Pediatria Social

Pediatria Social – Área do Departamento de Pediatria – 2009

A Pediatria Social, área do Departamento de Pediatria da FCM-UNICAMP, prioriza a abordagem integral da saúde e do desenvolvimento da criança e do adolescente considerando os aspectos biológicos, psicoafetivos, culturais, sociais, econômicos, políticos e as questões relativas à estruturação e funcionamento dos serviços de assistência à saúde da criança e do adolescente.

Como campo de estudo e produção de conhecimento a Pediatria Social tem como objeto de reflexão as necessidades de saúde expressas individual e coletivamente, assim como as políticas sociais que têm impacto sobre a criança e o adolescente, as estruturas de assistência à criança e ao adolescente e suas condições de vida, seja na família, na comunidade ou em ambientes específicos, como escolas e creches.

A área de Pediatria Social desenvolve atividades teóricas e práticas de ensino, pesquisa, extensão, assessoria e assistência. Participa do ensino de graduação, residência médica, pós-graduação e educação continuada e permanente do Departamento de Pediatria. Atua na FCM/UNICAMP no ensino da atenção à saúde da criança e do adolescente na residência de Medicina de Famíla e Comunidade e especializações da Saúde da Família e também nos Cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia.

No graduação em Medicina participa em módulos do 1º ao 5º ano, atuando mais intensamente a partir do 3º ano (MD673 – Semiologia e Propedêutica), 4º ano (MD758 – Atenção Integral à Saúde) e 5º ano (MD941 – Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente I)

Os estudantes de Medicina do 4º e 5º ano e os residentes de Pediatria (R1) são inseridos em 6 UBS do município de Campinas, e os residentes de Medicina de Famíla e Comunidade em 2 duas Unidades de Saúde da Família de Amparo (SP). Os profissionais da área de Pediatria Social (docentes, enfermeira e médicos assistentes) e tutores dos serviços (pediatras, médicos de família e outros) supervisionam as atividades relativas à atenção a saúde da criança e do adolescente (assistência médica, educação em saúde, vigilância, visitas domiciliares e em instituições).

A Pediatria Social é responsável por aproximadamente 8 mil atendimentos por ano nas 6 UBS de Campinas na área da Pediatria. Nestas UBS responde também pela organização do ensino extra-muro e suas interrelações.

Nos serviços onde atua colabora também no planejamento e na organização da atenção à criança e ao adolescente, assim como em projetos e programas relativos à área nestes municípios. Esta participação é importante na medida que interfere com a qualidade do ensino e se constitue campo de pesquisa na área, colaborando para a melhoria da assistência à saúde da criança e adolescente e, também na formulação e implementação das estratégias e práticas na Saúde da Família e na atenção básica.

As pesquisas da área tem como objeto de estudo fundamental os problemas de saúde, o crescimento e desenvolvimento, as práticas e políticas de atenção à criança e ao adolescente e a articulação entre elas.

Profissionais da área de Pediatria Social

Docentes:

Adyleia Aparecida Dalbo Contrera Toro
MS-3, RDIDP
Angélica Maria Bicudo
MS-5.3 – RDIDP
Antonio Barros de Azevedo Filho
MS-6-RDIDP (Aposentado)
Eduardo Marques Gamba
MS-3 – RTC
Maria Ângela Reis de Góes Monteiro Antonio
MS-3.2 – RDIDP
Maria de Lurdes Zanolli
MS-3.2 – RDIDP
Roberta Vacari de Alcantara
MS-3, RDIDP
Roberto Teixeira Mendes
MS-3.2 – RDIDP

Docentes:

Emília de Faria Carniel
Doutora (Aposentada)

Médicos Assistentes:

Amanda De Sousa Lima Strafacci
Médica Assistente
Fernando César Chacra
Doutor
Flávia Andressa Justo
Médica Assistente
Keila Hayashi Nakamura
Médica Assistente
Leticia Esposito Sewaybricker
Doutora
Suzana Ferreira Zimmermann
Mestre
Thay Lyse Salzano de Andrade
Médica Assistente