Permanente

Profa. Dra. Andrea de Melo Alexandre Fraga
Formação
Concluiu a graduação em medicina em 12/1993 na Faculdade de Medicina da PUC de Campinas. Fez Residência Médica em Pediatria durante o período de 2/1994 a 1/1997 no Departamento de Pediatria da FCM – Unicamp e Especialização em Emergência Pediátrica no ano de 1996 na mesma instituição. Fez estágio na Divisão de Trauma, Terapia Intensiva Cirúrgica e Queimados da Universidade da Califórnia, San Diego – CA, EUA, no período de 25 de julho de 2007 a 24 de julho de 2008. Defendeu a dissertação de mestrado em 02/2007 e a tese de doutorado em 02/2012. Tem Titulo de Especialista em Pediatria conferido por SBP/AMB em 1997.Instrutora da American Heart Association para o PALS (Pediatric Advanced Life Support) desde 06/2012. Admitida em concurso público em 9/2014, como Professora Doutora, nível MS3, no Departamento de Pediatria, pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Em 5/2018, foi um dos 24 pediatras brasileiros a receber o título de Emergencista Pediátrico, por proficiência. Em 8/2022 fez o concurso para Livre Docência na área de Emergência Pediátrica com tese desenvolvida em Simulação Médica.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Linha de Pesquisa: Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional; Processos Cognitivos e Estratégias Educacionais.
Projeto: Simulação Clínica em Emergência Pediátrica e a Criação do Laboratório de Habilidades na Unicamp.
Temporário

Profa. Dra. Angelica Maria Bicudo
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1980), título de Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Livre docente em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2008) com defesa de tese em educação médica. Aprovada no concurso para titular pelo ensino em agosto de 2022. Pediatra atuando principalmente em crescimento, anemia ferropriva e doenças prevalentes na infância e adolescência. Orientadora de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação da Clínica Médica na área de concentração Ensino em Saúde . Foi coordenadora de Curso de Graduação em medicina da FCM/UNICAMP durante 8 anos até julho de 2010, tendo concluído a reforma do currículo em 2006. Entre 2006-2007 conduziu a implantação do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Médico (NAPEM) na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Foi Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Médica. É coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Práticas de Avaliação em Educação Médica do qual participam dez escolas de medicina e realizam o Teste de Progresso Interinstitucional desde 2005. Recebeu o Prêmio de Incentivo ao Ensino de Graduação “Prof Dr Miguel Ignácio Tobar” em 2006 e o Prêmio Mérito Educacional- “Médico Corrêa Picanço” conferido pela Associação Brasileira de Educação Médica em 2008, em 2012 recebeu o “Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação” conferido pela Universidade Estadual de Campinas. Defendeu sua Livre Docência em maio de 2008, tendo como tema a avaliação no curso de medicina. Coordenadora acadêmica do Teste de Progresso na ABEM de novembro de 2019 a outubro de 2022. Membro do Núcleo Docente Estruturante de 2010 a 20 de abril de 2020 e de agosto de 2022 até hoje. Linha de pesquisa: educação médica, avaliação educacional. Aprovada no concurso para Professor Titular em 29 de junho de 2022.
Temporário

Prof. Dr. Bruno Augusto Goulart Campos
Formação
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), residência em clínica médica (2007) e neurologia clínica (2009), mestrado (2009) e doutorado (2016) em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de clínica médica, neurologia, medicina intensiva e medicina de emergência. Prof.Dr. da Disciplina de Emergência da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp desde 2022. Chefe da Área de Emergência e Coordenador do Programa de Residência Médica do Departamento de Clínica Médica da FCM – Unicamp. Membro associado ABRAMEDE e AMIB.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Colaborador

Profa. Dra. Camila Alves Fior
Formação
Atualmente, é Professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, faz parte do Departamento de Psicologia Educacional e é membro do grupo de pesquisa: Psicologia e Educação Superior. Possui graduação em Psicologia pela UNESP/Bauru (2000), Mestrado em Educação (2003) pela UNICAMP na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, na área de Psicologia Educacional. Concluiu o pós-doutorado na Universidade do Minho no ano de 2020. As suas investigações são orientadas para a formação do estudante de ensino superior, com destaque para a transição e a adaptação a este nível de ensino, ao engajamento, à autoeficácia e aos processos de autorregulação da aprendizagem.
Visistante

