Graduação

A Dermatologia na grade do curso de Medicina da Unicamp

Caro estudante de medicina (ou futuro estudante), você ficou curioso sobre como e em que momento irá se deparar com a Dermatologia durante a graduação, não é?

Vamos te mostrar e acreditamos que você ficará satisfeito em saber que a Dermatologia está presente em diversos momentos do nosso currículo. Veja bem, vamos na ordem cronológica (calma, não estamos falando grego, são apenas os códigos das disciplinas):

MD-544 

O primeiro contato oficial do estudante com a Dermatologia é através da MD-544, mais conhecida como Fisiopatologia Integrada, que ocorre no 5º semestre, como diz o primeiro número do seu código. Nela, resumidamente, vê-se os diferentes aparelhos e sistemas do organismo humano e suas respectivas doenças mais prevalentes, apresentando-lhes a anatomia patológica, a patologia clínica, a fisiopatologia, a etiopatogenia, as manifestações clínicas, a evolução, o prognóstico e os princípios terapêuticos. A disciplina foi organizada em blocos, e nós temos o bloco “Pele”, onde são transmitimos os princípios da Dermatologia e apresentados os vários aspectos das dermatoses mais prevalentes e importantes. Partimos do Exame Dermatológico, Lesões Elementares e do Glossário macro e microscópico da pele e vamos para as Doenças eritematosas e descamativas (Psoríase); vésico-bolhosas (Pênfigo e Eczema); infecciosas (Micoses superficiais e profundas; Leishmaniose; HPV); Hanseníase e reações hansênicas; Tumores cutâneos epiteliais e melanocíticos; além de discussão de casos.

MD-543

Se a disciplina anterior era o contato oficial, este é o contato extraoficial que o aluno também terá no 5º semestre. Esta é a disciplina chamada Semiotécnica da Observação Clínica, em que se estudam os principais sinais e sintomas clínicos em Medicina Interna no âmbito teórico-prático a fim de capacitar o aluno a examinar o paciente adulto e colher dados semiológicos para interpretação clínica. Nesse contexto, os alunos começam a ter contato com os pacientes nas enfermarias do HC e eventualmente se deparam com pacientes com queixas dermatológicas, sendo uma oportunidade de aplicar o Exame Dermatológico e de correlacionar o teórico do bloco “Pele” com a prática semiológica.

MD-753

Esta é a Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada II, disciplina do 4º ano da graduação (7º e 8º semestre), na qual o aluno aprenderá fundamentos teóricos e práticos das áreas da Dermatologia, Otorrinolaringologia, Genética Médica e Oftalmologia, sendo assim carinhosamente apelidada de “DEMOGO” pelos alunos. Aqui vemos mais um passo da transição teórica para prática. A Dermatologia oferece diversas aulas que contam com os temas: Semiologia dermatológica, lesões elementares, síndromes dermatológicas e diagnósticos em dermatologia; Eczemas; Dermatoses eritemato descamativas; Acne e erupções acneiformes; Micoses superficiais; Ectoparasitoses; Piodermites; Sífilis; Hanseníase; Dermatoviroses; Tumores cutâneos benignos e malignos; Manifestações cutâneas das doenças sistêmicas; Discromias; Onicopatias; Dermatoses bolhosas; Reações a droga. E, posteriormente, por meio da rotina em ambulatórios do HC e de seminários, a disciplina cria mais uma oportunidade de colocar em prática o exame dermatológico, descrever lesões, reconhecer as principais síndromes dermatológicas, utilizar o raciocínio clínico para formular hipóteses diagnósticas, conhecer como é feito o seguimento dos pacientes e ter contato com procedimentos, como coleta de exame direto, fototerapia, cauterizações, dermatoscopia, biópsia e crioterapia.

MD-758

Assim como no 3º ano apresentamos uma disciplina que a Dermatologia está presente diretamente (MD-544) e outra que está indiretamente (MD-543), aqui no 4º ano também faremos esse paralelo. A MD-758 é a Atenção Integral à Saúde, que consiste no atendimento ambulatorial e supervisionado em Unidades Básicas de Saúde na área da Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Clínica Médica (resumidamente, porque essa disciplina também abarca aulas teóricas e campos práticos na área de Saúde Coletiva, Saúde Ocupacional, Saúde Ambiental, Patologia Clínica, Radiologia, Saúde Mental, Saúde da Família e Ética). O ponto é que nesse cenário é bem comum que os alunos se deparem com usuários da rede primária de saúde com queixas dermatológicas, sendo uma grande oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas prévias. E não é em vão que dentre nossos supervisores nos atendimentos da Clínica Médica temos docentes do departamento de Dermatologia. Mesmo porque, um aspecto bem forte no nosso departamento e que ensinamos aos nossos estudantes é que a dermatologia não se separa do restante da clínica médica.

