Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No dia 3 de abril, a Semana da FCM teve o 7º Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde. O evento reuniu mesas internacionais e nacionais discutindo o tema “Atração, retenção e identidade docente” e foi realizado em conjunto com o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação na Saúde. Foi promovida ampla discussão sobre a conjuntura atual e as perspectivas da área.

Cláudio Coy, diretor da FCM, destacou a integração do seminário com as demais atividades da Semana da FCM. “Este evento já faz parte das atividades da nossa instituição e a gente fica muito contente com isso. Queria agradecer a todos envolvidos na organização, especialmente aos funcionários que possibilitam este evento com transmissão online, e aos convidados que vieram de fora”.

Eliana Amaral, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde da FCM, destacou que o evento, iniciado há 14 anos, tem como objetivo entender o papel de ser docente, especialmente numa universidade, e a importância da nutrição institucional para essa identidade.

A programação prosseguiu com mesas redondas. A primeiras delas foi “Identidade profissional docente”, com Madalena Patrício, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e especialista em educação médica baseada em evidências. A convidada abordou a construção da identidade docente como um processo contínuo e desafiador.

“Ser docente em medicina vai muito além de ensinar a técnica. É formar pessoas, valores e atitudes – isso é determinante para o profissionalismo dos médicos que vamos formar. Essa é a raiz da importância da identidade profissional docente. Mas é difícil: temos que desatar muitos nós, alguns até cegos”, destacou Madalena.

Fotos: Mário Moreira/CAAC

A programação seguiu com as mesas redondas: 

Quem é e como manter o quadro docente?

Eliana Martorano Amaral, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde da FCM

Atração e retenção de docentes

Maryellen Gusic, assessora sênior para assuntos educacionais na Faculdade de Medicina da Universidade Médica da Carolina do Sul

Construção e manutenção da identidade profissional do docente e preceptor

Gabrielle Leite Silveira, docente da Faculdade São Leopoldo Mandic

Dormi profissional da saúde, acordei professor: e agora?

Erich Vinícius de Paula, diretor associado da FCM

O preceptor

Ugo Caramori, médico do Departamento de Saúde Coletiva da FCM

O professor da universidade

Valdes Roberto Bollela, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

Novos papéis: a extensão no currículo

Jacqueline Teixeira Caramori, docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp)

Compor e manter o quadro de docentes & colaboradores: eis a questão!

Sergio Tadeu Martins Marba, presidente da Comissão de Corpo Docente FCM

O que o sistema de regulação federal exige das escolas médicas?

Rodrigo Fraga Massad, pesquisador do Inep

Desafios e estratégias para as escolas interiorizadas

George Dantas de Azevedo, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Desafios e estratégias para as instituições municipais

Eduardo Augusto Vella Gonçalves, presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo

Desafios e estratégias para as instituições privadas

Izabel Cristina Meister Martins Coelho, coordenadora do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe

Desafios e estratégias para as universidades

Alamanda Kfouri Pereira, docente da Universidade Federal de Minas Gerais  

Transmissão do Seminário (versão com tradução simultânea):

Transmissões de anos anteriores:

Ir para o topo