Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Jose Dirceu Ribeiro, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi premiado no 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, realizado em Porto Alegre, de 10 a 12 de abril. A honraria se deu em reconhecimento às contribuições do docente para a área no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reconheceu, além de Dirceu e da Unicamp — respectivamente como liderança e centro formador em pneumologia pediátrica —, profissionais de outras quatro universidades: USP, UFMG, UFRJ e UFCSPA. O congresso reuniu mais de 940 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.

“A FCM, por meio da disciplina de Pneumologia Pediátrica, foi homenageada como uma das faculdades brasileiras que mais contribuíram para a formação de médicos, pesquisa e assistência na área. Foi uma grande honra ver reconhecida a importância do Departamento de Pediatria da FCM como um dos melhores centros do Brasil na formação em competência e humanidades nas doenças do trato respiratório”, afirmou Dirceu.

O professor José Dirceu Ribeiro, à direita, usa terno azul-marinho, camisa azul clara e gravata listrada em vermelho e azul. Ele sorri enquanto segura uma placa de homenagem ao lado de outro homem, que veste terno cinza e camisa azul. Ambos estão no palco do 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, com fundo branco e parte do letreiro do evento visível.
José Paulo Ferreira, presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, e Jose Dirceu Ribeiro, professor da FCM

O professor, que também integrou a comissão científica do congresso, participou da coordenação de painéis e colóquios, de sessões interativas e atuou como comentador de apresentações orais sobre diversos temas. O evento contou ainda com a apresentação oral de dois trabalhos que tiveram a participação da professora Adyléia Toro, também do Departamento de Pediatria:

Avaliação da estabilidade citológica do escarro induzido em uma coorte de crianças e adolescentes com asma. Autores: Nathália Montibeler Ferreira Santos, Caroline de Paula Cassânego, Luciana Sabbatini, Emilia Dasilva Gonçalves, Milena Grotta, Andressa Peixoto, Daniela Borgli, Livea Gianfrancesco, Jose Dirceu Ribeiro e Adyléia Aparecida Dalbo Contrera Toro

Impacto da doença e acesso a biológicos na asma grave em pediatria: Dados de um registro longitudinal multicêntrico de vida real no Brasil (REBRAG). Autores: Marcos Otavio Brum Antunes, Debora Carla Chong e Silva, Nelson Augusto Rosário Filho Rosário Filho, Carmen Lívia Faria Da Silva Martins, Adyléia Aparecida Dalbo Contrera Toro, Luciana de Freitas Velloso Monte, Laura Maria De Lima Belizario Facury Lasmar, Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva Filho, Aléxia Stenner Rodrigues Radicchi Campos, Miriam Neves Eller, Joaquim Carlos Rodrigues, Mônica Versiani Nunes Pinheiro de Queiroz, Herberto Chong Neto, Antônio Macedo e Paulo Márcio Condessa Pitrez.

Seis homens estão perfilados no palco do 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, todos segurando placas de homenagem. Atrás deles, o painel do congresso traz ilustrações e o nome do evento. Os homenageados vestem trajes formais e posam para a foto em frente a cadeiras brancas e copos de água sobre mesas laterais.
Paulo Camargos (UFMG), Leonardo Pinto (presidente do congresso), Joaquim Rodrigues (USP), Gilberto Fischer (UFCSPA), Jose Dirceu Ribeiro (Unicamp) e Clemax Sant’Anna (UFRJ)

Ir para o topo