O docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Egberto Ribeiro Turato, recebeu a honraria de Titular Jubilado da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A cerimônia de outorga ocorreu na noite do último dia 6 de novembro, durante sessão solene do 42º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado no Rio de Janeiro.
O título honorífico é concedido pela ABP a profissionais com trajetória de destaque na especialidade, em reconhecimento à dedicação e contribuição científica à Psiquiatria brasileira. No diploma entregue ao docente, acompanhado de medalha e menção honrosa, consta a homenagem “pela notável trajetória na Psiquiatria e pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos anos como associado da ABP”.
“Com grande alegria, recebi o diploma e a medalha de Titular Jubilado, concedidos como reconhecimento pela minha trajetória profissional e acadêmica na Psiquiatria brasileira”, afirmou Turato. Ele relembra que sua primeira participação em um congresso da ABP ocorreu ainda durante a residência médica em Psiquiatria na FCM, no 6º Congresso da associação, em Salvador, em 1980.

O docente destaca que sua principal contribuição à Psiquiatria brasileira foi a introdução e consolidação da pesquisa qualitativa aplicada à área, com enfoque humanístico sobre o adoecimento e o tratamento em saúde mental. “Ao longo de mais de quatro décadas, levamos à ABP nossa produção científica desenvolvida com alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado — em apresentações orais, minicursos, mesas-redondas e publicações na Revista Brasileira de Psiquiatria”, resume o professor.
Com uma trajetória de mais de quarenta anos na Unicamp, Egberto Turato é uma das principais referências nacionais nos estudos qualitativos em saúde. Criador do Método Clínico-Qualitativo (MCQ), amplamente difundido em programas de pós-graduação no país, o docente coordena o Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa (LPCQ), fundado em 1997 e credenciado pelo CNPq, que realiza encontros semanais em formato de peer review para acompanhamento de projetos e artigos científicos.
Formado integralmente na FCM, Turato graduou-se em Medicina, fez residência em Psiquiatria e obteve doutorado em Ciências Médicas. Ingressou como docente da unidade em 1985, conquistando os títulos de livre-docente (2006) e professor titular (2011). Atualmente, é professor colaborador do Departamento de Psiquiatria e pós-doutor em Interconsulta Psiquiátrica e Pesquisa Qualitativa pela Universidade de Pádua, na Itália.

Segundo o World Subject Rankings, da AD Scientific Index, Turato está entre os 6,6% cientistas mais produtivos do mundo, com base em indicadores bibliométricos de 221 países. Sua trajetória inclui participação em 284 bancas acadêmicas e 884 apresentações científicas em eventos nacionais e internacionais.
Autor do reconhecido “Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa” (Editora Vozes, atualmente na 6ª edição), Turato acumula mais de 3,2 mil citações no Google Scholar. É também autor de 19 capítulos de livros, 315 resumos em anais de congressos e 82 abstracts publicados na revista European Psychiatry, resultado de pesquisas conduzidas no LPCQ.
O docente foi editor associado de periódicos nacionais e internacionais e atua como avaliador da SciELO, Fapesp e do Conselho Estadual de Educação. Entre suas publicações mais citadas estão “Qualitative and Quantitative Methods in Health” (Revista de Saúde Pública) e “Amostragem por Saturação em Pesquisas Quali em Saúde” (Cadernos de Saúde Pública), referências para pesquisadores da área no Brasil e no exterior.
