Religamento Para Defesa
Segundo o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Universidade Estadual de Campinas:
Artigo 15 – Por solicitação do orientador e após análise da Comissão de Pós Graduação – CPG, o aluno que teve a matrícula cancelada por prazo de integralização excedido poderá, excepcionalmente, matricular-se uma única vez, exclusivamente para a realização de defesa de dissertação ou tese, que deverá ser feita no prazo de até seis meses após seu religamento, desde que, cumulativamente, preencha os seguintes requisitos:
I – tenha concluído todos os créditos;
II – tenha sido aprovado em exame(s) de língua(s) estrangeira(s);
III – tenha sido aprovado em Exame de Qualificação;
IV – tenha concluído a redação da dissertação ou tese, com atestado do orientador de que completou todos os requisitos e está em condições de defesa.
Parágrafo único – É vedada a matrícula em disciplinas no período letivo regular a que se refere esse ingresso.
Para a solicitação do Religamento pelo art. 15, os seguintes documentos devem ser enviados para a secretaria do Programa por e-mail:
- Ofício de solicitação de religamento (clique para baixar o modelo) devidamente preenchido — este documento será protocolado para assinatura eletrônica do(a) orientador(a) no SIGAD;
- Exemplar da dissertação/tese;
- Comprovante de submissão de artigo relacionado à dissertação (mestrado) ou comprovante de aceite de artigo relacionado à tese (doutorado).
Importante: O prazo da tramitação após o recebimento do documento pela CPG/FCM pode ser de até 30 dias. Apenas depois da efetivação do religamento poderá ser solicitada a defesa.
Matrícula em Disciplinas
Matrícula em Disciplinas
Matrícula em disciplinas é um ato de responsabilidade do estudante, de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica. Deve ser efetuada a cada período letivo, via web, nos prazos previstos pelo Calendário Escolar.
A não efetivação da matrícula em disciplinas, para determinado período letivo regular, causa o cancelamento da matrícula na Universidade.
Procedimentos
Ao efetuar a matrícula em disciplinas, o estudante deve:
- Consultar as disciplinas oferecidas no Caderno de Horários
- Elaborar sua grade de horários para evitar conflitos
- Acessar página da DAC > Estudantes > e-Dac
- Atualizar dados cadastrais e preencher o requerimento de matrícula
- Salvar/imprimir o comprovante de solicitação de matrícula
- Consultar o requerimento processado, a partir do dia seguinte de sua solicitação
- Consultar o relatório final de matrícula, conforme prazo previsto no Calendário Escolar
O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno.
Trancamento de Matrícula
Segundo o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp
“Artigo 10 – Compete à Comissão de Pós-Graduação – CPG de cada Unidade de Ensino e Pesquisa:
(…) VII – deliberar sobre pedidos de trancamento de matrícula”.
Artigo 21 – O aluno de Programa de Pós-Graduação pode, mediante solicitação, com a concordância do orientador e a critério da Comissão de Pós-Graduação – CPG, efetuar 02 (dois) Trancamentos de Matrícula, consecutivos ou não, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do Curso.
§ 1º – O tempo de integralização remanescente no momento de cada solicitação deve ser maior ou igual à duração do trancamento.
§ 2º – Durante a vigência do trancamento de matrícula, o aluno não pode cursar disciplina de Pós-Graduação na UNICAMP, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.
Artigo 22 – O trancamento de matrícula por razões médicas será regulamentado pela Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG.
Parágrafo único – O período de trancamento previsto no caput não será computado para fins de prazo de integralização.
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Observação aos bolsistas
Além de não poder cursar disciplinas, efetuar exame de qualificação e defender dissertação ou tese, o estudante não poderá receber bolsa durante o período de trancamento. Portanto, o estudante bolsista deverá trancar a matrícula no início do semestre e providenciar o cancelamento da bolsa, sob risco de ter de devolver as parcelas pagas indevidamente. Durante o período de trancamento, será considerado estudante licenciado.
A solicitação de trancamento de matrícula é feito pelo e-DAC, no período previsto no Calendário Acadêmico.
Após fazer o login com RA e senha, acesse a aba “Solicitações”, clique em “Nova Solicitação” e selecione a opção “Trancamento de Matrícula no Curso”. Selecione as opções correspondentes relacionadas ao período letivo, ano, número de períodos a serem trancados e motivo.
A solicitação deverá ser aprovado pelo(a) orientador(a) e pela coordenação da CPG/FCM.
Aproveitamento de Estudos
O pós-graduando regularmente matriculado pode solicitar o aproveitamento de estudos para a convalidação dos créditos para integralização nos seguintes casos:
a. disciplinas da Unicamp que cursou na condição de estudante especial (sem limite de créditos);
b. disciplinas do programa que cursou no mestrado (no caso de estudante de doutorado), conforme o § 4º do art. 31 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (sem limite de créditos);
c. disciplinas externas em nível de pós-graduação stricto sensu. Nesse caso, o pedido passa pela aprovação da coordenação de curso e da coordenação de pós-graduação da FCM, conforme o art. 25 combinado com o art. 45 e 46 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (limitado a oito créditos, ou 1/3 do total de créditos necessários à integralização).