Prof. Dr. Carlos Fernando Collares
Formação
Carlos Fernando Collares possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015). Possui formação complementar em Aprendizagem Baseada em Problemas, Pesquisa em Educação Médica, Construção de Cursos e Currículos em Educação Médica e Avaliação de Competências Profissionais pela Universidade de Maastricht (2009-2015), e em Análise de Regressão Multinível, Modelagem de Equações Estruturais e Análise de Dados Longitudinais pela Universidade de Utrecht (2011-2013). De 2012 a 2022 trabalhou como Professor Assistente em Educação Médica na Faculdade de Medicina, Saúde e Ciências da Vida (Faculty of Medicine, Health and Life Sciences) da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos. Desde 2015 trabalha como especialista em avaliação para o European Board of Medical Assessors. Desde 2019 é membro voluntário do comitê de supervisão da Stichting Aphasia.help. Entre 2021 e 2023 foi membro convidado do Comitê de Avaliação da WHO Academy. Em 2023, tornou-se Professor Afiliado da Universidade do Minho. Em 2024, tornou-se Professor Associado da Universidade do Algarve e Docente Orientador do Programa de Ensino em Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe.
Temporário

Prof. Dr. Cassio Cardoso Filho
Formação
Docente Professor Doutor II (MS-3.2) – Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas DTG/FCM/UNICAMP (2014-atual), Diretor Clínico do Hospital da Mulher – CAISM/UNICAMP (2019-2025). Coordenador da Subcomissão de Ensino de Graduação do DTG (06/2023 – 06/2025). Supervisor do Programa de Residência Médica em Mastologia (2013-atual) e Supervisor do Programa de Residência Médica em Tocoginecologia (2025-atual). Graduação em Medicina pela FCM/UNICAMP (1994-1999), dois anos de Residência Médica em Tocoginecologia e terceiro ano em Ginecologia Oncológica e Mastologia pelo DTG/FCM/UNICAMP (2000-2002). Pós-Graduação: Mestrado (2007) e Doutorado (2012) na área de concentração de Mastologia e Ginecologia Oncológica pelo DTG/FCM/UNICAMP. Título de Especialista em Tocoginecologia AMB/FEBRASGO TEGO 0170/2002 (RQE 129975), Título de Especialista em Mastologia AMB/SBM TEMa 2003 (RQE 129976). Coordenou o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Estadual Sumaré – HES/UNICAMP (2012-2014). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Mastologia e Ginecologia Oncológica, atuando nos seguintes temas: mastologia e ensino em saúde.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Linha de Pesquisa: Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional; Processos Cognitivos e Estratégias Educacionais.
Visitante

Prof. Dr. Dario Cecilio Fernandes
Formação
Dario Cecilio-Fernandes é professor assistente no Institute of Medical Education Research Rotterdam (iMERR), Erasmus MC, com pesquisas em avaliação, aprendizagem e simulação. Além disso, tem desenvolvido projetos de implementação das melhores evidências disponíveis em ensino em saúde. Atualmente, é membro do comitê Technology-Enhanced Learning e do comitê ASPIRE da seção Technology-Enhanced Learning, ambos da International Association for Health Professions Education (AMEE). Dario é professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica, área de concentração Ensino em Saúde, da Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, onde coordenou um projeto Jovem Pesquisador e outro Regular, ambos financiados pela Fapesp. Foi presidente (2020 – 2022) e secretário (2018 – 2020) da Sociedade Brasileira de Simulação na Saúde SOBRASSIM.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Linha de Pesquisa: Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional; Processos Cognitivos e Estratégias Educacionais.
Colaborador

