Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp conta com 106 cientistas entre os mais influentes do mundo, segundo ranking elaborado pela editora científica Elsevier e liderado por uma equipe de especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa analisa publicações científicas disponíveis no Scopus, um dos mais importantes bancos de dados científicos da atualidade, a partir de indicadores padronizados de citações.

Nesta lista figuram 14 nomes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), entre médicos e professores (em ordem alfabética): Andrei Sposito, Anibal Vercesi, Fernando Cendes, José Guilherme Cecatti, Leonardo Reis, Lício Velloso, Luis Bahamondes, Margareth Ozelo, Marilda Mazzali, Mário Saad, Sandro Esteves, Simone Appenzeller, Vital Costa e Wilson Nadruz.

A instituição também divulgou a relação dos cientistas mais influentes pela trajetória de carreira, que reúne 91 nomes da Unicamp. Nesse caso, são considerados critérios como o número total de citações (quantas vezes outros pesquisadores citaram os trabalhos do autor), o índice h (h-index) — que mede produtividade e impacto —, além de citações de autoria única, de primeiro autor ou de último autor, que indicam liderança científica.

Entre os pesquisadores da FCM incluídos nesta segunda lista estão: Anibal Vercesi, Fernando Cendes, Gilberto de Nucci, Helena Grotto, Konradin Metze, Lício Velloso, Luis Bahamondes, Marilda Mazzali, Mário Saad, Sandro Esteves e Vital Costa. Os dados — que integram a 8ª edição do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators — tiveram como base o ano de 2024 e foram publicados recentemente.

Saiba mais na matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp: https://unicamp.br/noticias/2025/10/07/unicamp-tem-106-cientistas-entre-os-mais-influentes-do-mundo/

Ir para o topo