Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp conquistou o primeiro lugar na categoria de tecnologia e inovação no Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa, durante o Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, realizado em Goiânia no dia 16 de novembro. O trabalho premiado foi o “TAMIS-AI: Plataforma para Identificação Precoce de Erros Inatos da Imunidade por meio da Inteligência Artificial”. O objetivo do programa é ajudar médicos a identificar esse tipo de doença rara, que afeta principalmente crianças.   

Assinam o projeto, pela FCM: Juliana Antunes Tucci (residente); Marina Mayumi Vendrame Takao, Adriana Gut Lopes Riccetto e Marcos Tadeu Nolasco da Silva (docentes do Departamento de Pediatria). São autores ainda Marta Duran Fernandez, Naomy Duarte Gomes, Tito Barbosa Rezende e Paulo Sergio Garcia Ferreira Junior. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

“Foi uma honra representar a equipe de Alergia e Imunologia Pediátrica da FCM na divulgação de um trabalho com um propósito verdadeiramente transformador: ampliar a triagem dos Erros Inatos da Imunidade por meio de um aplicativo desenvolvido pela nossa própria equipe. A conquista do primeiro lugar no prêmio do congresso traz uma alegria enorme e reforça a relevância de iniciativas que aproximam tecnologia, assistência e diagnóstico precoce”, declarou Juliana Tucci, residente em Pediatria da FCM e primeira autora do estudo.

Para a professora Adriana Riccetto, orientadora do projeto, a conquista foi muito importante. Ela destaca que esta categoria foi reconhecida pela primeira vez e está associada à iniciativa da ASBAI de propiciar conhecimento para uso da inteligência artificial na prática médica. “O prêmio e o trabalho nele envolvido são resultantes do ambiente de inovação da FCM e da Clarity, proporcionando oportunidade de contribuição e desenvolvimento para toda a sociedade”, afirma.

Marcos Nolasco, professor, e Juliana Tucci, residente em Pediatria da FCM, recebem prêmio em Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia
Marcos Nolasco, professor, e Juliana Tucci, residente em Pediatria da FCM, recebem prêmio em Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Neste sentido, recentemente, a associação lançou o e-book Cartilha de IA ASBAI, que conta com a colaboração da professora Marina Takao.

Erros Inatos da Imunidade

Segundo a ASBAI, até 90% dos pacientes com Erros Inatos da Imunidade não são diagnosticados. Destes, 60% não recebem diagnóstico até a vida adulta. A professora Adriana explica que as doenças constituem um enorme desafio para médicos, especialmente aqueles que atendem crianças, pois apresentam grande variabilidade clínica.

Os Erros Inatos da Imunidade podem se manifestar por meio de infecções, problemas autoimunes, autoinflamatórios, câncer e alergias que atingem qualquer órgão. Por isso, todas as especialidades médicas podem encontrar esses casos em algum momento da prática clínica.

Segundo Adriana, é comum que os pacientes esperem anos até receberem o diagnóstico, após realizarem uma “peregrinação” por diferentes especialistas — pediatras, otorrinolaringologistas, pneumologistas, gastroenterologistas, reumatologistas, dermatologistas, médicos de família, entre outros. Também são frequentes infecções graves e ameaçadoras à vida, com hospitalizações recorrentes em enfermaria ou terapia intensiva.

Núcleo da pesquisa que originou o TAMIS-AI Ped: Marcos Nolasco, Marina Takao, Adriana Riccetto (FCM) e Marta Fernandez (Clarity Healthcare)
Núcleo da pesquisa que originou o TAMIS-AI Ped: Marcos Nolasco, Marina Takao, Adriana Riccetto (FCM) e Marta Fernandez (Clarity Healthcare)

TAMIS-AI Ped

Desenvolvido pela Área de Alergia e Imunologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da FCM em parceria com a empresa Clarity Healthcare, o aplicativo utiliza inteligência artificial para identificar precocemente pacientes em risco e possibilitar encaminhamento ágil para centros especializados. A ferramenta é de uso gratuito e exclusivo para médicos, que devem realizar cadastro prévio.

Adriana destaca que a ferramenta busca proporcionar suporte ao profissional quando há suspeita de erro inato da imunidade, permitindo encaminhamento adequado ao imunologista. “O TAMIS-IA não substitui o raciocínio clínico, mas oferece ajuda para que ele seja mais eficiente e assertivo. É um sistema projetado para uso fácil e amigável. Foi idealizado por médicos pediatras especialistas em alergia e imunologia, que, por atuarem em um centro de referência, vivenciam todos os dias as dificuldades dos colegas pediatras e de outras especialidades que atuam na atenção primária e secundária para a devida identificação destes pacientes”.

A professora ressalta que o pediatra em geral é o primeiro médico a se deparar com os erros inatos da imunidade, atendendo em serviços de neonatologia, enfermaria, terapia intensiva, ambulatório e unidade básica. Uma suspeita precoce e o devido acompanhamento podem permitir que o paciente esteja protegido de situações ameaçadoras à vida e tenha a melhor qualidade de vida possível.

“O médico que suspeita e encaminha esse caso está colaborando também com a família e com o sistema de saúde como um todo”, afirma. A identificação precoce colabora com o uso mais eficiente de recursos na saúde pública e complementar, além de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Marina Takao com os membros da banca examinadora em sua defesa de doutorado, em 2023: Marcos Nolasco, Adriana Riccetto, Elizete Lomazi e Andréa Fraga
Marina Takao com os membros da banca examinadora em sua defesa de doutorado, em 2023: Marcos Nolasco, Adriana Riccetto, Elizete Lomazi e Andréa Fraga

Trajetória

O projeto teve início em 2020 com a tese de doutorado da professora Marina Mayumi Vendrame Takao, orientada pela professora Adriana Riccetto e coorientada pelo professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva. Ao longo de cinco anos, o contou com a participação de Luiz Sergio Fernandes de Carvalho (professor da Universidade Católica de Brasília), além de um time multiprofissional de residentes, alunos e cientistas de dados.

A empresa Clarity Healthcare, liderada pela cientista da computação Marta Duran Fernandez, egressa da Unicamp, foi responsável pelo desenvolvimento técnico. A plataforma possui aplicações para outras áreas médicas, com versões web e para dispositivos móveis. O programa foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Processo BR512024000270-7). A iniciativa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unicamp (Número CAAE 46454821.6.0000.5404).

Como utilizar

A plataforma está disponível para smartphones Android e iOS nas lojas virtuais e também na versão web. Para utilizá-la, o médico deve preencher formulário eletrônico. O vídeo explicativo e o guia rápido de utilização estão disponíveis para auxiliar os profissionais.

Vídeo explicativo / Créditos: FCM e Clarity Healthcare
Ir para o topo