Defesa

Orientações e instruções para Defesa de Mestrado e Doutorado

A defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado deverá ser solicitada pelo(a) aluno(a) à secretaria do Programa, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA, com no mínimo 60 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

Conferir os procedimentos pelo menos uns 03 meses antes da data pretendida para Defesa, pois deverá ser cumprido o prazo mínimo de ENVIO do sistema que é de 60 dias da data da defesa.   

ATENÇÃO:  após a aprovação no Exame de Qualificação, o prazo para liberar o sistema SIGA/ DAC para o aluno solicitar a DEFESA pode variar pois depende da assinatura do Coordenador Geral da Pós-graduação, do presidente e dos membros da comissão examinadora na ata da qualificação, inserção do documento no SIGA e a atualização do sistema pela DAC. Somente após esse procedimento e a secretaria validar, o aluno estará apto para solicitar a defesa.

I – Formato da Sessão Pública de Defesa:

A Defesa deverá ocorrer, de forma presencial, sendo obrigatória a presença física do(a) discente, dos membros internos e do(a) presidente da Comissão Examinadora na sessão pública de defesa, nas dependências da UNICAMP. Devendo o aluno providenciar a reserva da sala/ espaço para a defesa e informar os membros da banca sobre isso.

A critério da Comissão de Pós-Graduação (CPG), a defesa poderá ser realizada em formato híbrido, e, excepcionalmente, de forma integralmente remota, mediante decisão formal da CPG devidamente registrada e validada no SIGA.

No caso do formato híbrido, este se aplica à participação de membros externos à UNICAMP, sendo obrigatória a presença física do(a) discente, dos membros internos e do(a) presidente da Comissão Examinadora na sessão pública de defesa, nas dependências da UNICAMP.

Excepcionalmente, a CPG poderá autorizar, mediante decisão formal validada no SIGA, a participação remota do(a) discente, do(a) presidente da banca ou de membros internos, desde que devidamente justificada.

Reforçamos ainda que, de acordo com o Regimento Geral, nas bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e na de doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos.

I – Pré-requisitos gerais para defesa

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias do curso;
  2. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
  3. Ter a proficiência em língua estrangeira;
  4. Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019)como fazer – clique aqui!

II – Pré-requisitos específicos

  1. Comprovar a submissão de um artigo a uma revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado. (aluno como primeiro autor).
  2. Comprovar o aceite de um artigo completo, em revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Tese de Doutorado. (aluno como primeiro autor)

ATENÇÃO: Antes de iniciar o preenchimento da solicitação de defesa no SIGA, o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos (comprovante de submissão (mestrado)/ aceite (doutorado) do artigo)

OBS: O “comprovante do artigo” deve ser anexado no SIGA conforme instruções abaixo.

          No canto superior direito da tela aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

IMPORTANTE

  • Anexar o “Boneco” do Arquivo Final da Dissertação/Tese quando solicitar a defesa no sistema da DAC (SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica). Conforme previsto na Instrução interna do Programa incluir no arquivo o item Justificativa de Originalidade do Trabalho nos elementos pré-textuais, entre o Sumário e a Introdução da versão da tese. Item obrigatório para os alunos de doutorado.

OBS: O “Boneco” deve estar finalizado. Para formatação e elaboração o aluno deverá seguir o Modelo de editoração de dissertação/tese – clique aqui! e o Manual de Normalização, Elaboração, Procedimentos e Orientações para Apresentação de Teses e Dissertações (3ª edição) que foi elaborado pela Comissão de Pós-Graduação e pela Biblioteca da FCM/Unicamp de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 002/2021.

OBS: O “Relatório de Similaridade” deve ser encaminhado para o email da secretaria do Programa (fisiofcm@unicamp.br) dentro do prazo de solicitação de defesa.

Após preencher a solicitação de defesa no SIGA o aluno deve ENVIAR o pedido para que seja validado pela secretaria. Sem o envio a solicitação não aparece para a secretaria e a data não está mantida pois o pedido deve ser​​​​​​​ ENVIADO dentro do prazo do sistema que é de 60 dias da data da defesa. 

Reforçamos que a solicitação de defesa somente será analisada e validada pela Comissão do Programa após o envio do Parecer de Similaridade da Biblioteca com no mínimo 60 dias de antecedência da data da defesa já solicitada no SIGA e dos demais documentos obrigatórios solicitados. 

III – Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Após a verificação dos critérios para composição da Comissão Examinadora (item IV, abaixo), cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para participação na defesa.
  2. A Composição da Banca deve atender a Instrução Normativa PRPG Nº 001/2021. 
  3. Cada um dos membros indicados na Banca deverá ter uma produção mínima de 4 artigos publicados no último quadriênio em periódicos Qualis A ou B1/B2 (Medicina I). Consulta Qualis CAPES
  4. No local colocar: a sala previamente reservada para o exame. O aluno deve providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). (É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.)  (Todas as reservas devem respeitar o horário de funcionamento do prédio da CPG, prioritariamente, no período da manhã (das 08h30 às 12h) e da tarde (das 13h30 às 17h). A solicitação de reserva é válida somente após o recebimento do e-mail de resposta com a confirmação da data/horário/local solicitados.)
  5. O aluno deve verificar no SIGA se o membro convidado possui cadastro válido e caso não possua, solicitar o cadastro do professor diretamente no SIGA e encaminhar a ficha de Cadastro de Membros Externos devidamente preenchida para o e-mail da secretaria do programa (fisiofcm@unicamp.br)
  6. De acordo com o Regimento Geral, nas Bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e nas de doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos. Sendo assim, recomendamos que a participação dos membros externos seja por videoconferência. Caso a participação seja presencial, para o pagamento de Ajuda de Custo pelo Programa de PG em Fisiopatologia Médica*, encaminhar a Ficha de Cadastro de Membros Externos e também a cópia dos documentos pessoais: RG (frente e verso), CPF ou CNH e do comprovante da conta corrente com os dados para depósito. Os documentos devem ser enviados (em PDF) para o email do Programa, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa . OBS: Documentos enviados fora dos prazos solicitados acima não serão autorizados. Após enviar os documentos aguardar a confirmação da secretaria.sobre o pagamento. 
  7. SUSPENSO: A compra de passagem aérea para membros externos de banca está supensa (Reforçamos que, de acordo com o Regimento Geral, nas Bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e na de doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência. fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos) 
  8. Entrar com pedido de O.S na Intranet da FCM, para verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 para as defesas de teses e dissertações.

IV – Composição de Comissão Examinadora de defesa

Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui

Artigo 40 – Elaborada a Dissertação ou Tese e cumpridas às demais exigências estabelecidas no Regulamento do Programa, o aluno deverá defendê-la em sessão pública, perante uma Comissão Examinadora composta, no caso do Mestrado, no mínimo por três membros titulares e, no caso do Doutorado, no mínimo por cinco membros titulares, todos possuidores, no mínimo, do Título de Doutor. A Comissão Examinadora será presidida pelo Orientador da Dissertação ou Tese e a forma de escolha de seus membros deverá estar definida no Regulamento do Programa.

Para a Comissão Examinadora do MESTRADO: Caberá ao orientador indicar à CPG os nomes de TRÊS membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo ao Programa e à Unicamp e um membro interno da Unicamp) e dos DOIS membros suplentes (Sendo que um dos membros suplentes deve ser externo à Unicamp). Os nomes devem ser indicados pelo aluno diretamente no SIGA no momento da solicitação da defesa.                                                                                   

Para a Comissão Examinadora do DOUTORADO: Caberá ao orientador indicar à CPG os nomes de CINCO membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros internos da Unicamp) e dos TRÊS membros suplentes (Sendo que pelo menos dois dos membros suplentes devem ser externos à Unicamp). Os nomes devem ser indicados pelo aluno diretamente no SIGA no momento da solicitação da defesa.

V – Solicitação de Defesa – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Para solicitar a defesa, o(a) aluno(a) deverá acessar o SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica, disponível no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno >> SIGA), com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data prevista para a defesa.

Após o login no sistema, será necessário acessar o menu:
Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Tese.

VI – Sobre defesas em sessão fechada

Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada (Resolução GR 90/2020).

ATENÇÃO: Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:

1) O orientador e o candidato informam a secretaria sobre a necessidade de defesa em sessão fechada.

2) A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados.

3) A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br

4) O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente via Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD.

5) O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade.

6) A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa – isto deve ser informado no DAC/SIGA ao solicitar a defesa.

VII – Orientações e procedimentos para o dia da defesaclique aqui!