MD-943

Por fim, o internato, mais especificamente o 5º ano, é contemplado com a MD-943, denominada MAISA I, Módulo de Atenção Integral à Saúde do Adulto I. A disciplina compreende: Dermatologia, Moléstias Infecciosas, Cardiologia, Imunologia e Oncologia Clínica. A Dermatologia ainda oferta conteúdo teórico, porém a aprendizagem é majoritariamente prática, de forma que podemos dizer que chegamos ao ápice da transição do teórico para o prático. Há a oportunidade de lapidar os conhecimentos de lesões elementares, manifestações cutâneas de doenças sistêmicas, reações a drogas e diagnósticos diferenciais, dermatoses infecciosas de notificação compulsória (hanseníase, viroses cutâneas, piodermites, micoses superficiais, zooparasitoses e doenças sexualmente transmissíveis), acne, dermatoses eczematosas, dermatoses eritemato descamativas, dermatoses bolhosas, tumores cutâneos e lesões pré-neoplásicas. Os campos onde tudo isso se desenvolve são as UBSs, os ambulatórios do HC e, interessantemente, em locais de atendimento à população vulnerável, como Penitenciária Feminina, Fundação Casa e Consultório na Rua.


A Liga Acadêmica de Dermatologia da Unicamp

O surgimento

Com o intuito de enriquecer o ensino de Dermatologia no curso, discentes e docentes fundaram, em 2016, a Liga de Dermatologia da Unicamp.

Conheça a gestão aqui

Atividades e eventos

As ações da liga englobam atividades teóricas e práticas. No âmbito teórico, a liga promove aulas complementares ao currículo, no modo online ou presencial, abrangendo temas clínicos, cirúrgicos e de cosmiatria, ministrados por especialistas, pós-graduandos e profissionais de reconhecimento na área.

No âmbito prático, a atuação da liga desenvolve:

  • Projetos de extensão:
    • Campanhas de conscientização:
      • Dezembro Laranja: combate ao câncer de pele, onde há mutirões de triagem, atendimento e educação em saúde sobre o tema. Faz parte ainda das ações de prevenção ao câncer as atividades voltadas aos profissionais da construção civil e a atletas amadores.
      • Janeiro Roxo: conscientização sobre hanseníase, em que são desenvolvidas ações de combate ao estigma da doença, capacitação dos profissionais de saúde e visitas a antigos asilos-colônia, conhecidos como leprosários.
    • Grupo apoio à Dermatite Atópica: reuniões com as famílias, criando um espaço de ajuda mútua entre os familiares de pacientes, com o objetivo de discutir o impacto da doença na vida, ao mesmo tempo que educa sobre aspectos importantes no cuidado e descontrai.
  • Dermatoquiz: evento interativo de aprendizagem, baseado em jogos de perguntas e respostas, envolvendo alunos, residentes e professores através de uma disputa para testar os conhecimentos dermatológicos dos participantes, com direito a prêmios!
  • UPA (Unicamp de Portas Abertas): ação da Unicamp voltada aos estudantes do ensino médio, em que cada instituto e faculdade do campus expõe

Além disso, a liga também apresenta sua articulação na pesquisa, em que os docentes auxiliam os estudantes no desenvolvimento das iniciações científicas e na associação a agências de fomento. Isso condiz com a força que a pesquisa científica apresenta em todo o departamento de Dermatologia, no qual os residentes também apresentam as oportunidades de mestrado e doutorado, além de outras pesquisas e relatos de casos. A presença em Congressos também fortalece tal aspecto. Um exemplo de reconhecimento é a participação anual da liga na organização do COPID, – Congresso Paulista Interligas de Dermatologia – destacando que em 2024 (9ª edição) uma das coordenadoras da liga foi presidente do evento (saiba mais).

*Texto construído com auxílio de Guilherme Rocha, presidente da liga na gestão 2024.