Linhas de Pesquisa

Área de Concentração em Hemoterapia

– Administração e Gestão da Qualidade

Administração de serviços de hemoterapia, integração com a rede hospitalar e ambulatorial, segurança transfusional e gestão de risco, implantação de programas de gestão da qualidade, certificações e acreditações. Políticas ambientais e de sustentabilidade.

– Fisiologia das células tronco
  Estudos das propriedades das células tronco e células mesenquimais e sua diferenciação em tecidos, servindo como base a terapia celular.

– Imunohematologia-hematologia eritrocitária e plaquetária
  Visa os estudos dos grupos sanguíneos eritrocitários, leucocitários e plaquetários e sua importância na prática hemoterápica. Estudo molecular de grupos sanguíneos

– Imunologia de transplantes
   Visa otimizar os transplantes de medula óssea e órgãos sólidos no sentido de evitar a rejeição e estimular o efeito versus tumor. Recuperação imunológica pós transplante e neoplasias secundárias e imunossupressão pós transplante.

– Medicina transfusional
  Visa estudar o processo de transfusão, suas indicações e efeitos adversos, o suporte transfusional a procedimentos de alta complexidade como transplantes, suporte transfusional em pacientes onco-hematológicos e portadores de hemoglobinopatias ou outras doenças hematológicas. Indicações e avaliação do processo de aférese terapêutica.

– Terapia celular
  Estabelecimento de princípios imunológicos e fisiológicos das células tronco e suas aplicações na medicina. Criopreservação de células tronco. Banco de sangue de cordão umbilical e placentário. Transplante de célula progenitora hematopoiética (CPH). Estudo e aplicação de componentes sanguíneos para finalidade não transfusional.

– Triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e hemovigilância
  Visa desenvolver avaliações e investigações relacionadas com os métodos de triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e o risco transfusional bem como o processo de hemovigilância de pacientes e doadores. Investigação na área de avaliação de risco transfusional e efeitos adverso às transfusões.

Área de Concentração em Hematologia

– Métodos e estratégias para diagnóstico e prognóstico de doenças hematológicas
 Desenvolvimento, aplicação e gestão de ferramenteas e sistemas para apoio ao diagnóstico e à estratificação de risco em doenças hematológicas malignas e benignas.

– Novas estratégias terapêuticas para doenças hematológicas
 Desenvolvimento e aplicação de métodos terapêuticos baseados em novas drogas e novos agentes (celulares, físicos, químicos) para o tratamento de doenças hematológicas malignas e benignas.

– Reposicionamento de drogas e estratégias para o tratamento de doenças hematológicas
Rastreio, planejamento e execução de programas de reposicionamento de drogas e agentes (celulares, físicos e químicos) para o tratamento de doenças hematológicas malignas e benignas.

– Uso de dados para gestão e apoio ao diagnóstico e tratamento de doença hematológicas
 Prospecção, coleta, gestão e análise de dados para gestão e apoio à hematologia. Inclui dados epidemiológicos, biológicos, clínicos; compreensão e manuseio de bases de dados públicas e privadas, incluindo principais bases governamentais; aspectos éticos e legais do uso de dados para apoio à assistência em hematologia. Desenvolvimento de ferramentas para gestão de dados em hematologia.

– Medicina molecular e hematologia
Desenvolvimento e aplicação de técnicas moleculares para o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas benignas e malignas.

– Divulgação científica e ensino em hematologia
Desenvolvimento e implementação de divulgação científica voltada para público leigo (pacientes, familiares, sociedade) em hematologia; processo ensinoaprendizagem em hematologia.

– Medicina transfusional em pacientes hematológicos
Suporte transfusional de pacientes com doenças hematológicas, incluindo procedimentos terapêuticos, efeitos adversos e estratégias para redução dos consumos de sangue e componentes (PBM)