Objetivo do curso
O objetivo principal do curso é desenvolver competências, habilidades e conhecimentos necessários para que profissionais já graduados possam atuar e se destacar no mercado de trabalho.
Formar profissionais altamente capacitados no atendimento do paciente adulto hospitalizado, nas áreas clínica, cirúrgica, urgência e emergência, através da prática clínica baseada em evidências. Qualificar fisioterapeutas para atuar junto a equipe multidisciplinar, visando as necessidades do paciente hospitalizado e em seguimento ambulatorial. Aperfeiçoar o conhecimento teórico específico e estimular as atividades de pesquisa, extensão e atuação no meio acadêmico. Proporcionar vivência profissional nas atividades de fisioterapia em um serviço de referência nacional. Estimular o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, inovação, criatividade e pro atividade. Capacitar o profissional a atuar em atividades de promoção da saúde, prevenção, recuperação/reabilitação.
Além disso investir em educação e ciência incentivando o conhecimento teórico específico, as atividades de pesquisa, extensão e atuação no meio acadêmico. Oferecer cenários de ensino e aprendizagem baseados nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de abordagens construtivas, partindo do conhecimento adquirido em atividades teóricas baseadas em evidências científicas, discussões de caso com preceptores em cada campo de atuação afim de desenvolver profissionais capacitados para atuar de forma humanista e com alto conhecimento técnico científico. Qualificar o fisioterapeuta para atuação integrada no serviço hospitalar, ambulatorial e domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde.
A Universidade Estadual de Campinas é referência para formação de profissionais qualificados e com habilidades específicas para atuar em todas as regiões do Brasil incluindo as áreas com maior escassez de profissionais e recursos.
A pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar torna-se indispensável neste contexto, pois o curso visa oferecer formação e capacitação especializada baseada em conceitos de qualidade e segurança, por meio de profissionais altamente qualificados e preparados e alta tecnologia disponível, em um hospital de referência com foco principal em procedimentos de alta complexidade, contemplando conhecimento integral na área hospitalar.
Atividades desenvolvidas
Atividades Práticas
Na pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar o aluno terá a oportunidade de desenvolver atividades práticas e adquirir experiência em diversas áreas de atuação através de atividades nos setores: enfermarias de internação de adultos de especialidades cirúrgicas e clínicas, unidade de urgência e emergência, unidades de internação COVID, centro cirúrgico em acompanhamento das atividades desenvolvidas pela cirurgia torácica, serviço de cuidados paliativos e ambulatório de fisioterapia. Carga horária total das atividades teóricas: 1533 horas.
Atividades Teóricas
As atividades teóricas incluem aulas teóricas, discussões de casos e artigos, visita multidisciplinar e apresentação de seminários. O conteúdo teórico tem como objetivo proporcionar e aprofundar o conhecimento técnico-científico, além de desenvolver atividades que visam a integralidade e trabalho em equipe como base para atuação profissional e assistência. Carga horária total das atividades teóricas: 339 horas.
Ementa do curso
O curso de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar capacitará o profissional a desenvolver habilidades e conhecimentos baseados em evidências cientificas para o atendimento de pacientes hospitalizados. O foco principal é proporcionar atendimento humanizado e especializado visando a reabilitação e a recuperação da funcionalidade, reduzindo as complicações relacionadas ao tempo de internação hospitalar.
Grade curricular e ementa
FCM-8019 – SEMIOLOGIA, AVALIAÇÃO E PROPEDÊUTICA – Carga horária total: 60 horas.
Ementa: Avaliação dos sistemas nervoso, cardiorrespiratório, musculoesquelético, vascular, gastrointestinal, endócrino, hematológico, urinário e demais sistemas em suas capacidades funcionais. Investigação e estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico através do conjunto de técnicas e procedimentos específicos, com a finalidade de elaborar uma hipótese diagnóstica. Anamnese, avaliação hemodinâmica e neurológica, provas de função muscular e demais métodos de diagnóstico cinético-funcionais
FCM-8021 – FISIOTERAPIA APLICADA – Carga horária total: 60 horas.