Profa. Dra. Dora Maria Grassi
Formação
Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou pós-doutoramento no Brasil-Unicamp (Fapesp) e no exterior Lyon, Université Claude Bernard (Fapesp) área de metabolismo. Atualmente é Professora Associada – MS5.1 do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, IB, onde atua como professora de Fisiologia Humana e Comparada. Entre 2020-2022 realizou o curso de Mediação oferecido pela Educorp sendo capacitada para atuar, inclusive em CJUSCS nacionais. Livre Docência teve sua tese intitulada: Investigação do Estresse: da reação aos efeitos cardiometabólicos e endócrinos. É idealizadora e fundadora do Laboratório de Estudos de Estresse – Labeest – na Unicamp onde atua como responsável desde 2002. Atualmente estuda o estresse psicossocial, sinais depressivos, resiliência e estratégias de coping jovens e adultos. Os indicadores utilizados são concentrações de cortisol e instrumentos validados para a língua portuguesa. Presidente da Comissão Permanente de Planejamento de Atividades Relacionadas às Estratégias de Enfrentamento/ Coping para a saúde mental da comunidade do Instituto de Biologia. Os indicadores utilizados são concentrações de cortisol e instrumentos validados para a língua portuguesa. Contribui com a Gestão Universitária desde 2001.
Docentes Permanentes

Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Eliana Martorano Amaral é Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua. Concluiu o mestrado (1992) e doutorado em Tocoginecologia (1996) e também fez sua Livre-Docência (2006) na Unicamp. Tem pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva, com o tema da morbidade materna grave (near miss) e especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, em 2003-4. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde (Napes) na FCM/Unicamp desde maio/2021. É presidente do Infection During Pregnancy Committee, da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia). Facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA desde 2018. Docente-convidada do programa de Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação das Profissões de Saúde, Universidade do Minho/Portugal. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Também é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com mandato até agosto/2023. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp de 25/abril/2017 a 26/abril/2021. De 2007 a 2017, foi co-diretora do Programa de Desenvolvimento ente Faimer Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, da Febrasgo e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp, membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho/2013 a abril/2017 e chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro/2015 a abril/2017. Foi diretora da Divisão de Obstetrícia do CAISM-UNICAMP de 05/2003 a janeiro/2011 e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março/2011 e abril/2013. Atua na área de Medicina, com ênfase em infecções congênitas, saúde sexual e reprodutiva incluindo IST-HIV/aids, assistência à gestação e parto, gestão de serviços e qualidade de atenção, educação superior e educação para médicos e demais profissionais da saúde. É revisora para periódicos e palestrante convidada para eventos nacionais e internacionais nas diversas áreas temáticas de atuação científica.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Linha de Pesquisa: Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional.
Temporário

Prof. Dr. Erich Vinicius de Paula
Formação
Professor associado de Hematologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas e Hemocentro da UNICAMP. Graduado em Medicina pela Universidade de Campinas (1998), com especialização em hematologia e hemoterapia (2001), e doutorado em Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Áreas de interesse como investigador são as interações entre hemostasia e inflamação, diagnóstico e manejo em hemostasia e trombose e ensino nas profissões da saúde. É atualmente Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Linhas de Pesquisa e Projetos:
Linha de Pesquisa: Avaliação de Estudantes e de Programa Educacional; Processos Cognitivos e Estratégias Educacionais.
Docentes Permanentes

Profa. Dra. Joana Froes Bragança
Formação
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1994), residência médica em Cirurgia Geral (1996) e em Ginecologia e Obstetrícia (2000), posteriormente especializando-se em Oncologia Ginecológica. Possui título de especialização em Tocoginecologia. Mestrado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Livre-docência em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2022), Brasil. Atua como Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente orienta alunos de iniciação científica com bolsa, mestrado e doutorado strito senso pela pós graduação em Clinica Médica Área de concentração de Ensino em Saúde (FCM-Unicamp). Coordena projeto de pesquisa com financiamento. Colaboradora do Instituto Nacional de Câncer e FEBRASGO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia Ginecológica e Patologia Cervical. Atua na área de Educação Médica com área de concentração em avaliação e desenvolvimento curricular com especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia.
Temporário

