Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A 23ª edição da Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da Unicamp (Semafon) foi inaugurada no dia 22 de setembro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Com uma programação voltada à troca de saberes, à integração entre áreas e à valorização da formação acadêmica, o evento destacou, em sua abertura, o protagonismo estudantil e a importância da fonoaudiologia como ciência em constante transformação. A programação seguiu até o dia 26.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da 23ª edição, Júlia Akemi Ferraz, expressou a emoção de liderar o evento. “Esse é um momento muito especial para mim, pois representa a continuidade de uma tradição acadêmica e, ao mesmo tempo, a oportunidade de vivermos intensamente a troca de experiências e saberes em nossa área. Deixo um agradecimento muito especial à comissão organizadora. A Semafon é, sem dúvida, um reflexo da força coletiva e do sonho de cada um de vocês”, afirmou.

Público atento acompanha a programação da 23ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da FCM Unicamp em auditório. A plateia é composta majoritariamente por estudantes, alguns fazendo anotações e outros ouvindo as apresentações.
Público discente prestigiou o evento no auditório principal da faculdade

O diretor da FCM, Cláudio Coy, parabenizou a comissão e reforçou que o evento é uma agenda tradicional e fundamental. Ele ressaltou que participar da organização proporciona aos alunos uma perspectiva valiosa sobre o trabalho e a responsabilidade de realizar um congresso. Coy frisou que a Semafon é uma troca de experiências e aprendizado diferente do que se encontra habitualmente nas aulas, expressando o orgulho da FCM em sediar o evento.

Christiane Marques do Couto, primeira professora coordenadora da 23ª edição, ressaltou o caráter dinâmico e reflexivo do evento. “A cada ano, novos temas surgem, e a fonoaudiologia está sempre em constante transformação, precisando acompanhar as mudanças com sensibilidade, ética e compromisso. Nesta edição, o programa foi cuidadosamente pensado para promover o diálogo científico, a interdisciplinaridade e a valorização da fonoaudiologia em suas diversas áreas de atuação”, afirmou.

A estudante Julia Akemi Karukaya Ferraz fala ao microfone durante a abertura da 23ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia (Semafon) da FCM Unicamp. À sua frente, uma placa de identificação traz seu nome e o cargo de presidente da comissão organizadora.
A aluna Júlia Akemi Ferraz, presidente da Semafon

Representando a diretoria do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a professora Maria Filomena Sândalo destacou a grande honra de os professores de Linguística contribuírem para a formação do fonoaudiólogo da Unicamp. Ela mencionou a importância de o IEL fazer a ponte entre a prática fonoaudiológica e as teorias linguísticas, auxiliando os estudantes em sua atuação profissional futura. A professora desejou a todos uma ótima semana de muito aprendizado, discussão e reflexão.

Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FCM, professora Maria Francisca Colella dos Santos, lembrou que o curso completará 25 anos em 2026. “Este marco é um testemunho de dedicação e pioneirismo de todos que construíram e solidificaram a excelência do nosso curso. A Semafon, em particular, é um reflexo do dinamismo e da criatividade dos nossos alunos”, afirmou. Ela também destacou o papel do evento como espaço de celebração, aprendizado e reconhecimento do compromisso da FCM com a formação de profissionais éticos e humanizados.

Mesa de abertura da 23ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da FCM Unicamp, composta por docentes e convidados, posicionada sobre palco com toalha verde e arranjo de flores brancas. Ao fundo, o telão exibe o logotipo do evento e o período de realização, de 22 a 26 de setembro de 2025.
Mesa de abertura: Amanda Brait, 2ª professora coordenadora, Christiane Couto, 1ª professora coordenadora, Ivani Rodrigues, coordenadora do Cepre, Maria Filomena Sândalo, professora do IEL, Cláudio Coy, diretor da FCM, Maria Fernanda Bagarollo, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Maria Francisca Colella, coordenadora de graduação de Fonoaudiologia, e Júlia Ferraz, presidente da Semafon

Sobre a Semafon

A Semana Acadêmica de Fonoaudiologia da Unicamp, fundada em 2003 por estudantes do curso, é organizada por uma comissão composta por 34 alunos e oito professoras, estruturada em seis subcomissões que se articulam para garantir um trabalho conjunto e um evento que visa enriquecer a formação de estudantes e profissionais, promovendo a integração de todas as áreas da Fonoaudiologia. Sua programação incluiu palestras, workshops, mesas-redondas e oficinas, além da exposição de trabalhos científicos nas modalidades de apresentação oral, pôster e relato de experiência.

Ir para o topo