Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Autor

03 fev 25

O eixo de ensino de bases científicas no novo currículo

por: Silvia Riceto De acordo com as premissas definidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o novo modelo curricular do curso de Medicina, um dos pilares do perfil do estudante é a aprendizagem contínua, fundamentada na compreensão do processo de geração de conhecimento científico, capacitando o estudante a analisá-lo de forma crítica. Para […]
Novo currículo da Medicina


03 fev 25

Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Considerada uma epidemia global, a origem da obesidade é comumente entendida como o resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais. Várias são as hipóteses científicas que explicam as origens evolutivas dessa comorbidade, tais como as condições econômicas ou o ambiente climático em que uma população vive. É nesse contexto que os pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da […]
Esquema da metainflamação
Ir para o topo