No dia 3 de abril, a Semana da FCM teve o 7º Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde. O evento reuniu mesas internacionais e nacionais discutindo o tema “Atração, retenção e identidade docente” e foi realizado em conjunto com o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação na Saúde. Foi promovida ampla discussão sobre a conjuntura atual e as perspectivas da área.
Cláudio Coy, diretor da FCM, destacou a integração do seminário com as demais atividades da Semana da FCM. “Este evento já faz parte das atividades da nossa instituição e a gente fica muito contente com isso. Queria agradecer a todos envolvidos na organização, especialmente aos funcionários que possibilitam este evento com transmissão online, e aos convidados que vieram de fora”.
Eliana Amaral, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde da FCM, destacou que o evento, iniciado há 14 anos, tem como objetivo entender o papel de ser docente, especialmente numa universidade, e a importância da nutrição institucional para essa identidade.
A programação prosseguiu com mesas redondas. A primeiras delas foi “Identidade profissional docente”, com Madalena Patrício, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e especialista em educação médica baseada em evidências. A convidada abordou a construção da identidade docente como um processo contínuo e desafiador.
“Ser docente em medicina vai muito além de ensinar a técnica. É formar pessoas, valores e atitudes – isso é determinante para o profissionalismo dos médicos que vamos formar. Essa é a raiz da importância da identidade profissional docente. Mas é difícil: temos que desatar muitos nós, alguns até cegos”, destacou Madalena.




Fotos: Mário Moreira/CAAC
A programação seguiu com as mesas redondas:
Quem é e como manter o quadro docente?
Eliana Martorano Amaral, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde da FCM
Atração e retenção de docentes
Maryellen Gusic, assessora sênior para assuntos educacionais na Faculdade de Medicina da Universidade Médica da Carolina do Sul
Construção e manutenção da identidade profissional do docente e preceptor
Gabrielle Leite Silveira, docente da Faculdade São Leopoldo Mandic
Dormi profissional da saúde, acordei professor: e agora?
Erich Vinícius de Paula, diretor associado da FCM
O preceptor
Ugo Caramori, médico do Departamento de Saúde Coletiva da FCM
O professor da universidade
Valdes Roberto Bollela, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
Novos papéis: a extensão no currículo
Jacqueline Teixeira Caramori, docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp)
Compor e manter o quadro de docentes & colaboradores: eis a questão!
Sergio Tadeu Martins Marba, presidente da Comissão de Corpo Docente FCM
O que o sistema de regulação federal exige das escolas médicas?
Rodrigo Fraga Massad, pesquisador do Inep
Desafios e estratégias para as escolas interiorizadas
George Dantas de Azevedo, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Desafios e estratégias para as instituições municipais
Eduardo Augusto Vella Gonçalves, presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo
Desafios e estratégias para as instituições privadas
Izabel Cristina Meister Martins Coelho, coordenadora do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe
Desafios e estratégias para as universidades
Alamanda Kfouri Pereira, docente da Universidade Federal de Minas Gerais
Transmissão do Seminário (versão com tradução simultânea):
Transmissões de anos anteriores: