Outras Orientações

Religamento Para Defesa

Segundo o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Universidade Estadual de Campinas:

Artigo 15 – Por solicitação do orientador e após análise da Comissão de Pós Graduação –  CPG, o aluno que teve a matrícula cancelada por prazo de integralização excedido poderá, excepcionalmente, matricular-se uma única vez, exclusivamente para a realização de defesa de dissertação ou tese, que deverá ser feita no prazo de até seis meses após seu religamento, desde que, cumulativamente, preencha os seguintes requisitos:

I – tenha concluído todos os créditos;
II – tenha sido aprovado em exame(s) de língua(s) estrangeira(s);
III – tenha sido aprovado em Exame de Qualificação;
IV – tenha concluído a redação da dissertação ou tese, com atestado do orientador de que completou todos os requisitos e está em condições de defesa.

Parágrafo único – É vedada a matrícula em disciplinas no período letivo regular a que se refere esse ingresso.


Para a solicitação do Religamento pelo art. 15, os seguintes documentos devem ser enviados para a secretaria do Programa por e-mail:

  • Ofício de solicitação de religamento (clique para baixar o modelo) devidamente preenchido — este documento será protocolado para assinatura eletrônica do(a) orientador(a) no SIGAD;
  • Exemplar da dissertação/tese;
  • Comprovante de submissão de artigo relacionado à dissertação (mestrado) ou comprovante de aceite de artigo relacionado à tese (doutorado).

Importante: O prazo da tramitação após o recebimento do documento pela CPG/FCM pode ser de até 30 dias. Apenas depois da efetivação do religamento poderá ser solicitada a defesa.

Matrícula em Disciplinas

Matrícula em Disciplinas

Matrícula em disciplinas é um ato de responsabilidade do estudante, de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica. Deve ser efetuada a cada período letivo, via web, nos prazos previstos pelo Calendário Escolar.

A não efetivação da matrícula em disciplinas, para determinado período letivo regular, causa o cancelamento da matrícula na Universidade.

Procedimentos

Ao efetuar a matrícula em disciplinas, o estudante deve:

  • Consultar as disciplinas oferecidas no Caderno de Horários
  • Elaborar sua grade de horários para evitar conflitos 
  • Acessar página da DAC > Estudantes > e-Dac
  • Atualizar dados cadastrais e preencher o requerimento de matrícula
  • Salvar/imprimir o comprovante de solicitação de matrícula    
  • Consultar o requerimento processado, a partir do dia seguinte de sua solicitação
  • Consultar o relatório final de matrícula, conforme prazo previsto no Calendário Escolar

O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno. 

Trancamento de Matrícula

Segundo o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp

“Artigo 10 – Compete à Comissão de Pós-Graduação – CPG de cada Unidade de Ensino e Pesquisa:

(…) VII – deliberar sobre pedidos de trancamento de matrícula”.

Artigo 21 – O aluno de Programa de Pós-Graduação pode, mediante solicitação, com a concordância do orientador e a critério da Comissão de Pós-Graduação – CPG, efetuar 02 (dois) Trancamentos de Matrícula, consecutivos ou não, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do Curso.

§ 1º – O tempo de integralização remanescente no momento de cada solicitação deve ser maior ou igual à duração do trancamento.

§ 2º – Durante a vigência do trancamento de matrícula, o aluno não pode cursar disciplina de Pós-Graduação na UNICAMP, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.

Artigo 22 – O trancamento de matrícula por razões médicas será regulamentado pela Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG.

Parágrafo único – O período de trancamento previsto no caput não será computado para fins de prazo de integralização.

* * * 

Observação aos bolsistas

Além de não poder cursar disciplinas, efetuar exame de qualificação e defender dissertação ou tese, o estudante não poderá receber bolsa durante o período de trancamento. Portanto, o estudante bolsista deverá trancar a matrícula no início do semestre e providenciar o cancelamento da bolsa, sob risco de ter de devolver as parcelas pagas indevidamente. Durante o período de trancamento, será considerado estudante licenciado.

Procedimento

A solicitação de trancamento de matrícula é feito pelo e-DAC, no período previsto no Calendário Acadêmico

Após fazer o login com RA e senha, acesse a aba “Solicitações”, clique em “Nova Solicitação” e selecione a opção “Trancamento de Matrícula no Curso”. Selecione as opções correspondentes relacionadas ao período letivo, ano, número de períodos a serem trancados e motivo.

A solicitação deverá ser aprovado pelo(a) orientador(a) e pela coordenação da CPG/FCM.

Aproveitamento de Estudos

O pós-graduando regularmente matriculado pode solicitar o aproveitamento de estudos para a convalidação dos créditos para integralização nos seguintes casos:

a. disciplinas da Unicamp que cursou na condição de estudante especial (sem limite de créditos);

b. disciplinas do programa que cursou no mestrado (no caso de estudante de doutorado), conforme o § 4º do art. 31 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (sem limite de créditos);

c. disciplinas externas em nível de pós-graduação stricto sensu. Nesse caso, o pedido passa pela aprovação da coordenação de curso e da coordenação de pós-graduação da FCM, conforme o art. 25 combinado com o art. 45 e 46 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp (limitado a oito créditos, ou 1/3 do total de créditos necessários à integralização).

