
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu, no dia 9 de setembro, a visita do vice-presidente de Gestão de Programas e Apoiadores do National Board of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos, Boris Vilic, que apresentou as oportunidades de colaboração e as ferramentas de avaliação de alto nível desenvolvidas pela instituição. O evento, realizado na Sala da Congregação, contou com boas-vindas do diretor da FCM, Cláudio Coy, e da coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (Napes), Eliana Amaral, que há seis anos preside o Conselho Consultivo Global do NBME.
Fundado em 1915 por uma associação de médicos, o NBME é uma organização independente, sem fins lucrativos e sem vínculos governamentais, reconhecida mundialmente pela excelência e rigor científico na criação de avaliações para a área da saúde. Sua missão central é melhorar os resultados em saúde no mundo por meio de avaliações confiáveis e inovadoras.
Em uma palestra dinâmica e interativa, Boris Vilic detalhou a evolução do NBME, que começou com o famoso exame de licenciamento norte-americano (USMLE) e hoje oferece um ecossistema completo de ferramentas para instituições, docentes e estudantes. Explicou, ainda, que a filosofia da instituição evoluiu da pura “avaliação da aprendizagem” para também incluir a “avaliação para a aprendizagem” e a “avaliação como aprendizagem”.

“Antes, um estudante entrava no centro de testes para fazer um exame crucial sem ter nenhuma ideia real se estava preparado ou não, o que gerava muita ansiedade. Agora, com ferramentas como o Insights, oferecemos um dashboard que permite ao aluno acompanhar sua jornada de conhecimento, assim como acompanhamos nossos níveis de colesterol. Ele identifica exatamente onde estão suas fraquezas, quanto tempo gastou em cada questão e como seu desempenho se compara ao de seus pares. Isso elimina aquele ‘método de espingarda’ de estudar tudo aleatoriamente e dá um foco claro para os estudos.”
Ferramentas para instituições e o compromisso com a educação global

O vice-presidente do NBME apresentou o vasto portfólio da organização, que inclui desde exames customizáveis para escolas, com um banco de mais de 30 mil itens validados psicometricamente, até programas de financiamento para pesquisa e desenvolvimento docente.
Sobre o compromisso da instituição em apoiar a comunidade global de educação médica, Vilic foi enfático:
“Como organização sem fins lucrativos, nossa missão é ajudar a melhorar os resultados de saúde em todo o mundo e garantir um cuidado ideal para todos os pacientes. Não podemos cumprir essa missão sem apoiar escolas como a de vocês. Por isso, estabelecemos uma unidade de filantropia, com um fundo endowment (quasi-endowment) de 100 milhões de dólares, para conceder bolsas e financiar pesquisas. Desde 2018, já financiamos seis projetos de pesquisa aqui no Brasil.”
Peça-chave na ponte entre o NBME e a América Latina, a professora Eliana Amaral contextualizou a importância dessa troca para a FCM: “Conhecer essas ferramentas de perto nos permite ampliar nossas perspectivas avaliativas e pensar em como incorporar inovações que tragam ainda mais qualidade à formação dos nossos estudantes”, afirmou.
Ao final da apresentação, Boris Vilic disponibilizou vouchers de acesso gratuito às plataformas de autoavaliação do NBME para os docentes e estudantes presentes, convidando a comunidade da FCM a experimentar as ferramentas na prática. A visita não só ampliou o entendimento sobre as tendências globais em avaliação médica, mas também solidificou um canal para futuras colaborações, posicionando a FCM na vanguarda da inovação educacional na área da saúde.
