Evento ocorrerá no dia 22 de abril, na Câmara Municipal de Campinas, com entrega de honraria a pesquisador referência no estudo terapêutico da Cannabis e psicodélicos

A Câmara Municipal de Campinas realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), a partir das 18h, o relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O destaque da cerimônia será a homenagem ao professor Luís Fernando Tófoli, docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, que receberá o Diploma Dr. Zeferino Vaz, em reconhecimento às suas pesquisas sobre o uso terapêutico da Cannabis e substâncias psicoativas.
Na FCM, Tófoli coordena o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) e integra programas de pós-graduação em Ciências Médicas e Saúde Coletiva. “Sua atuação pioneira no estudo de substâncias como a ayahuasca e a Cannabis, bem como seu engajamento na defesa de políticas públicas baseadas em evidências científicas, o tornaram uma voz fundamental no debate sobre saúde mental e redução de danos no Brasil. A homenagem celebra suas contribuições à pesquisa médica e sua luta incansável pela democratização do conhecimento científico sobre os benefícios terapêuticos de plantas e compostos psicoativos”, comentou a vereadora Paolla Miguel (PT), coordenadora da frente parlamentar.
Saiba mais
A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial é um espaço de discussão sobre os impactos do uso medicinal da Cannabis, os avanços legislativos e as experiências de pacientes e associações. Após dois anos de debates com participação de ativistas, cientistas e lideranças políticas, o grupo retoma suas atividades com o objetivo de fortalecer políticas públicas e ampliar o diálogo entre sociedade, academia e poder legislativo.