Ementa: Estudo teórico de métodos e técnicas fisioterapêuticas, suas indicações, contraindicações e aplicabilidade clínica. Protocolos de avaliação e atendimento baseados em evidências científicas para o tratamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em todos os níveis de intervenção: prevenção, tratamento e reabilitação.
FCM-8022 URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – Carga horária total: 30 horas
Abordagem teórica do atendimento de vítimas de trauma, urgências clínicas e cirúrgicas e dinâmica do atendimento multidisciplinar da unidade de emergência referenciada.
FCM-8023 FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA – Carga horária total: 60 horas
Ementa: Introdução aos sistemas funcionais do organismo humano por meio do estudo da fisiologia do sistema nervoso, músculo esquelético, cardiovascular, respiratório, renal, digestivo, urológico, hematológico e endócrino. Estudo das funções anormais ou patológicas dos vários órgãos e sistemas do organismo, abordando as alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos que influenciam no funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e prognóstico da doença.
FCM-8024 FISIOTERAPIA NO PACIENTE CIRÚRGICO – Carga horária total: 30 horas
Ementa: Avaliação, diagnóstico e procedimentos fisioterapêuticos relacionados aos cuidados pré e pós-operatórios em pacientes cirúrgicos hospitalizados.
FCM-8025 VENTILAÇÃO MECÂNICA – Carga horária total: 60 horas
Ementa: Utilização da ventilação mecânica invasiva e não invasiva em adultos hospitalizados e uso da ventilação mecânica domiciliar.
FCM-8026 ÉTICA E MULTIDISCIPLINARIDADE – Carga horária total: 30 horas
Ementa: Caracterização da ética e bioética incluindo a contemplação dos aspectos éticos quanto à pesquisa. Os problemas bioéticos frente aos princípios constitucionais da dignidade do ser humano e relativos à prática profissional. Integralidade e trabalho em equipe, a multidisciplinaridade como base para atuação profissional e assistência.
FCM-8027 PRÁTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – Carga horária total: 660 horas
Ementa: Proporcionar conhecimento técnico-científico para desenvolver habilidades e prestar assistência fundamentada no atendimento sistematizado aos indivíduos em diversas situações de risco em urgências e emergências. Enfatizar os cuidados na assistência de emergência em pacientes com politraumatismo, insuficiência respiratória, conceituar e orientar quanto às medidas preliminares no traumatismo cranioencefálico, parada cardiorrespiratória, choque elétrico, grandes queimados, fraturas, hemorragias e com diagnóstico e suspeita de COVID-19.
FCM-8028 PRÁTICA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DE ADULTOS – Carga horária total: 540 horas
Ementa: Atividade prática supervisionada visando reconhecer as técnicas e recursos da fisioterapia respiratória e motora utilizados no tratamento de pacientes adultos hospitalizados, identificar as indicações e contraindicações dos recursos apresentados e reconhecer os riscos, efeitos indesejáveis e possíveis complicações.
FCM-8029 PRÁTICA AMBULATORIAL E PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS – Carga horária total: 330 horas
Ementa: Compreensão da fisiopatologia nas pneumopatias crônicas obstrutivas e restritivas, disfunção pós-covid, que ocorrem nas diferentes faixas etárias, assim como o tratamento fisioterapêutico específico. Entender e vivenciar a dinâmica do centro cirúrgico e broncoscopia e a atuação da equipe multidisciplinar por meio da atividade prática observacional. Vivenciar a atividade multidisciplinar na equipe de cuidados paliativos envolvendo os conceitos e conflitos da ética e bioética.
FCM-8034 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – Disciplina obrigatória
Ementa: Pesquisa bibliográfica e/ou realizada em campo. Análise e interpretação de dados, revisão dos conteúdos de metodologia da investigação científica. Conhecimento das etapas do desenvolvimento de uma pesquisa científica, com base nas normas da ética e pesquisa na área da saúde. Redação e defesa do trabalho de conclusão de curso.