Já informou no SIGA sobre os aspectos éticos e legais de sua pesquisa?

INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2020 – Disciplina a forma de comprovação das questões éticas e legais sobre os projetos de pesquisa envolvendo alunos de mestrado e doutorado na FCM.
Enquanto o item Autorizações Éticas não for validado pelo orientador/comissão do programa, NÃO será possível solicitar a qualificação no Sistema.
A qualificação de Mestrado ou Doutorado, deverá ser solicitada à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA, pelo aluno.
I – Pré-requisitos gerais
- Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
- Ter a proficiência em língua estrangeira;
- Regularizar no DAC/SIGA as comprovações éticas e legais do projeto de pesquisa.
II – Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica
- Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
- Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
- Verificar com a secretaria do seu curso se todos os membros possuem cadastro vigente. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.
III – Composição da Comissão Examinadora
Comissão Examinadora deve ser composta de 4 membros (1 presidente, 2 titulares e 1 suplente) com, no mínimo, o Título de Doutor. Verifique nos Pré-requisitos específicos (item II) se seu orientador pode ser o presidente da Comissão examinadora.
Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA.
Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.
Informação CCPG 003/2015 – trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.
IV – Avaliação da Comissão Examinadora
A Comissão Examinadora registrará no dia da qualificação, minimamente, em documento formal sua avaliação sobre as questões éticas e o domínio do tema apresentado pelo aluno.
O instrumento de qualificação deve ser considerado uma parte eficiente na construção do percurso para obtenção do título de pós-graduação.
v – Solicitação de Qualificação – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica
Antecedência necessária: 30 dias
Para solicitar a qualificação, o aluno deverá acessar o SIGA, disponível no site da DAC (https://www.dac.unicamp.br/portal/), seguindo o caminho: DAC >> Estudantes >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica.
Após realizar o login, deverá acessar o menu “Dissertações/Teses” e, em seguida, clicar em “Visualizar Dados da Dissertação/Tese”.
Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de qualificação confira o passo a passo no Manual da DAC.
VI – Sobre a reprovação
No caso de REPROVAÇÃO, a comissão examinadora elaborará um parecer justificando a reprovação, e definirá uma data limite (mínimo de 45 dias) para a realização de um novo exame, que ocorre uma única vez e com a mesma comissão examinadora.
A reapresentação do exame de qualificação seguirá os mesmos procedimentos e prazos do primeiro exame.
VII – Orientações e procedimentos durante a qualificação– clique aqui!