paciente grave
- Prática com pacientes no hospital referência nacional em serviços prestados e procedimentos.
- Aulas e vivências práticas com os profissionais renomados da área
Ementa
Prevenção, diagnostico e tratamento das disfunções musculoesqueléticas, conhecimento e manejo da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, discussão de casos clínicos, vivências práticas interdisciplinares, metodologias ativas.
Objetivos do curso
Capacitar profissionais fisioterapeutas para atuar em UTI Adulto, tornando o profissional apto para utilizar ferramentas e dispositivos específicos de avaliação, realizar diagnóstico funcional dos pacientes críticos, manejo e condução da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, instalação e monitorização da oxigenoterapia, aplicação de recursos e técnicas para reabilitação respiratória e motora.
Grade curricular
Carga Horária Total: 1920 horas
Aulas teóricas: 480 horas realizadas no período noturno às segundas e quintas feiras, distribuídas entre as disciplinas: Metodologia do ensino; Anatomia e Fisiologia; Semiologia, Métodos de avaliação e exames complementares; Clínica Cirúrgica; Ventilação mecânica invasiva e não invasiva; Fisioterapia aplicada; Discussão clínica multidisciplinar; Nivelamento: introdução à unidade de terapia intensiva.
Aulas Práticas: 1440 horas distribuídas em esquema de plantão, respeitando a carga horária máxima de 30 horas semanais.
Critérios de Avaliação: Conceito e Trabalho de Conclusão de Curso.