Observações gerais:

a. O pedido deve ser feito no primeiro ano do curso (art. 44 do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp).

b. Pelo menos dois terços dos créditos do curso devem corresponder a disciplinas ministradas na Unicamp ou por seus docentes, isto é, o pedido de disciplinas externas (item c) não deve ultrapassar 8 créditos.

Procedimento:

1) Preencher este formulário na página da DAC com seus dados pessoais e disciplina(s) de interesse. Gerar o PDF (Importante: incluir o nome do orientador; da coordenadora do curso, Profa. Dra. Fabiola Taufic Mónica Iglesias, e do coordenador da CPG, Prof. Dr. José Guilherme Cecatti, não é necessária a matrícula). 

2) Enviar por e-mail o formulário e o Histórico Escolar. No caso de disciplinas cursadas fora da Unicamp, juntar também a ementa e o programa da disciplina (fornecidos pela IES), e a impressão do reconhecimento do curso pelo MEC e CAPES (consultar a Plataforma Sucupira).

Certificado em Outro Idioma

Atualmente a Unicamp não emite documentos na língua inglesa.

Em casos de estágios no exterior, pode ser necessário a apresentação do atestado de matrícula (enrollment certificate), que deverá ser providenciado da seguinte forma:

1. Solicite a emissão de atestado de matrícula atualizado online, nos Serviços Acadêmicos da Diretoria Acadêmica;

2. Traduza os dados de acordo com o modelo disponível neste link;

3. Envie o formulário preenchido para a secretaria do Programa, por e-mail.

A secretaria do Programa enviará por e-mail o documento assinado eletronicamente.

Pós-Defesa

PROCEDIMENTOS PARA PROVIDÊNCIAS QUANTO À FICHA CATALOGRÁFICA E EMISSÃO DOS EXEMPLARES DE TESE

PRAZOS E ORIENTAÇÕES GERAIS

  1. Conforme a ATA assinada no dia de sua defesa, o prazo máximo para a entrega do arquivo final é de 60 dias a contar da data da defesa (no caso de atraso, o aluno poderá ter a defesa cancelada pela Comissão de Pós-Graduação, sendo necessária nova defesa para homologação do título);
  2. O nome do aluno deve ser idêntico à certidão de nascimento/casamento em todos os campos do arquivo da tese/dissertação (verificar acentuação, nome de casado, retirar abreviaturas etc.);
  3. Para o arquivo com o modelo alternativo é obrigatória a inclusão da autorização da revista para uso do artigo – modelo de solicitação à revista no final desta instrução.
  4. Para dissertação/tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, é obrigatória a inclusão nos anexos dos respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes.
  5. Providenciar a ficha catalográfica junto a Biblioteca/FCM, através de formulário on-line disponível em: https://ficha.sbu.unicamp.br/

É possível consultar o andamento da confecção da ficha catalográfica pelo link: Consultar Protocolo de Atendimento https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/consultarProtocoloNum/

* Os itens 3, 4 e 5 deverão fazer parte do arquivo final da tese (3 e 4 dependendo do formato/tema);

FORMATAÇÃO

  1. Adeque o arquivo final segundo as diretrizes do Manual de normalização, elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações.
  2. Modelo de editoração de teses e dissertações

PARA DEFESAS SOLICITADAS VIA SIGA – ENVIO DA VERSÃO FINAL

Os alunos que solicitaram a defesa via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) em caso de aprovação ou aprovação condicional, terão 60 dias para fazer o upload de sua versão final no SIGA. Nos prazos de 45, 30 e 15 dias serão encaminhados e-mails ao aluno e ao orientador informando a necessidade de realizá-lo. A dissertação/tese terá que ser validada, novamente, pela secretaria e orientador, para ser encaminhada à PRPG para homologação.

MODELO

Sugestão de carta para obter liberação de reuso do artigo no boneco de tese/dissertação

Campinas, (DATA)

(NOME DA EDITORA)

(Departamento ou empresa que cuida dos direitos autorais – Ex: Permissions Departament)

(ENDEREÇO)

We are writing to you in order to obtain a permission to re-use material included in the following article(s) published in (NOME DA REVISTA) for inclusion in my Ph.D. thesis (ou Ms.C. dissertation):

(LISTAR A REFERÊNCIA COMPLETA DO(S) ARTIGO(S) COM AUTORES, TÍTULO, VOLUME, PÁGINAS E ANO)

This thesis/dissertation is for academic use only and it is not going to be used for comercial, advertising or promotion purposes. I am planning to make (NÚMERO DE CÓPIAS) printed copies of my thesis/dissertation. One of these copies will be displayed at The University (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP, Brazil) library. In addition, an eletronic version of the thesis will be made available at the University Thesis Database. I thank you very much in advance.

Best regards

(NOME DO ALUNO)

(ENDEREÇO ACADÊMICO DO ALUNO)

MODELO EM WORD DE EDITORAÇÃO