A 23ª edição da Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da Unicamp (Semafon) foi inaugurada no dia 22 de setembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Com uma programação voltada à troca de saberes, à integração entre áreas e à valorização da formação acadêmica, o evento destacou, em sua abertura, o protagonismo estudantil e a importância da fonoaudiologia como ciência em constante transformação. A programação seguiu até o dia 26.
Durante a cerimônia de abertura, a presidente da 23ª edição, Júlia Akemi Ferraz, expressou a emoção de liderar o evento. “Esse é um momento muito especial para mim, pois representa a continuidade de uma tradição acadêmica e, ao mesmo tempo, a oportunidade de vivermos intensamente a troca de experiências e saberes em nossa área. Deixo um agradecimento muito especial à comissão organizadora. A Semafon é, sem dúvida, um reflexo da força coletiva e do sonho de cada um de vocês”, afirmou.

O diretor da FCM, Cláudio Coy, parabenizou a comissão e reforçou que o evento é uma agenda tradicional e fundamental. Ele ressaltou que participar da organização proporciona aos alunos uma perspectiva valiosa sobre o trabalho e a responsabilidade de realizar um congresso. Coy frisou que a Semafon é uma troca de experiências e aprendizado diferente do que se encontra habitualmente nas aulas, expressando o orgulho da FCM em sediar o evento.
Christiane Marques do Couto, primeira professora coordenadora da 23ª edição, ressaltou o caráter dinâmico e reflexivo do evento. “A cada ano, novos temas surgem, e a fonoaudiologia está sempre em constante transformação, precisando acompanhar as mudanças com sensibilidade, ética e compromisso. Nesta edição, o programa foi cuidadosamente pensado para promover o diálogo científico, a interdisciplinaridade e a valorização da fonoaudiologia em suas diversas áreas de atuação”, afirmou.

Representando a diretoria do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a professora Maria Filomena Sândalo destacou a grande honra de os professores de Linguística contribuírem para a formação do fonoaudiólogo da Unicamp. Ela mencionou a importância de o IEL fazer a ponte entre a prática fonoaudiológica e as teorias linguísticas, auxiliando os estudantes em sua atuação profissional futura. A professora desejou a todos uma ótima semana de muito aprendizado, discussão e reflexão.
Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FCM, professora Maria Francisca Colella dos Santos, lembrou que o curso completará 25 anos em 2026. “Este marco é um testemunho de dedicação e pioneirismo de todos que construíram e solidificaram a excelência do nosso curso. A Semafon, em particular, é um reflexo do dinamismo e da criatividade dos nossos alunos”, afirmou. Ela também destacou o papel do evento como espaço de celebração, aprendizado e reconhecimento do compromisso da FCM com a formação de profissionais éticos e humanizados.

Sobre a Semafon
A Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da Unicamp, fundada em 2003 por estudantes do curso, é organizada por uma comissão composta por 34 alunos e oito professoras, estruturada em seis subcomissões que se articulam para garantir um trabalho conjunto e um evento que visa enriquecer a formação de estudantes e profissionais, promovendo a integração de todas as áreas da Fonoaudiologia. Sua programação incluiu palestras, workshops, mesas-redondas e oficinas, além da exposição de trabalhos científicos nas modalidades de apresentação oral, pôster e relato de experiência.