Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O livro Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão, da Editora Contexto, foi indicado na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para a final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. A obra conta com a participação, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, da fonoaudióloga Priscila Amorim, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação, e da docente Nubia Vianna, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação.

Juntamente com a pesquisadora Mariana Isaac Campos (UFSCar), as representantes da FCM contribuíram com o capítulo “A Libras na área da saúde”. A publicação é organizada pelas fonoaudiólogas Cecília Moura e Desirée De Vit Begrow.

“Sermos convidadas para compor essa obra já foi, por si só, uma conquista muito significativa para nós. Estar ao lado de outras autoras da área — pesquisadoras, pessoas surdas e ouvintes — em uma publicação que transita por todas as dimensões da surdez é algo muito especial. A indicação ao prêmio veio como uma surpresa e uma grande alegria, pois representa o reconhecimento científico de um tema tão relevante. Foi uma indicação maravilhosa, que contribui para dar visibilidade a assuntos que precisam ser discutidos, debatidos, conhecidos e amplamente divulgados pela sociedade”, declararam Priscila e Nubia.

Em 2024, a FCM teve a Cartilha em saúde trans, travesti e não binária: “caminhos nada suaves” entre os finalistas do Jabuti Acadêmico. A premiação é organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os vencedores serão revelados em cerimônia no dia 5 de agosto, em São Paulo.

Duas mulheres sorridentes posam juntas ao ar livre segurando o livro "Libras e Surdos: Políticas, Linguagem e Inclusão". A mulher à esquerda veste blusa preta e cachecol azul com estampa floral; a da direita, de cabelos grisalhos curtos, usa óculos e uma blusa estampada colorida. Ambas olham para a câmera.
Nubia Garcia Vianna e Priscila Amorim Silva, da FCM

Pesquisadoras da FCM

Priscila Amorim Silva é fonoaudióloga e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM. É especialista em Linguagem e Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e coordenou o Comitê de Línguas de Sinais e Bilinguismo para Surdos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (gestão 2023/2025).

Nubia Garcia Vianna é fonoaudióloga e doutora em Saúde Coletiva pela FCM. Atuou como consultora da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, em 2015 e 2016.

Jabuti Acadêmico

Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico tem como objetivo reconhecer e premiar os esforços de quem se dedica à produção de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico, além de incentivar que autores e editores continuem trilhando esse caminho.

Duas mulheres leem juntas um exemplar aberto do livro "Libras e Surdos". A página exibida apresenta o capítulo intitulado “A Libras na área da saúde”. A imagem foca na leitura e nas mãos das leitoras, com o texto visível.
As autoras exploram, em um capítulo, a importância da acessibilidade em Libras no contexto da saúde
Ir para o topo