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Ano 2025, Volume 13, nº 3: Ensino Boletim FCM (ISSN: 2595-9050) Editorial

Unicamp e Hospital Estadual de Sumaré: “um ciclo virtuoso de parceria”

[...] os campos de estágio são fundamentais para garantir ao aluno contato com todos os níveis de complexidade do sistema de saúde.

Corredor interno do Hospital Estadual de Sumaré, iluminado pela luz do sol que entra pelas janelas com venezianas. O chão reflete a luz, criando um ambiente acolhedor. Entre os anos de 2005 e 2024, o hospital serviu como campo de estágio para 11.560 alunos do curso de medicina e 4.182 médicos residentes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Referência para cerca de 1,2 milhão de habitantes, o hospital atua nos níveis secundário e terciário de atenção à saúde.
Corredor interno do Hospital Estadual de Sumaré, iluminado pela luz do sol que entra pelas janelas com venezianas/Foto: Divulgação – HES

A formação médica é complexa. Atualmente, existem inúmeras estratégias didáticas utilizadas para o aprimorar o ensino médico. Entretanto, nenhuma prescinde da necessidade da aquisição gradual e escalonada de conhecimento teórico bem como de competências.  Ao iniciar sua trajetória o aluno precisa aplicar conhecimentos adquiridos no ensino médio sobre biologia, física, química, matemática para que aprenda os conceitos de histologia, anatomia, fisiologia, biologia celular entre outros. O início é árduo. Recentemente, a FCM iniciou um programa de Mentoria para acolher os novos alunos e diminuir a evasão estudantil. Neste processo, foi possível identificar que a maior frustração dos acadêmicos é perceber que, nesta fase inicial da formação, terão pouco contato com pacientes e doenças. Os mentores e docentes se esforçam para estabelecer conexões entre a ciência básica e a aplicada para diminuir a frustração.

Findados os anos iniciais, acadêmicos iniciam o estudo das doenças na patologia e, gradualmente, o contato com os pacientes aumenta. Chega então o momento para aplicar os conhecimentos adquiridos à prática clínica. Nesta fase, os campos de estágio são fundamentais para garantir ao aluno contato com todos os níveis de complexidade do sistema de saúde. A vivência prática em patologias de baixa, média e alta complexidade permite ao graduando vivenciar e conviver com momentos de dor e, felizmente, momentos de cura. Campos de estágios em UBS e hospitais são, portanto, a base sustentadora de uma formação médica de excelência e de qualidade.

A FCM oferece um campo de estágio amplo e que contém todos os níveis de complexidade.  Neste contexto, o Hospital Estadual Sumaré (HES) há 25 anos é uma das instituições onde os alunos da medicina são inseridos. Para se ter uma ideia da importância do HES para os alunos, entre os anos de 2005 e 2024, 11.560 alunos do curso de medicina e 4.182 médicos residentes fizeram estágio na instituição. O hospital é referência para aproximadamente 1,2 milhões de habitantes e está situado entre os níveis secundários e terciários na assistência à saúde. Nele, os alunos podem vivenciar o tratamento de doenças prevalentes na população. Assistência ao parto, atendimento inicial ao recém-nascido, tratamento da pneumonia no adulto e na criança, tratamento inicial ao AVC agudo, tratamento cirúrgico da colecistite e da apendicite, tratamento cirúrgico da fratura do fêmur no idoso, entre muitos outros são exemplos de procedimentos realizados diariamente no hospital e nos quais os alunos estão inseridos. Não por acaso, a parceria entre Secretaria de Estado e a Unicamp deu “grandes frutos”: o Hospital conquistou a Acreditação Nacional Nível III (excelência) chancelada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e foi o primeiro hospital público do interior a conquistar a Acreditação Internacional Canadense, sempre tendo como diretriz principal a segurança do paciente. Conceitos de custo-efetividade são permanentemente abordados na instituição e amplamente divulgados entre colaboradores e os estudantes. Toda o percurso percorrido pelo hospital culminou com a premiação em 2024 de melhor hospital público do Brasil. 

No ano de 2025, o contrato de gestão do hospital está sofrendo uma transição administrativa da Unicamp para a Funcamp. Naturalmente, o processo de mudança foi complexo.  A atuação da FCM, dos alunos, da sociedade civil, da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp e da Secretaria de Estado da Saúde permitiu que a transição administrativa esteja sendo feita sem interrupção do ciclo virtuoso de parceria entre a Faculdade e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ao fazermos esta retrospectiva, fica claro a importância do HES para os alunos da FCM e, principalmente, para a população que é atendida por um corpo clínico altamente qualificado. Que esta parceria de sucesso tenha vida longa, continue sempre a contribuir com a formação médica de qualidade e garantir um atendimento de excelência à população.

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