Áreas de concentração criança/adolescente e adulto e idoso
A Residência é umas das principais estratégias formativas para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo 80% da carga horária total do programa distribuídas em atividades práticas e 20% teóricas, como preconizado. No ato da inscrição para o processo seletivo, o candidato opta pela área de concentração que desejar – criança/adolescente ou adulto e idoso, sendo que esta a escolha que direcionará a ênfase da formação.
O primeiro ano da residência (R1) tem foco na Atenção Primária à Saúde, sendo os Centros de Saúde o principal cenário de práticas dos ingressantes no Programa. O residente será capacitado para o trabalho em equipe multiprofissional, estimulado a desenvolver o raciocínio crítico e investigativo, planejar e executar projetos de intervenção individual, familiar e coletivo no território; desenvolver ações de promoção à saúde; prevenção; diagnóstico e tratamento/reabilitação. Poderá ainda participar de campanhas, análise de indicadores de saúde, projetos de extensão e de pesquisa. Para os residentes de Fonoaudiologia especificamente, os R1 atuam uma dia na semana no Hospital Estadual de Sumaré (HES), em Programa de Triagem Auditiva Neonatal, Unidades de Terapia Intensiva e Enfermaria.
No segundo ano (R2), as práticas são desenvolvidas na atenção ambulatorial especializada e hospitalar. O/A residente irá desenvolver ações, por vezes, individualmente, mas também enquanto equipe multiprofissional com os demais profissionais nos campos de atuação onde estiverem inseridos. Os residentes atuam em espaços como: Hospital de Clínicas da UNICAMP (enfermarias, ambulatórios, pronto socorro), Casa da Criança Paralítica, Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Profº Drº Gabriel O.S.Porto (CEPRE/FCM/UNICAMP), entre outros.
A coordenação deseja que a permanência no programa de residência seja profícuo, repleto de aprendizados e que contribua para formação e futura atuação profissional no SUS e para o SUS.
Cronograma de Aulas
1º ano da residência – Discussão Clínica Multiprofissional
2º ano da residência – Tópicos Multidisciplinares em Saúde
Folha de Frequência
Os residentes do programa atuam nos serviços e, aos final do dia, devem confirmar sua presença nas atividades através do registro de freqüência, indicando o horário cumprido e colhendo a assinatura do preceptor responsável pela sua supervisão.
As folhas de freqüência das atividades realizadas no mês anterior deverão ser enviadas à COREMU, por e-mail ou pessoalmente, no primeiro dia de cada mês (caso o primeiro dia seja fim de semana ou feriado, no primeiro dia útil de cada mês).
A folha de frequência pode ser acessada aqui