Observações gerais:
a. O pedido deve ser feito no primeiro ano do curso (art. 44 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp).
b. Pelo menos dois terços dos créditos do curso devem corresponder a disciplinas ministradas na Unicamp ou por seus docentes, isto é, o pedido de disciplinas externas (item c) não deve ultrapassar 8 créditos.
Procedimento:
1) Preencher este formulário na página da DAC com seus dados pessoais e disciplina(s) de interesse. Gerar o PDF (Importante: incluir o nome do orientador; da coordenadora do curso, Profa. Dra. Fabiola Taufic Mónica Iglesias, e do coordenador da CPG, Prof. Dr. José Guilherme Cecatti, não é necessária a matrícula).
2) Enviar por e-mail o formulário e o Histórico Escolar. No caso de disciplinas cursadas fora da Unicamp, juntar também a ementa e o programa da disciplina (fornecidos pela IES), e a impressão do reconhecimento do curso pelo MEC e CAPES (consultar a Plataforma Sucupira).
Certificado em Outro Idioma
Atualmente a Unicamp não emite documentos na língua inglesa.
Em casos de estágios no exterior, pode ser necessário a apresentação do atestado de matrícula (enrollment certificate), que deverá ser providenciado da seguinte forma:
1. Solicite a emissão de atestado de matrícula atualizado online, nos Serviços Acadêmicos da Diretoria Acadêmica;
2. Traduza os dados de acordo com o modelo disponível neste link;
3. Envie o formulário preenchido para a secretaria do Programa, por e-mail.
A secretaria do Programa enviará por e-mail o documento assinado eletronicamente.
Pós-Defesa
PROCEDIMENTOS PARA PROVIDÊNCIAS QUANTO À FICHA CATALOGRÁFICA E EMISSÃO DOS EXEMPLARES DE TESE
PRAZOS E ORIENTAÇÕES GERAIS
- Conforme a ATA assinada no dia de sua defesa, o prazo máximo para a entrega do arquivo final é de 60 dias a contar da data da defesa (no caso de atraso, o aluno poderá ter a defesa cancelada pela Comissão de Pós-Graduação, sendo necessária nova defesa para homologação do título);
- O nome do aluno deve ser idêntico à certidão de nascimento/casamento em todos os campos do arquivo da tese/dissertação (verificar acentuação, nome de casado, retirar abreviaturas etc.);
- Para o arquivo com o modelo alternativo é obrigatória a inclusão da autorização da revista para uso do artigo – modelo de solicitação à revista no final desta instrução.
- Para dissertação/tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, é obrigatória a inclusão nos anexos dos respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes.
- Providenciar a ficha catalográfica junto a Biblioteca/FCM, através de formulário on-line disponível em: https://ficha.sbu.unicamp.br/
É possível consultar o andamento da confecção da ficha catalográfica pelo link: Consultar Protocolo de Atendimento https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/consultarProtocoloNum/
* Os itens 3, 4 e 5 deverão fazer parte do arquivo final da tese (3 e 4 dependendo do formato/tema);
FORMATAÇÃO
- Adeque o arquivo final segundo as diretrizes do Manual de normalização, elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações.
- Modelo de editoração de teses e dissertações
PARA DEFESAS SOLICITADAS VIA SIGA – ENVIO DA VERSÃO FINAL
Os alunos que solicitaram a defesa via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) em caso de aprovação ou aprovação condicional, terão 60 dias para fazer o upload de sua versão final no SIGA. Nos prazos de 45, 30 e 15 dias serão encaminhados e-mails ao aluno e ao orientador informando a necessidade de realizá-lo. A dissertação/tese terá que ser validada, novamente, pela secretaria e orientador, para ser encaminhada à PRPG para homologação.

Sugestão de carta para obter liberação de reuso do artigo no boneco de tese/dissertação
Campinas, (DATA)
(NOME DA EDITORA)
(Departamento ou empresa que cuida dos direitos autorais – Ex: Permissions Departament)
(ENDEREÇO)
We are writing to you in order to obtain a permission to re-use material included in the following article(s) published in (NOME DA REVISTA) for inclusion in my Ph.D. thesis (ou Ms.C. dissertation):
(LISTAR A REFERÊNCIA COMPLETA DO(S) ARTIGO(S) COM AUTORES, TÍTULO, VOLUME, PÁGINAS E ANO)
This thesis/dissertation is for academic use only and it is not going to be used for comercial, advertising or promotion purposes. I am planning to make (NÚMERO DE CÓPIAS) printed copies of my thesis/dissertation. One of these copies will be displayed at The University (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP, Brazil) library. In addition, an eletronic version of the thesis will be made available at the University Thesis Database. I thank you very much in advance.
Best regards
(NOME DO ALUNO)
(ENDEREÇO ACADÊMICO DO ALUNO)