Prof. Dr. Jose Paulo de Siqueira Guida
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Professor Doutor MS3.1 do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem atuação em Ensino nas seguintes áreas: atenção ao cuidado obstétrico (pré-natal, parto, puerpério), gestação de risco habitual e de alto risco, complicações obstétricas e clínicas da gestação, pré-natal especializado, assistência às violências contra a mulher. Interesses de pesquisa principais incluem: avaliação e vigilância de taxas de cesárea, com enfoque especial na Classificação de Robson; pré-eclâmpsia, com foco nos determinantes clínicos e sociais da doença, bem como o uso de biomarcadores e outros índices para a predição de ocorrência da doença, gravidade e prevenção de prematuridade ou predição de melhor momento para o parto; avaliação da qualidade da assistência obstétrica a partir da perspectiva da mulher. Atua como membro do Comitê de Ética em Pesquisas da UNICAMP e como membro da Comissão de Acompanhamento das Taxas de Cesáreas do CAISM/UNICAMP.Também é membro da FEBRASGO, atuando nas seguintes Comissões: Comissão Nacional Especializada em Violência Contra a Mulher e Comissão Nacional de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.Anteriormente, foi Médico Obstetra da Divisão de Obstetrícia do CAISM/Unicamp (2022 – 2023) Médico Tocoginecologista do Hospital Estadual Sumaré (2017 – 2022) e Professor Doutor I da Faculdade São Leopoldo Mandic (2017 – 2022).
Docentes Permanentes

Profa. Dra. Juliany Lino Gomes Silva
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2008). Doutora (2018) e Mestre (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual de Campinas (2013), TiSobest (2020) e Assessora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). É Professora Doutora da Área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Tecnologias para o Ensino e o Cuidado em Saúde (GEPETECS). Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias e Estratégias de Ensino, Simulação Clínica e Estomaterapia.
Colaborador

Profa. Dra. Karina Diniz Oliveira
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Professora Doutora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1997) e graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Residência Médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Dependência Química pela UNIAD-Unifesp. Mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, curso Ciências Médicas, área de concentração Saúde Mental (2010). Doutorado Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, curso Ciências Médicas, área de concentração Saúde Mental (2015).
Temporário

Profa. Dra. Lucieni de Oliveira Conterno
Formação
Lucieni de Oliveira Conterno é médica formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), infectologista com Residência pelo Hospital do Servidor Público Estadual-SP; Mestrado e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem especialização em Medicina Tropical pela USP-SP; Epidemiologia Clínica pelo INCLEN (International Clinical Epidemiology Network), e capacitação em Revisão Sistemática pela Cochrane Collaboration de Barcelona, Espanha. Realizou pós-doutorado na Universidade de Ottawa-Canadá desenvolvendo projetos relacionados as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Revisão Sistemática. Tem capacitação em Trends in Medical Education pela Universidade de Dundee, Escócia (EaD) e estágio na Universidade de McMaster (Canadá) para conhecer seu programa de Problem Based Learning, participando da implantação desta metodologia na FAMEMA. Foi Coordenadora do Grupo de Avaliação Acadêmica da FAMEMA, integrou as Comissões de Certificação de Hospitais de Ensino (SGTES/MS), de Avaliadores das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação em Medicina (MEC/INEP), Comissão de Especialistas do MEC em Educação Médica e de Avaliação de Residência Médica. Atualmente é docente FCM-UNICAMP da disciplina de Infectologia, coordena o submódulo de Infectologia e subcoordenadora do Módulo de Assistência Integral à Saúde do Adulto (MAISA). É membro da Comissão Centralizada de Avaliação do curso de Medicina e integrante do Núcleo de Avaliação Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES). É vice coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em saúde (NATS) do Hospital de Clínicas-Unicamp e Coordenadora da Comissão de Farmácia e Terapêutica. Bolsista da OPAS para desenvolvimento de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Ministério da Saúde. É professora convidada do mestrado em Ensino em Saúde e do Mestrado Ciência Aplicada a Qualificação Médica da Unicamp. Tem formação em Preceptoria Médica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e é membro da Comissão de Acreditação do SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas). Orientou 12 projetos de iniciação científica, quatro alunos de Treinamento Técnico, quatro trabalhos de conclusão de curso e sete alunos de mestrado. Suas áreas de atuação e interesse são: Infectologia, Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde, Revisões Sistemáticas, Medicina Baseada em Evidências, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Segurança do Paciente, Educação Médica.
Colaborador

Prof. Dr. Luis Antonio Violin Dias Pereira
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Temporário

