Conteúdo principal Menu principal Rodapé
 Em seu pós-doutorado a bióloga Helena Fabbri-Scallet teve como orientador o professor do Departamento de Pediatria da FCM, Gil Guerra Júnior, que também coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS)/Foto: Divulgação
Em seu pós-doutorado a bióloga Helena Fabbri-Scallet teve como orientador o professor do Departamento de Pediatria da FCM, Gil Guerra Júnior, que também coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS)/Foto: Divulgação

Pesquisadora do Programa de Pós-Doc da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a bióloga Helena Fabbri-Scallet acaba de ser aprovada no programa Jovem Pesquisador da Fapesp, que possibilitará a nucleação de um novo grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp para o desenvolvimento de pesquisas no campo dos Distúrbios/Diferenças do Desenvolvimento Sexual (DDS).

A bióloga havia cursado mestrado e doutorado com bolsa Fapesp, pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia da Unicamp, sob a orientação da pesquisadora colaboradora Maricilda Palandi de Mello, do CBMEG.

Já no doutorado-sanduíche, estudou na Universidade de Lübeck, na Alemanha. No pós-doutorado, sob orientação do docente do Departamento de Pediatria e coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Determinação e Diferenciação do Sexo (GIEDDS), Gil Guerra Junior – também com auxílio da Fapesp – a pesquisadora retornou àquele país para realizar parte de seus estudos.

Na ocasião, Helena foi contemplada com bolsa de estudos da Fundação Alexander Von Humboldt da Alemanha, por meio do programa Georg Forster Research Fellowship, que visa fomentar a cooperação científica internacional, oferecendo oportunidades de colaboração entre pesquisadores altamente qualificados. À época do estágio realizado no exterior, de 2021 a 2023, seu orientador no Brasil destacou o trabalho realizado por ela no sequenciamento de RNA em pacientes com Disgenesia Gonadal com cariótipo 46,XY.

“A Helena foi realizar análises genômicas e sequenciamento de RNA em tecido gonadal desses pacientes com variantes patogênicas no gene NR5A1, em casos familiares e esporádicos, buscando esclarecer os diferentes fenótipos observados entre indivíduos com a mesma variante”, disse Gil Guerra na ocasião.

Na foto, Helena posa ao lado do professor da FCM, Gil Guerra Júnior, seu orientador durante o pós-doutorado e equipe de Laboratório/Foto: Divulgação
Na foto, Helena posa ao lado do professor da FCM, Gil Guerra Júnior, seu orientador durante o pós-doutorado e equipe de Laboratório (Felipe, Gisele e João)/Foto: Divulgação

Recentemente, Helena conseguiu um auxílio do CNPq em um programa para Jovens Doutores, atuando como pesquisadora responsável por um projeto de pesquisa voltado para análises genômicas de pacientes com DDS sindrômicos.

Neste ano, a pesquisadora se credenciou como docente pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM para dar continuidade às pesquisas no campo dos DDS pelo programa JP da Fapesp com a nucleação de um novo grupo de pesquisa vinculado ao CBMEG. Ela explica que a proposta consiste em formar um grupo especializado em análises multi-ômicas focado em doenças raras, abordando estudos de genoma, transcriptoma e epigenômica.

“Nosso grupo também irá se dedicar à investigação de marcadores tumorais em gonadoblastomas e a identificar defeitos em estruturas testiculares associados ao uso de fármacos específicos. Dentro da proposta submetida, além do financiamento para pesquisa, estão previstas bolsas para alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Estou muito feliz com essa aprovação, especialmente por se tratar de um programa tão prestigiado da Fapesp”, comentou a jovem pesquisadora.

Saiba mais

Fapesp: A modalidade Jovem Pesquisador se destina a apoiar projetos de pesquisa excelentes, inovadores e ousados, desenvolvidos sob responsabilidade de pesquisador com excepcional desempenho para a fase da carreira em que se encontra.

A finalidade do Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador é apoiar projeto de pesquisa cientificamente sólido, de qualidade excelente. Visa, também, estimular a atração, em condições competitivas internacionalmente, de jovens pesquisadores com experiência internacional demonstrada em pesquisa após a conclusão do Doutorado e que se encontrem ainda em fase de afirmação profissional para instituições de pesquisa do estado de São Paulo.

Ir para o topo