Vigilância em Toxicologia

Organização do banco de dados

Os atendimentos do CIATox eram notificados em ficha específica do Centro, entre 1983 e 2013, manualmente. A partir de 2014 os atendimentos passaram a ser informatizados e notificados no DATATOX – um sistema de registro, acompanhamento e recuperação de dados de Toxicologia Clínica e Toxinologia, administrado pela ABRACIT®. Este sistema tem como objetivo dar suporte aos profissionais dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica, possibilitando estudos clínicos e epidemiológicos, e obter avaliação nacional do impacto dos agentes tóxicos sobre a saúde da população.

Elaboração de relatórios estatísticos

Até 2013 os dados dos atendimentos eram digitados no programa Epi Info™ – versão 6.0, onde eram organizados os levantamentos estatísticos. Atualmente, as estatísticas são ordenadas pelo sistema de gerenciamento de dados multidimensional do DATATOX-BI, que possibilita a organização dos relatórios a partir dos casos notificados. Estes relatórios podem contribuir para o levantamento de dados epidemiológicos, possibilitando medidas de intervenção em toxicovigilância e farmacovigilância.

Painel de dados – DATATOX

Em 2025 foi lançado o painel DATATOX, uma plataforma online que oferece dados estatísticos dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica para consulta pública. É possível aplicar filtros de pesquisas como: série histórica, grupos de agentes, circunstância de exposição, entre outros. Para acessar, clique na imagem.

datatox

Acidentes com animais peçonhentos – Painel do Ministério da Saúde

A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (vinculada ao Ministério da Saúde) disponibiliza dados atualizados sobre acidentes com animais peçonhentos para acesso público. Os dados do painel foram compilados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) – CGIAE/DAENT/SVSA/MS.

Toxicovigilância

O centro tem como meta promover a vigilância de riscos tóxicos na população através da análise dos dados estatísticos e seguimento dos casos mais relevantes. Nosso objetivo é desencadear ações de alerta, de informação, de formação e de prevenção.

Notificação compulsória

Notificação de todos os casos atendidos presencialmente pelo CIATox-UER-HC/UNICAMP de exposição tóxica a medicamentos, produtos químicos de uso domiciliar – veterinário – industrial, praguicidas, metais, animais peçonhentos, plantas, drogas de abuso e raticidas. A notificação é feita no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN). 

Atualização do site do CIATox de Campinas

Manutenção do site e atualização das informações referentes ao Centro e eventos organizados pela equipe para formação de multiplicadores

Contato

Profº Dr. Fábio Bucaretchi – médico
Fone: (19) 3521-7232
E-mail: fbuca@unicamp.br