Programa

O Programa Ciência Aplicada à Qualificação Médica foi criado em 2016 com a finalidade de propiciar aos médicos residentes uma qualificação em nível de Pós-Graduação stricto sensu. Permite que o residente faça seu mestrado durante a residência médica. O período do mestrado é de dois anos e deve se encerrar com a residência. O mestrado profissional deve gerar produtos técnicos, que visam melhorar a qualidade do serviço, da assistência e sejam importantes para a sociedade.

Produtos do mestrado profissional

Os principais produtos de um programa de pós-graduação são: 1) produção intelectual feita por docentes e discentes; 2) formação de pessoas. A produção intelectual é representada por produtos científicos ou técnicos. O mestrado profissional valoriza: protocolos, patentes, manuais, diretrizes, relatórios técnicos, livros, capítulos de livros, materiais de ensino, softwares, desenvolvimentos de técnicas, instrumentos, etc.

Programa curricular

O curso é presencial e as aulas ocorrem à noite duas vezes por semana na FCM no primeiro semestre e uma vez no segundo. O ensino à distância é uma necessidade do Programa, visto a dificuldade de horários dos residentes. As disciplinas utilizam a plataforma Google Classroom e Google Meets para discussão. O Programa consta de três áreas de concentração, três disciplinas obrigatórias e três eletivas, dentre as quais o aluno precisa cursar apenas uma eletiva:

AA – Eficácia e efetividade de testes diagnósticos e protocolos de tratamento em saúde

AB – Epidemiologia clínica

AC – Qualificação dos processos assistenciais

São oferecidas as seguintes disciplinas obrigatórias:

  • QM001 – Medicina baseada em evidências: revisões sistemáticas e metanálise
  • QM002 – Epidemiologia clínica
  • QM007 – Bioética clínica

São disciplinas eletivas:

  • QM004 – Redação de trabalhos científicos
  • QM005 – Metodologia dos testes diagnósticos
  • QM006 – Melhoria dos processos assistenciais

Valorização do Programa

Para avaliação do programa junto a CAPES, são considerados os seguintes fatores:

  • Impactos educacional, tecnológico, sanitário, etc., valorizando a inserção social.
  • Desempenho do Programa na formação de recursos humanos e na nucleação de grupos de pesquisa em outros estados e regiões do país.
  • Percentual de Egressos dos programas de pós-graduação inseridos em funções de docência e pesquisa desenvolvendo atividades de pesquisa em institutos de pesquisa, indústria farmacêutica, cargos de gestão, etc. Para tanto, o seguimento dos egressos do Programa é necessário.
  • Interdisciplinaridade entre outros programas, departamentos e áreas dentro da universidade.
  • Internacionalização, caracterizado pela participação de professores estrangeiros, intercâmbio de docentes e alunos, participação em eventos internacionais, etc.