Pediatria Social – Área do Departamento de Pediatria – 2009
A Pediatria Social, área do Departamento de Pediatria da FCM-UNICAMP, prioriza a abordagem integral da saúde e do desenvolvimento da criança e do adolescente considerando os aspectos biológicos, psicoafetivos, culturais, sociais, econômicos, políticos e as questões relativas à estruturação e funcionamento dos serviços de assistência à saúde da criança e do adolescente.
Como campo de estudo e produção de conhecimento a Pediatria Social tem como objeto de reflexão as necessidades de saúde expressas individual e coletivamente, assim como as políticas sociais que têm impacto sobre a criança e o adolescente, as estruturas de assistência à criança e ao adolescente e suas condições de vida, seja na família, na comunidade ou em ambientes específicos, como escolas e creches.
A área de Pediatria Social desenvolve atividades teóricas e práticas de ensino, pesquisa, extensão, assessoria e assistência. Participa do ensino de graduação, residência médica, pós-graduação e educação continuada e permanente do Departamento de Pediatria. Atua na FCM/UNICAMP no ensino da atenção à saúde da criança e do adolescente na residência de Medicina de Famíla e Comunidade e especializações da Saúde da Família e também nos Cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia.
No graduação em Medicina participa em módulos do 1º ao 5º ano, atuando mais intensamente a partir do 3º ano (MD673 – Semiologia e Propedêutica), 4º ano (MD758 – Atenção Integral à Saúde) e 5º ano (MD941 – Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente I)
Os estudantes de Medicina do 4º e 5º ano e os residentes de Pediatria (R1) são inseridos em 6 UBS do município de Campinas, e os residentes de Medicina de Famíla e Comunidade em 2 duas Unidades de Saúde da Família de Amparo (SP). Os profissionais da área de Pediatria Social (docentes, enfermeira e médicos assistentes) e tutores dos serviços (pediatras, médicos de família e outros) supervisionam as atividades relativas à atenção a saúde da criança e do adolescente (assistência médica, educação em saúde, vigilância, visitas domiciliares e em instituições).
A Pediatria Social é responsável por aproximadamente 8 mil atendimentos por ano nas 6 UBS de Campinas na área da Pediatria. Nestas UBS responde também pela organização do ensino extra-muro e suas interrelações.
Nos serviços onde atua colabora também no planejamento e na organização da atenção à criança e ao adolescente, assim como em projetos e programas relativos à área nestes municípios. Esta participação é importante na medida que interfere com a qualidade do ensino e se constitue campo de pesquisa na área, colaborando para a melhoria da assistência à saúde da criança e adolescente e, também na formulação e implementação das estratégias e práticas na Saúde da Família e na atenção básica.
As pesquisas da área tem como objeto de estudo fundamental os problemas de saúde, o crescimento e desenvolvimento, as práticas e políticas de atenção à criança e ao adolescente e a articulação entre elas.