Professores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, entre 3 e 5 de novembro de 2025, de uma série de atividades acadêmicas na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. A programação reforçou parcerias nas áreas de ensino, simulação em saúde, mobilidade estudantil e assistência.
Na segunda-feira (3), o professor Gustavo P. Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma, visitou a área de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra, acompanhado pelo professor Henrique Alexandrino, da Faculdade de Medicina da UC (FMUC) e diretor do Serviço de Urgência da instituição, que possui cerca de 2 mil leitos. No mesmo dia, a professora Andréa M. A. Fraga, coordenadora do Centro de Simulação da FCM, visitou o Hospital Pediátrico da FMUC, onde foi recebida pelas professoras Carla Pinto e Guiomar Oliveira.

No dia 4, os docentes foram recebidos no Gabinete de Relações Internacionais da UC pelo professor Ricardo Vieira e por Nicole Dourado, do International Relations Office da FMUC. A reunião tratou da ampliação da mobilidade acadêmica e da participação da Universidade de Coimbra no Students World Championship in Emergency and Trauma Simulation, que será sediado durante o Qatar Health Congress, em Doha, em novembro de 2026.
Em seguida, os professores integraram a programação da 5ª Simulation Week da FMUC, apresentando a experiência da Unicamp na organização da edição de 2025 do Students World Championship, realizada em julho, em Campinas.

Ainda na terça-feira, os docentes participaram da inauguração do novo Laboratório de Competências Clínicas e de Simulação da FMUC, instalado nos Blocos de Celas, próximo à área de Medicina Dentária. A cerimônia incluiu homenagem ao professor Paulo Martins, pioneiro das atividades de simulação na instituição, com a presença de dirigentes da FMUC.
No último dia, a agenda foi encerrada com visita à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, onde os docentes foram recebidos pelos professores Rui Baptista e Veronica Coutinho. O grupo conheceu o Centro de Simulação da instituição e reforçou o convite para a participação no próximo WCTEL, que ocorrerá em Doha em 2026.
“Participar do Simulation Week na FMUC foi muito importante para estreitarmos as parcerias que já existem entre a universidade mais antiga de Portugal, de 1290, e a FMUC, a fim de aumentarmos a mobilidade internacional bilateralmente para os nossos alunos e residentes”, declarou Gustavo Fraga.

