A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi citada recentemente por um ex-aluno durante evento público, em que o mesmo relata aspectos pontuais que não refletem o papel desta Instituição em nossa sociedade.
O curso de Medicina da Unicamp ao longo de seus 63 anos de existência, formou mais de 5.200 médicos que atuam em diferentes cenários, ocupando posições de destaque e liderança local, nacional e internacional. Entre docentes e outros profissionais da saúde somos mais de 800 pessoas diretamente comprometidas com a qualidade da formação de nossos 878 alunos de graduação, 1.663 alunos de pós-graduação e 856 residentes, em um complexo assistencial com mais de 800 leitos e que também inclui campos de formação em Unidades Básicas de Saúde e hospitais secundários. Somos ainda responsáveis por parte relevante da produção científica de nosso país, o que é ilustrado pela publicação nos últimos 2 anos de 1998 artigos em periódicos internacionais. Nesta área, oferecemos um dos poucos programas de MD-PhD do país, em que alunos de graduação podem optar por realizar seu doutoramento no mesmo período do curso. Colaboramos e lideramos diversos projetos de extensão com grande impacto para a sociedade, e membros de nosso corpo docente ocupam posições relevantes nas esferas municipal, estadual e federal de gestão, participações em colegiados do SUS e de entidades científicas relevantes. Especificamente em relação ao ensino, citado pelo ex-aluno, atuamos e colaboramos ativamente em diversos foros nacionais e internacionais de discussão sobre o tema, e nosso corpo docente dedica-se de forma contínua e intensa ao aprimoramento e atualização de nossa estrutura curricular para que esta acompanhe as demandas contemporâneas de formação médica, colocadas pelo conjunto da sociedade.
É neste contexto que se insere a forte demanda pelo ingresso no curso de Medicina Unicamp, com relação candidato-vaga de 241,9 para o ingresso em 2026 nos permite trabalhar com um corpo discente inequivocamente à altura de todas estas características, e que ao mesmo tempo reflete em vários aspectos a diversidade de nossa população.
A comunidade acadêmica, os usuários de nossas unidades assistenciais e nossos parceiros na gestão da saúde têm conhecimento da importância e da responsabilidade da FCM na formação de profissionais em seus dois cursos, Fonoaudiologia e Medicina, e do respeito ao uso adequado de recursos públicos o aprimoramento constante do ensino, da pesquisa e extensão.
Diretoria da FCM
13 de novembro de 2025
