Evento realizado na Fundacentro discute políticas públicas para fortalecimento da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (STT) no SUS
Realizada na Fundacentro, em São Paulo, no dia 19 de março, a etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) debateu políticas públicas para fortalecer a STT no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi uma das instituições apoiadoras, com participação de docentes e discentes da graduação em Fonoaudiologia e dos programas de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e em Saúde Coletiva.

Com mais de 1.500 inscritos, o evento reuniu cerca de 600 pessoas em discussões presenciais e remotas. A organização contou com a colaboração de 26 instituições, incluindo sindicatos, associações, cooperativas e universidades. Professores e alunos da FCM atuaram na coordenação e relatoria dos grupos, que discutiram os eixos temáticos propostos. Foram eleitos 14 delegados (titulares e suplentes) e aprovadas nove propostas, que seguirão para a etapa nacional.

“Esta Conferência Nacional tem como um de seus principais objetivos revisar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, garantindo que ela esteja alinhada com as demandas atuais e futuras. Precisamos fortalecer o SUS para assegurar que os direitos à saúde e à segurança no trabalho sejam efetivados”, declarou Helenice Nakamura, docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM e conselheira nacional de Saúde.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª CNSTT ocorrerá entre 18 e 21 de agosto de 2025 e receberá propostas e delegados eleitos em conferências municipais, regionais e livres. Os debates serão estruturados em três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a STT; e Participação popular na STT para o Controle Social.
5ª Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Entre os objetivos do evento estão debater, propor e deliberar diretrizes para fortalecer políticas públicas que garantam o acesso à saúde no SUS. Os participantes também avaliarão os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19 na saúde laboral, incluindo possíveis mudanças nos padrões de adoecimento e nas formas de prevenção, buscando respostas eficazes para esses desafios.