Prof. Dr. Luiz Francisco Cintra Baccaro
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Professor Associado do Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Graduado em Medicina (2003), Residência Médica em Tocoginecologia (2007), Mestre em Tocoginecologia (2010), Doutor em Ciências da Saúde (2013), pós-doutorado (2014) e Livre Docência (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da UNICAMP. Secretário adjunto da Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC). Diretor de Eventos da Regional Campinas da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP). Membro da Comissão Nacional Especializada em Climatério da FEBRASGO. Membro do Comitê de Climatério e Anticoncepção da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Produção científica com ênfase em climatério, osteoporose, infertilidade e hemorragias no primeiro trimestre da gravidez.
Visitante

Prof. Dr. Marco Antonio de Carvalho Filho
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Visitante

Profa. Dra. Maria Cândida Ribeiro Parisi
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Docentes Permanentes

Prof. Dr. Nelson Filice de Barros
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Colaborador

Profa. Dra. Roberta Vacari de Alcantara
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Possui graduação em medicina (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2001), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Estadual de Campinas). Desde 2017 é professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e atua na área de Pediatria Social e Hepatologia pediátrica.
Colaborador

Prof. Dr. Rubens Bedrikow
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Temporário

Profa. Dra. Sabine Righetti
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Visitante

Profa. Dra. Silvia Mamede Studart Soares
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Docentes Permanentes

Profa. Dra. Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Research Scholar na Harvard University (2014-2015) com bolsa Capes. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Especialista em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992). Atualmente é Assessora Pedagógica e Coordenadora de Apoio Acadêmico da Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Ciencias Medicas. – curso de Medicina. Tem experiência na área de Educação Superior, atuando nos seguintes temas: Aprendizagem, Metodologia de Ensino, Educacao Medica, Didatica do ensino Superior e Avaliaçao.
Temporário

Profa. Dra. Simone Appenzeller
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Possui Graduação em Medicina (1999), Doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutorado pela McGill University, Canadá (2006-2008) e Stavanger Hospital, na Noruega (2008-2009) e Livre- Docência (2014) na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atualmente é Professora Titular de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1B). Foi coordenadora Associada de Graduação da FCM da UNICAMP (2023 a 2024); Coordenadora do programa de Pós-Graduação da Saúde da Criança e do Adolescente da FCM UNICAMP (2018-2023), Coordenadora do Internato (2018-2022) e Diretora Clínica do HC da UNICAMP (2018-2023). Orientação concluídas: 317 alunos, sendo 02 de Pós-Doutorado, 21 de Doutorado, 22 de Mestrado, 94 de Iniciação Científica, 59 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Residência), e 119 de outra natureza. Possui 302 artigos completos publicados em periódicos indexados em revistas nacionais e internacionais e diversos prêmios. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente no envolvimento do sistema nervoso central em doenças reumáticas e na reumatologia pediátrica. Foi editora da Advances of Rheumatology (antiga Revista Brasileira de Reumatologia) e é Editora associada da Revista de Educação Médica, Science Report e Rheumatology Therapy e membro de corpos editoriais internacionais (Autoimmunity Reviews, Lupus, Clinical Rheumatology). Coordenador do subprojeto CAPES-Print dos programas da Saúde da Criança e do Adolescente e do programa Minter/Dinter com UFRN, campos Caico. Orienta atualmente alunos de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos programas da Saúde da Criança e do Adolescente e da Fisiopatologia Médica da UNICAMP.
Docentes Permanentes

Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Atualmente é professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior – Faculdade de Educação, Unicamp. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]²/PRG da Universidade Estadual de Campinas na gestão 2017-2021. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.
Docentes Permanentes

Prof. Dr. Thiago Martins Santos
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Formação
Thiago Martins Santos é Professor Assistente da Disciplina de Emergências do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, Brasil. Atualmente faz pós-doutorado na Universidade Queen Mary de Londres, onde lidera a incorporação da Ultrassonografia Point of Care no currículo médico. É também bolsista de Produtividade de Pesquisa Internacional CNPq, estudando estratégias de educação para o ensino de POCUS. Possui graduação em Medicina (2002) e residência em Clínica Médica (2005) pela Unicamp, especialização em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina intensiva Brasileira – Amib (2011) e doutorado em Clínica Médica pela Unicamp (2015), tendo estudado o impacto da Ultrassonografia Point of Care na avaliação inicial de pacientes sépticos. Tem experiência em Medicina de Emergência e Medicina Intensiva, com projetos relacionados ao emprego da Ultrassonografia Point of Care em pacientes gravemente enfermos e no ensino médico.